Navio carregando minério no Porto de Santana.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santana em destaque

O Porto Organizado da Companhia Docas de Santana (CDSA) atingiu um novo recorde de carregamento, embarcando, em 24 horas, 28.533 toneladas de minério de manganês no navio M/V Angelina The Great N. A operação portuária foi concluída na segunda-feira pela Serveporto, que tem como gerente, no Amapá, Rubens Silva.
A Companhia Docas de Santana já havia alcançado recordes de embarque de minério de manganês em março desde ano, quando realizou a operação do Navio Aquataurus, com 27.153 toneladas de minério carregado em 24 horas. Este resultado ressalta a efetividade nessa operação, assim como a redução no tempo de espera para atracação de outros navios.
A CDSA, sob a administração do Diretor-Presidente Edival Tork, Diretor Administrativo e Financeiro Ney Chagas, Diretor Operacional Edilson Barros, além do Prefeito Municipal de Santana Bala Rocha, mais uma vez parabenizam e agradecem a todos os envolvidos, na operação a CDB Mineração, HDL Logística, Serveporto, Norte Trading, estivadores e toda equipe operacional do Porto.
Por conta desse dinamismo e posição privilegiada, o Porto de Santana (que já realiza embarque de soja) está em processo de ampliação para ser mais uma opção no embarque de grãos, visto que o Porto de Santarém já está ficando sobrecarregado.

Marinha tem novo Almirante de Esquadra

Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria

Em reunião realizada na última terça-feira (20), o Almirantado fez a indicação do Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria para o posto de Almirante de Esquadra. Na mesma reunião também foram promovidos ao posto de Vice-Almirante os Contra-Almirantes Rogério Rodrigues e Carlos André Macedo, além do CMG Ricardo Guastine, que foi promovido a Contra-Almirante. A lista de promoções será encaminhada ao Ministro da Defesa, José Múcio, e apresentada ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O Almirante Rabello é paulista de São Caetano do Sul, é casado com Aldora Faria e tem dois filhos: Gabriel e Felipe. Foi declarado Guarda-Marinha em 1987, sendo o segundo integrante da turma a ser promovido ao posto de Almirante de Esquadra. Vale destacar que, da mesma turma, ainda tem quatro Vice-Almirantes que estão na ativa: Humberto, Calheiros, Kerr e Edgar Barbosa, Comandante em Chefe da Esquadra.

Visita ao Comando de Operações Navais da Marinha

Almirante de Esquadra Borges e o Colunista Luiz Omar Pinheiro.

O colunista esteve, na tarde de ontem, em visita de cortesia ao Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Borges, quando na oportunidade trataram de assuntos relativos à Navegação em Foco, publicada em O Liberal terças, quintas e domingos. Além disso, esteve em pauta a navegação na bacia amazônica e o Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), que irá desenvolver ações sociais e educacionais na Amazônia.

Mares & Rios

Foi muito importante a participação da Marinha do Brasil na operação de busca dos três homens que ainda estavam desaparecidos após o naufrágio do barco pesqueiro “BP Safadi Seif”, na noite de sexta-feira (16), na costa de Santa Catarina. Outros cinco tripulantes já haviam sido encontrados com vida na noite de sábado (17). Identificado como Deivid Luiz Monteiro Ferreira, o homem foi trazido em uma aeronave Super Cougar, da Marinha do Brasil, para a base aérea de Florianópolis e, em seguida, levado para um hospital local.

Nos últimos 50 anos, a população da Amazônia Legal cresceu de sete para 27 milhões de habitantes, passando a ser a última fronteira do Brasil, principalmente para famílias migrantes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Milhões de pessoas vieram se instalar na Amazônia, atrás de terras, fugindo da seca e da miséria, outros com dinheiro querendo produzir grãos e engordar bois, ou viver da madeira farta e de graça.

No novo século, essa realidade mudou. Manter a floresta em pé pode render mais que desmatar; o ouro e as riquezas minerais agora são controladas na origem; avançar sobre terra alheia dá cadeia, conservar e crescer com sustentabilidade passou a ser uma necessidade premente. Vem aí a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, onde mais de 50 mil personalidades irão discutir metas de desmatamento zero e cuidados com o planeta. Somos parte mais que importante nesse novo tempo. Se não cuidarmos e dermos o exemplo, quem há de cuidar?

Como parte das comemorações dos 10 anos de aniversário do Comando Militar do Norte, neste próximo sábado (24) terá mais uma edição do ‘Passeio Ciclístico – Pedro Teixeira’. Uma atividade de integração com a família militar e ainda incentiva a sociedade à prática esportiva. A concentração será na Praça da Bandeira, em frente ao Quartel General Integrado, em Belém, às 7h da manhã e o percurso é de cerca de 7km. Para se inscrever, basta doar 2kg de alimentos não perecíveis no local.

O NApOc Iguatemi subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, comandado pelo o CC Weck, já se encontra em Manaus, descarregando as embarcações de transporte Ribeirinhas (foto). Com saída programada para o dia 25, está fazendo uma escala em Santarém, e com previsão de chegada em Belém para o dia 4 de julho quando a missão será finalizada.

No próximo domingo dia 25, a Base Aérea de Belém, com o apoio do I COMAR, realizará o evento “Portões Abertos” em comemoração aos festejos dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont (LOP).