Conferência acontece no auditório da Unama

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Belém sedia Conferência dos Manguezais Amazônicos

A capital paraense está recebendo a primeira edição da Conferência dos Manguezais Amazônicos, um evento pioneiro organizado pela Associação Rare do Brasil, em parceria com diversas associações e entidades voltadas para a proteção dos territórios extrativistas marinhos e dos povos costeiros, tem como objetivo a valorização e preservação dos manguezais, ecossistema de relevância ímpar para a região amazônica.
A programação, que começou ontem e encerra hoje no Auditório da Universidade da Amazônia (Unama), busca a integração entre os principais agentes envolvidos na conservação dos manguezais, abrangendo setores governamentais, acadêmicos e comunitários. A conferência representa um espaço de discussão de ações práticas que visam tanto a conservação quanto a melhoria das condições de vida das comunidades extrativistas que dependem dos mangues ao longo do litoral paraense.
Dentre os temas abordados durante a conferência, destacam-se as discussões sobre negócios comunitários relacionados à sociobiodiversidade e bioeconomia, bem como oportunidades vinculadas à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) para a região paraense. Além disso, serão debatidas as melhores práticas para a gestão de áreas de conservação, visando garantir o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o sustento das comunidades locais.

Forças levam atendimento à população ribeirinha durante Aciso

Militares do Exército na ACISO 2023.

O município de Oeiras do Pará, na Ilha do Marajó, recebeu, no último final de semana, uma Ação-Cívico Social (Aciso) coordenada, pela primeira vez, pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira (FAB).
Cerca de 60 profissionais de saúde, entre eles militares do Hospital Geral de Belém (H Ge Belém), realizaram 16 cirurgias e 1.300 consultas médicas e odontológicas em dois a bordo do Navio-Auxiliar “Pará”. Além disso, foram registrados 2.600 procedimentos de enfermagem e exames laboratoriais e de imagens, e prescrição de 13.200 medicamentos.
A Aciso também contou com a participação de médicos residentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da ONG Amigos Voluntários do Pará, que promove ações educativas contra o escalpelamento.

MARES & RIOS

EVENTO

Failache, Tavares, Castro, Madson, Melres, Leão e Darley.

A Comissão da Turma EFOMM-CIABA 1978 (TEC-1978) vai reunir ex-alunos no dia 11 de outubro, na Assembleia Paraense, para comemorar os 45 Anos de formatura. Fazem parte da turma capitães de longo curso, práticos, representantes de entidade sindical, advogados, funcionários de entidades públicas e privadas. Turma de notáveis que merecem destaque pelo trajetória construída na Marinha Mercante.

ESCOLA DE GUERRA NAVAL

O capitão de longo curso e colunista, Ricardo Monteiro (foto), foi indicado pelo Centro de Capitães da Marinha Mercante para realizar o Curso de Política Estratégia Marítima C-PEM da Escola Superior de Guerra (EGN), obtendo o apoio do Presidente da Instituição, Plinio Rodrigues Calenzo, e do Presidente de Honra, CLC Álvaro José de Almeida Junior. Para tal espera conseguir o apoio e liberação da Transpetro.

BELO MONTE

O Projeto Belo Monte conquistou o Prêmio Internacional de Projetos de Barragens de Enrocamento. É uma distinção de alto calibre, organizada conjuntamente por representantes do Comitê Nacional Chinês de Grandes Barragens (CHINCOLD) e do Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB – uma parceria que enfatiza a importância e relevância deste prêmio no cenário mundial.
Sob a ótica dos especialistas, o Projeto Belo Monte destaca-se não só por pela inovação técnica, mas também pelo papel significativo no desenvolvimento social e econômico da região em que atua, posicionando-se como uma referência para futuros projetos da mesma natureza.
O anúncio aconteceu no último dia 31, durante o 5° Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento, inserido na programação da DAMSWEEK 2023, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O Projeto Belo Monte destacou-se entre 13 candidatos.

SOCIAL

Hoje, quem completa idade nova é minha netinha, Beatriz Pinheiro Risuenho (foto), mais conhecida como “Bia”. A artista da família que enche todos de orgulho está completando 9 anos. Bia se prepara para a 5ª apresentação teatral coordenada pela Casa de Artes Tiago de Pinho. Parabéns! O vovô deseja muitas bençãos na sua vida!