Luiz Omar, contra-almirante Carlos Roberto, vice-almirante Capistrano, secretário Rui Cabral e General Luciano.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Troca do chefe do Estado Maior do 4º Distrito Naval

Hoje, às 11h, será realizada a Cerimônia de Assunção ao Cargo de Chefe do Estado-Maior no 4º Distrito Naval, presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano, Comandante do 4º DN. Nessa ocasião, o Capitão de Mar e Guerra Mauricio Barata Soares Coelho Rangel assume o posto em substituição ao Contra Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva. Mais detalhes sobre o evento serão exibidos em nossa coluna de quinta-feira (27).
O Contra Almirante Carlos Roberto, que assumiu o CEM do Distrito em abril do ano passado, deixará a capital paraense com pouco mais de um ano no cargo, retornando ao Rio de Janeiro, onde assumirá nova função. A Comunidade Marítima do Estado deseja ao Almirante muitas felicidades em sua nova missão.
Sua passagem no Distrito e em outras comissões no Estado deixa uma marca significativa. A turma daqui, apegada a pessoas de bom caráter como o senhor, já sente saudades do amigo e agradece pelo trabalho em prol da segurança da navegação na região, bem como pelo carinho e respeito dispensado a todos que o procuraram, especialmente este colunista que sempre contou com seu auxílio. Muito obrigado por tudo que foi realizado em benefício do nosso Estado.

Terminal da RAIZEN no Porto de Santarém

Três meses após o Processo Seletivo Simplificado, realizado pela Companhia Docas do Pará, no qual a RAIZEN foi selecionada como responsável comercialmente pelo uso temporário da área denominada APT 1 no Porto de Santarém, onde pretende operar navios no sistema de bóias, a empresa já planejava iniciar suas operações em um futuro próximo.
A área APT1 será uma extensão dos dolfins do Porto de Santarém e da doca 201 do porto, onde o consórcio fará a adaptação de um flutuante para operar com navios que transportam diesel e gás. Esse flutuante já está sendo construído em Manaus e tem previsão de chegada em Santarém no próximo mês de setembro. Quando o porto estiver em pleno funcionamento, a empresa tem a expectativa de operar com dois navios por mês.
O Consórcio é formado pelas empresas VIBRA (40%) e RAIZEN (60%) e realizou uma apresentação do projeto para os Agentes Marítimos e Operadores Portuários de Santarém, incluindo Amazônica Marítima, Wilson Sons, Alfhamar, Serveporto, Amart, North Star, LBH, Cargill, Mega Logística, Fertitex, Master e Orion Rodos. O empreendimento representa um importante avanço para o Porto de Santarém e promete sustentar o desenvolvimento econômico da região.

Mares & Rios

UTINGA

O Parque do Utinga (foto), sob a administração do Ideflor, está passando por um importante processo de limpeza dos lagos Bolonha e Água Preta, promovido pela Cosanpa. As águas desses lagos, após passarem por tratamento e cloração, abastecem cerca de 1,5 milhão de habitantes na Grande Belém. O presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Jr, autorizou o início dos trabalhos de retirada de plantas macrófitas, como o mururé, que cobriam praticamente toda a superfície dos dois lagos, comprometendo a qualidade da água e aumentando os custos do processo de filtragem nas estações de tratamento da empresa.

DRONES – O Exército Brasileiro planeja adquirir 20 drones no mercado internacional, conhecidos como kamikazes, pois possuem a capacidade de se autodestruir ao atingir o alvo. Os primeiros 14 drones terão alcance de 10 Km, enquanto os outros seis poderão atingir até 40 Km. Além disso, estão inclusos no investimento equipamentos como centrais de controle e lançamento, cargas de explosivos, simuladores de missão e treinamento para o pessoal operacional. Esses avanços na Marinha, com o investimento em submarinos nucleares, e na Aeronáutica, com a aquisição de caças supersônicos, sinalizam a modernização das Forças Armadas.

REFEIÇÕES – A Sapore é uma multinacional de refeições corporativas, que possui mais de 1300 unidades espalhadas pelo Brasil. Com as empresas voltando aos modelos presenciais, identificamos um crescimento acelerado de novos restaurantes dentro das companhias. Esse movimento começou a ganhar força no ano passado, mas o boom está acontecendo agora em 2023. Para se ter uma ideia, a perspectiva é que a divisão de restaurantes corporativos da Sapore continue crescendo ao longo de 2023 e repita o bom desempenho do ano passado. Em 2022, mesmo com o cenário inflacionário, a Sapore cresceu 27,6%, com uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões.

SANTARÉM

Mais um registro da concorrida troca de Comando na Capitania dos Portos de Santarém, quando o Capitão de Fragata Oziel assumiu o posto. No registro Araujo Silva (Grupo BAP), Jader Gomes (Compass), Adonis Passos (Unipilot), CF Froes, Fernando Correa (ATEM) Vice-Almirante Capistrano, Angelo Maranhos (Hidrovias do Brasil) e CF Oziel.

DE PAI PARA FILHO

Os Práticos da Bacia Amazônica, Armando Meneses e Evandro Pinto Rebelo (já falecidos), fizeram parte da extinta Associação de Praticagem da Bacia Amazônica (APBAM), tiveram a felicidade de ver seus filhos seguirem seus passos e se tornarem Práticos da região. Em 1980, Evandro viu seu filho Ricardo Rebelo ser aprovado no primeiro concurso para Prático realizado na Amazônia, enquanto Menezes viu Armando Menezes Filho se tornar o Praticante de Prático mais jovem na história da Praticagem ao ser aprovado com apenas 18 anos no segundo concurso realizado em 1986. Na foto, temos o registro de Menezes e Evandro a bordo do navio Rosa da Fonseca do Lloyd Brasileiro em viagem pela Amazônia, bem como Armando Filho e Ricardo Rebelo, hoje em atividade.