Um grave acidente dentro de um rebocador em Aninduba, próximo de Santarém, Pará, na sexta-feira, 08 de setembro, ainda de circunstâncias desconhecidas das autoridades, é a morte do marinheiro fluvial de máquinas, Pedro Figueira Lima, 68 anos. Em coma induzido, após passar por cirurgia, o marinheiro parintinense, Andrei Souza de Souza, 35 anos, luta pela vida na Sala de Estabilização do Hospital Municipal de Santarém.
O rompimento de um cabo de aço a bordo de uma das embarcações atingiu violentamente as cabeças de ambos, socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santarém.
A empresa de navegação não registrou a ocorrência na Capitania dos Portos nem na Delegacia de Polícia Civil de Santarém.
O comboio de balsas em que os marinheiros atuavam, conduzido pelos empurradores identificados pelos nomes Manoel Bezerra e Davi, continuou normalmente a operação de transporte de brita de Santarém para Manaus, no Amazonas. Envolvida na morte de um marinheiro e outro gravemente ferido, a embarcação segue viagem pelo Rio Amazonas, com indícios de já ter saído da jurisdição da Capitania dos Portos de Santarém.

Por Portal da Navegação, via Fato Amazônico.
Notícias relacionadas
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.
-
Comissão aprova programa ‘Rios Livres da Amazônia’ para impulsionar transporte fluvial.