Navio operado pela Mega Logística.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mega Logística registra recorde no primeiro semestre

Com equipe liderada pelo dinâmico empresário Eduardo Carvalho, ao lado dos diretores Marina Carvalho e Alexandre Santiago, a Mega Logística vem se destacando em suas operações portuárias nos terminais de Vila do Conde e Santarém.
A empresa conquistou recentemente a certificação na Norma ISO 9001 e vem registrando números maravilhosos nas operações. De janeiro a junho, foram 50 navios operados, sendo 22 em Santarém e 28 em Vila do Conde onde foram embarcadas 1.800.000 toneladas de soja e milho. A Mega Logística está projetando atingir até o final do ano a marca de 3.500.000 de toneladas.
A Mega Logística, que apostou na grandeza do Agronegócio na Região Norte, hoje já é considerada uma das principais empresas que vem contribuindo para o sucesso dos Portos do Arco Norte. Recentemente, foi a responsável pelo transporte da carga da Bunge que embarcou no navio Pomone no Terminal de Novo Remanso, em Itacoatiara, no Amazonas.

Parque da Cidade estará pronto na COP 30

Imagem ilustrativa do projeto

O novo Parque da Cidade, que será construído no antigo Aéro-Clube de Belém e será um dos mais modernos do Brasil, começa a ser edificado ainda neste mês de julho, segundo informou o Governo do Estado.
O parque deverá suprir a carência de nossa capital nas opções de lazer, interação, contemplação, cultura, arte e entretenimento, além de espaço da gastronomia paraense. Vai, ainda, receber atividades da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, em novembro de 2025. Estima-se que 70 mil especialistas em biodiversidade, técnicos e estudiosos envolvidos nas mudanças climáticas e o efeito estufa, além de muitos governantes de todo mundo.
Em uma área de 100 hectares, metade irá se transformar em espaço paisagístico. Serão três pórticos de entrada, um Batalhão da Polícia Militar para oferecer segurança, Centro de Economia Criativa, cinema, estúdio de gravação, biblioteca, lago com balé das águas, teatro multifuncional e uma imensa torres de contemplação além de espaço zen para meditação e praça marajoara.
O governador Helder Barbalho considera o Parque da Cidade como o maior projeto ambiental urbano do Brasil.

CIABA seleciona mascote do AVIN

Comandante do CIABA CMG Braga, ao lado dos Oficiais e do aluno Victor Luz

Em maio deste ano, durante o evento de Abertura do Ano Cultural, ocorreu o concurso para criação da arte que servirá de símbolo representativo para o Aviso de Instrução Braz de Aguiar (AvIn). O aluno Victor Luz, vencedor do concurso, escolheu como mascote a Raia Cururu, em homenagem ao animal de espécie rara da bacia amazônica. O mascote ainda é ornamentado com uma estrela dourada em ambas as asas e um propulsor em sua calda, representando, respectivamente, as insígnias dos Oficiais de Náutica e de Máquinas da nossa Marinha Mercante.
O símbolo ainda recebeu em sua parte inferior um lema elaborado pelo CT Luiz Paixão, ex-Chefe do AvIn. A inspiração do lema surgiu da importância das instruções ocorridas nos rios da bacia amazônica, complementada pela ideia transmitida pelo verso “A nossa Escola nos forja para o mar”, do hino da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
A placa com o símbolo do Avln foi inaugurada no dia 05 de julho, após o mesmo regressar de 10 dias de comissão, tendo a bordo 9 alunos da EFOMM.

Mares & Rios

Encerrou nesta sexta-feira (7) o leilão da plataforma P-32, unidade do sistema de produção que foi utilizada pela Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A proposta vencedora foi feita pela Ecovix, proprietária do Estaleiro Rio Grande, e pela Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, que unirão forças para os trabalhos de descomissionamento da estrutura.

Na parceria estabelecida entre as duas empresas, a Ecovix receberá a plataforma no Estaleiro Rio Grande, maior dique seco da América Latina, onde ocorrerá o desmantelamento das estruturas, em trabalhos que devem se estender por 12 meses. Na sequência, a Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima para produção de aço em suas usinas de Charqueadas (RS) e Sapucaia do Sul (RS). Outros materiais serão enviados para descarte seguro, com praticamente 100% da unidade sendo reciclada.

O Comando Militar do Norte (CMN) realizou a 1ª edição do “Desafio CMN”. A competição ocorreu no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), no período de 2 a 5 de julho. A atividade avaliou a competência das tropas que são empregadas nas diversas missões do Exército e visou compartilhar conhecimento entre os Batalhões, bem como, constituir excelentes oportunidades para o desenvolvimento da liderança dos comandantes das pequenas frações das Grandes Unidades subordinadas ao CMN.

Durante três jornadas intensas de atividades, nove Grupos de Combate das Organizações Militares subordinadas à 22ª Brigada de Infantaria de Selva, situadas em Macapá-AP, Belém-PA e Maranhão-MA, e à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, situadas em Marabá-PA e Imperatriz-MA, executaram 11 oficinas, nas quais puderam praticar as técnicas, táticas e procedimentos relacionadas aos assuntos de orientação, navegação fluvial, sobrevivência na selva, tiros de fuzil e pistola, marcha através selva, entre outros.

A competição teve premiações aos Grupos de Combate, onde sagraram-se campeões os militares no âmbito da 22ª Bda Inf Sl, o Grupo de Combate do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS), e no âmbito da 23ª Bda Inf Sl, o Grupo de Combate do 52º Batalhão de Infantaria de Infantaria de Selva.

Na última quinta-feira, a ilha de Mosqueiro completou 128 anos de fundação. A Prefeitura Municipal realizou extensa programação que incluiu assinatura de ordens de serviços, inaugurações e show artísticos. Na foto, o prefeito Edmilson Rodrigues, vice-prefeito Edilson Moura, Comandante do 25°BPM, Ten Cel Renato e Jornalista Beto Messias (LOP).