O Navio-Aeródromo Multi (NAM) da Marinha do Brasil “Atlântico” A-140 chegou a Belém, ontem, e atracou no armazém 11 do porto da Companhia Docas do Pará no início da tarde. O navio foi destacado para participar da Cúpula da Amazônia.
Versátil, o NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018. Atualmente, é o maior navio de guerra da América Latina, com comprimento total de 203,43 m, com acomodação para tropa 806 Fuzileiros Navais e capacidade para 18 helicópteros.
O NAM Atlântico foi o maior navio que atracou no Porto de Belém. A manobra foi realizada pelo experiente Prático Everton com o apoio dos Práticos Wallace e Veloso, que embarcaram em Mosqueiro. A viagem do Espadarte até Mosqueiro foi realizada pelos Práticos Fróes e Martineli.
A vinda do navio a Belém foi um projeto elaborado pelos Vice-Almirantes Antônio Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval, e Edgar Barbosa, Comandante em Chefe da Esquadra, que realizou a viagem do Rio de Janeiro até a capital paraense a bordo do navio.
No próximo dia 8, data da abertura do evento, a Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais fará uma apresentação a bordo, no final da tarde, para que autoridades, entre elas Lula e presidentes de países participantes, e convidados possam contemplar também o pôr do sol do verão amazônico. O NAM estará aberto para visitação no próximo dia 9, das 09h às 15h, com entrada pelo portão 17.
Banda Sinfônica dos Fuzileiros faz apresentação no jogo do Remo
A primeira apresentação da Banda dos Fuzileiros, em Belém, aconteceu na noite de ontem, no Mangueirão, antes do jogo entre Clube do Remo e Volta Redonda, pelo Campeonato Brasileiro da Série C, durante a abertura da partida.
Este evento também foi organizado pelo Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Antônio Capistrano e coordenado pelo CF Fuzileiro Rocha Lima, Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Inclusive, por meio do Secretário de Esporte e Lazer, Cassio Andrade, foi disponibilizado um camarote no estádio onde o Almirante pôde receber convidados.
Mares & Rios
NAM ATLÂNTICO
O colunista teve a honra de participar da manobra do navio-aeródromo no Porto de Belém. Em uma deferência muito especial do Vice Almirante Edgar Barbosa Comandante em Chefe da Esquadra. Na oportunidade, participei do almoço a bordo realizado no Salão Nobre, em companhia do Almirante, Práticos e Oficiais do Navio.
____________________________________
REBANHO
Fontes da Federação da Agricultura do Pará (Faepa), com a confirmação do presidente da Associação Rural de Pecuaristas, Fernando Dacier Lobato, apontam que o Pará já detém o segundo maior rebanho bovino do país e parte célere para tomar a dianteira nos próximos anos. Na onda da modernidade e da tecnologia que vem tomando conta do campo, a Associação dos Pecuaristas está reformando e ampliando o Parque de Exposições, no Entroncamento, para grandes eventos na semana do Círio de Nazaré, como era tradição.
O presidente Fernando Lobato irá reviver a Expo Pará com exposição do cavalo mangalarga marchador, leilão de animais de raças nobres, torneio leiteiro de bubalinos, festival gastronômico, com o melhor da comida marajoara, e churrasco de carnes gourmet como o brangus e nelore. O parque terá um belo portal com acesso pela Avenida João Paulo II, novos espaços para exposição e rodeio, prédio administrativo e social, além da parceria e apoio da Faepa e do Senar para projetos voltados a estudantes de escolas públicas e privadas.
____________________________________________________
PECUARIA – A reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, na quinta-feira (3), em Dubai, encerrou os compromissos da missão oficial do Mapa na Ásia. A delegação retorna ao Brasil depois de passar por Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A viagem teve início no dia 23 de julho para promover o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo. A iniciativa do Mapa busca investimentos internacionais para a recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para aumento da produção agropecuária com sequestro de carbono e manutenção de 66% do território preservado do Brasil
COQUETEL – Hoje, às 19h, o Comandante em Chefe da Esquadra Vice-Almirante Edgar Barbosa e o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano, estarão promovendo a bordo do Navio-Aeródromo Atlântico, um coquetel para as Autoridades Locais e Membros da Sociedade Paraense. Oportunidade para apresentar conhecer o maior navio da Marinha do Brasil, que visita Belém pela primeira vez.
BRASÍLIA – Fontes de Brasília afirmam que o Brasil deverá apresentar e conhecer proposta de um projeto coeso para unir ações ambientais em todo o bioma amazônico, com suas diferentes formações desde os Andes, os oceanos Atlântico e Pacífico, florestas, mangues e campos, além da principal bacia fluvial do mundo, com o maior rio da Terra, o Amazonas. O Tratado pretende mostrar, daqui a dois anos, durante a COP 30, em Belém, os cuidados na preservação da maior floresta tropical do planeta e sua importância para a preservação da vida (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Capitão dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea de Belém tem novo comandante.