Atividades mobilizam cerca de mil militares e mais de cem viaturas operacionais, entre elas se destaca a bateria de astros, sendo dois lançadores múltiplos de foguetes
O Comando Militar do Norte (CMN) executa a Operação Calçoene – Experimentação Doutrinária – Defesa do Litoral, na região da foz do rio Amazonas, desde essa segunda-feira, 11, para ir até sexta, dia 15.
A operação é um exercício integrado com participação de militares do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, em prol da defesa do território nacional.
A atividade tem concentração estratégica em Macapá. Desde o dia 9, sábado, as tropas seguem para o litoral, na praia do Goiabal, município de Calçoene, para a realização do exercício simulado.
Em Goiabal acontecerá operação defensiva com tropas do Exército contra uma operação de assalto anfíbio (ataque pela praia), no cenário de defesa da foz do Amazonas, área estratégica para o Exército Brasileiro.
Cerca de mil homens e mulheres de 56 organizações militares de várias regiões do Brasil estão trabalhando para o desenvolvimento das atividades. Estão sendo empregadas mais de cem viaturas operacionais, entre elas se destaca a bateria de astros, sendo dois lançadores múltiplos de foguetes.
Importante destacar que para garantir toda a capacidade operacional na movimentação, o Exército desdobrou meios logísticos pelos rios da Amazônia para o transporte fluvial das viaturas de Belém, no Pará, até Macapá, no Amapá.
A Operação Calçoene contribuirá para o adestramento operacional da força terrestre brasileira, com emprego de meios que agregam capacidades importantes no combate para atuar na defesa do litoral em ambiente multidomínio, além de possibilitar as discussões doutrinárias conjuntas e nivelar conhecimento entre as forças, obtendo ganhos mútuos para o adestramento militar.
Por Portal da Navegação, via Diário do Amapá.
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.