O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) realizou, na quarta-feira (01/11), em Belém (PA), uma cerimônia militar em comemoração ao seu octogésimo segundo aniversário de criação. A solenidade ocorreu no Pátio de Formaturas do I COMAR e foi presidida pelo Comandante da Organização Militar, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, acompanhado pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro e pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Belém, Suboficial Francisco Lizomar do Nascimento.
Em sua Ordem do Dia, o Major-Brigadeiro Nogueira comentou sobre o orgulho e a alegria de estar comemorando mais um ano de criação do I COMAR. “À medida que celebramos mais um aniversário, lembremo-nos do nosso passado de gratidão, enfrentemos o presente com determinação e abracemos o futuro de confiança”, declarou. “O compromisso do I COMAR com a excelência continuará a ser um farol para as gerações futuras”, completou.
Comandante, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição da Aeronáutica de Belém também prestigiaram a cerimônia. Ao final, a tropa desfilou em continência ao General Guilherme, ao som do dobrado Comandante do I COMAR.
Coquetel da ABANI
Na tarde da última terça-feira, dia 31, um coquetel foi realizado a bordo do Ferry Boat “Almirante Fortuna”, propriedade da REICON, para receber os convidados, sob a liderança do Presidente Dodô Carvalho e do Vice-Presidente José Rebelo III, da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior – ABANI. O evento teve como objetivo receber os participantes do 13º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, autoridades e membros da comunidade marítima.
O evento foi muito prestigiado e contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Capistrano, acompanhado de sua esposa Elaine, do CEM do Distrito, CMG Coelho Rangel, e do Capitão dos Portos, CMG Calfa.
MARES & RIOS
AERORUN 2023
A corrida ocorreu no sábado, 28 de outubro de 2023, no Clube dos Oficiais da Aeronáutica da Guarnição de Belém (T1), com o apoio do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Base Aérea de Belém (BABE) e do Clube T1. A largada ocorreu no T1, oferecendo várias modalidades, como corridas de 5 e 10 km para civis, militares, idosos e pessoas com deficiência (PCD). O objetivo da Corrida AeroRun, como evento esportivo, é promover a prática da atividade esportiva de corrida de rua, melhorar a qualidade de vida e promover a integração das pessoas.
______________________________
MARESIA
Durante o coquetel realizado a bordo do ferryboat “Almirante Fortuna” com os participantes do 13º Seminário Internacional de Transporte, a maioria dos quais eram Armadores Fluviais e membros da comunidade marítima, ocorreu uma surpresa. O presidente da ABANI, Dodô Carvalho, revelou que mareava quando estava embarcado, o que surpreendeu a todos os presentes. No entanto, um dos participantes fez um comentário: “Em Parintins, não há marolas”, o que provocou risos e esclareceu a situação.
______________________________
DESPEDIDA
A despedida do Suboficial Músico Marques ocorreu na última segunda-feira, 30 de outubro, no quartel do 2° Batalhão de Operações Ribeiras. Ele está deixando o serviço ativo da Marinha após mais de 30 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil. Como músico, ele atuou como um dos Maestros da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, juntamente com os maestros J. Santos e Bittencourt. Durante seu tempo na Marinha, ele representou a música brasileira em muitos países e nas principais cidades do Brasil, contribuindo para a divulgação de nossa cultura musical. LEGENDA – Sub-oficial Marques com sua esposa Karyme Marques e filhos, Matheus Marques (colegio militar) e Filipe Marques.
FÓRUM
O Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Oriental é uma iniciativa do 4º Distrito Naval com o objetivo de debater questões relacionadas à segurança da navegação, à proteção da vida humana e à prevenção da poluição hídrica nas águas interiores do Arquipélago do Marajó e na região lindeira dos rios Pará e Guamá, bem como nas águas jurisdicionais da Capitania dos Portos do Amapá e da Capitania Fluvial de Santarém. O foco é no transporte fluvial, incluindo passageiros, cargas em geral e pesca.
O Fórum é composto por membros natos, convidados em caráter permanente e por convidados eventuais, sendo presidido pelo Comandante do 4° Distrito Naval. A atuação do Fórum leva em consideração as especificidades de cada classe ou segmento de navegação na área de jurisdição, bem como as condições das embarcações, incluindo construção, alteração de características, reparo, avaria ou operação regular de tráfego.
WILSON SONS
A maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons, tem motivos para comemorar os sete anos do Tecon Santa Clara, terminal de contêineres de navegação interior localizado em Triunfo (RS). Além de consolidar sua posição como um dos melhores e mais seguros terminais do Brasil, o Tecon Santa Clara alcançou um recorde de entrega em setembro, com 5.073 TEU (unidades correspondentes a contêineres de 20 pés). Este é o melhor desempenho desde que o terminal começou a operar em outubro de 2016, quando uma parceria entre a Wilson Sons e a Braskem reativou o Píer IV do terminal e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto do Rio Grande.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Jantar em homenagem aos CMG Calfa e CMG Pimentel.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Capitão dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “Mangueirão, às vésperas de seus 47 anos”.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.