Com investimento superior a R$ 4 milhões, Estado entrega Terminal Hidroviário de Afuá

Matheus Rocha (CPH)

Deivid Patrick Morais trabalha há três anos com a venda de passagens em uma empresa de navegação que faz viagens para o município de Afuá, no Arquipélago do Marajó. A partir de agora, ele e os mais de 37 mil habitantes do município contam com o novo Terminal Hidroviário, entregue pelo governo do Estado na tarde desta segunda-feira (24). 

“Este terminal novo, feito de concreto, vai permitir que as pessoas que desembarcarem aqui tenham um primeiro impacto legal. É um espaço novo e estruturado, que vai garantir que os desembarques sejam feitos de maneira segura. Só tem a agregar e embelezar ainda mais o nosso município”, afirmou o vendedor.

A dona de casa Simone Brito Guedes, moradora de uma comunidade próxima a Afuá, costuma visitar a sede municipal a cada mês. Ela conta que o novo Terminal Hidroviário representa evolução na estrutura da cidade. “Antes não tinha estrutura nenhuma. A gente, que viaja com criança, tinha medo de acidentes. Com o passar dos anos foram melhorando, e agora, com o novo terminal, vai ficar melhor”, disse Simone.

Governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan, ao lado de outras autoridades no ato de entrega da obraFoto: Marco Santos / Ag. ParáDurante a entrega do novo Terminal Hidroviário, o governador Helder Barbalho destacou a importância do equipamento público. “Estamos aqui para cuidar de Afuá, cuidar do nosso Marajó, para garantir obras e benefícios, para que as cidades possam ter a devida estruturação. Hoje, em uma cidade que tem os rios como suas ruas, poder viabilizar este terminal hidroviário garante acessibilidade, cuidado e zelo com a população. Estou muito feliz em ter o Governo, junto com a prefeitura local, trabalhando por Afuá”, reiterou o governador.  

O prefeito de Afuá, Odimar Wanderley Salomão (Mazinho Salomão), agradeceu ao Governo pela entrega da obra. “Hoje, o terminal está sendo entregue para todos os moradores completamente equipado, funcionando, com salas e cabines com centrais de ar, wi-fi e mobiliário. Tudo pronto para para atender a nossa população”, ressaltou o gestor municipal. 

Para a vice-governadora Hana Ghassan, “é uma alegria muito grande poder percorrer os municípios do Pará fazendo entregas como este terminal, para melhorar a vida da população. Nossa missão é sempre cuidar das pessoas”.Rampa coberta oferece maior segurança aos usuáriosFoto: Marco Santos / Ag. Pará

Modernização – A reconstrução do Terminal Hidroviário de Afuá faz parte de um conjunto de obras executadas pelo governo do Estado para garantir a reestruturação e modernização do modal hidroviário paraense. A obra vai garantir conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros, com um espaço moderno e amplo, totalmente equipado para receber a população local e visitantes.

Com investimentos de R$ 4,4 milhões,  o novo Terminal Hidroviário de Afuá conta com instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, salas para órgãos oficiais, guichês para venda de passagens, cadeiras confortáveis, bebedouro, televisão e outros benefícios que garantem comodidade e segurança à população. Os novos ambientes são integrados por meio de uma área de circulação, com mais de 220 metros quadrados. 

O conjunto naval contém um flutuante de 15 metros de comprimento, atrelado a uma rampa metálica de 30 metros de comprimento, e um moderno sistema de articulação, capaz de permitir o movimento vertical da estrutura conforme variação da maré. Para garantir mais proteção e conforto aos passageiros, todo o sistema naval é coberto, reduzindo o risco de acidentes devido à chuva.

De acordo com o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Márcio Tavares, a entrega do novo terminal representa um avanço na estrutura portuária do município, que tem no modal hidroviário sua principal via de acesso.

“Este é um terminal que ficou muito bonito. Fizemos algumas adaptações no projeto para entregar um equipamento público de qualidade, capaz de garantir estrutura e segurança no embarque e desembarque de passageiros. Seguimos trabalhando para entregar, cada vez mais, terminais, portos e trapiches de qualidade em todas as regiões do Estado”, garantiu Márcio Tavares.Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Transporte fluvial – Afuá é o sétimo município do Marajó contemplado com novas estruturas navais. Desde 2019, o governo do Estado, por meio da CPH, entregou à população marajoara novos terminais hidroviários nos municípios de Muaná, Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel.

Outras oito obras prosseguem na região do Marajó, e vão garantir novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.

Por Portal da Navegação, via Agência Pará.