Luiz Omar II recebendo a medalha de Amigo da Marinha

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Medalha Amigo da Marinha

Carlos Nascimento, Luiz Omar II, Luiz Omar, Vice Almirante Capistrano, Relton Pinto, Lucas Pinto e Matheus Pinto.
Vice-Almirante Capistrano juntamente com os Práticos presentes no evento.

Em cerimônia presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Antônio Capistrano, foi realizada ontem, a Imposição da Medalha de Amigo da Marinha, realizada anualmente no dia 6 de novembro. A data marca o nascimento do Almirante de Esquadra e idealizador Maximiano Eduardo da Silva Fonseca e também o Dia Nacional dos Amigos da Marinha.
A SOAMAR foi criada com a finalidade de reconhecer e congregar personalidades e instituições que participam das atividades sociais da Marinha do Brasil, ajudando a divulgar e fortalecer a mentalidade marítima. A SOAMAR-PA tem como presidente em exercício, Carlos Nascimento.
Este ano, cinco Instituições receberam a Medalha: Conselho Nacional de Praticagem, Hidrovias do Brasil, Nortepilot, Empresa Vima-K e Mineração Rio do Norte. Já 41 personalidades foram agraciados com a Medalha, com destaque para Guilherme Teixeira, Adonis Passos, José Ronaldo Feitosa, Mario Martins Jr, Luiz Omar Pinheiro II e Joarez Martinho Quadros Nascimento.

Matapi realiza operação para o Amazonas

Empurrador Wellington Pinto e balsa Laura Maria, da Matapi, receberam 120 Contêineres para abastecer o estado do Amazonas.

A seca no Amazonas está exigindo soluções logísticas urgentes. O Grupo Atlântica Matapi realizou, no último sábado, uma operação importante no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. O Wellington Pinto e a balsa Lara Maria receberam 120 contêineres (40 pés) da Login Logística.
A carga é composta por móveis planejados; cimento e materiais diversos para atender a construção civil; artigos de papelaria; brinquedos; e peças para indústria de motocicleta. O destino é Chibatão, no estado amazonense. A viagem até lá deve durar entre 8 a 10 dias.
“O grande desafio que nós temos é chegar com segurança com as nossas embarcações até Manaus, devido à seca que afetou bastante as condições de navegabilidade na região”, destacou Mauro Martins, gerente comercial do Grupo Atlântica.
Por conta da seca do estado vizinho, profundidade dos rios chegou a baixos níveis históricos, impedindo o transporte de grandes navios.
“Em condições normais, o transporte para o Amazonas é feito através de navios de grande porte, do tipo graneleiro, mas devido as condições atuais dos rios Negro e Solimões, a navegação para entrega e coleta dessas cargas até Manaus está sendo feita através de barcaças ou balsas conteneiras ou graneleiras”, concluiu Martins.

MARES & RIOS

FUTEBOL

Geórgia, Vice-almirante Edgar, Edgar Júnior e os amigos Jorge e Carlos Mota.

A Coluna parabeniza toda a Nação Tricolor que torce pelo Fluminense que, no último sábado (4), conquistou brilhantemente o título da Copa Libertadores. Não posso deixar de fazer referência aos amigos que ficaram muito felizes com esta conquista, o Vice-Almirante Edgar Barbosa, Comandante em Chefe da Esquadra, que esteve no Maracanã ao lado da família acompanhando de perto a grande vitória (foto), e também ao Chefe do Estado Maior do 4º Distrito naval CMG Coelho Rangel, que assistiu a vitória em Belém.

VIAGEM

Luiz Omar, Bira e Blum

Foi muito gratificante rever, após duas décadas, o amigo Ubirajara do Espírito Santo durante a viagem que realizei como Prático no navio Forte de São José. Ubirajara estava no comando e aproveitamos para lembrar de nossas viagens do passado, dos tempos da Marinha Mercante “romântica”. Na mesma viagem, tive o prazer de conhecer o CLC Ednaldo Blum, que também é CMG (RM-01), e estava embarcado como Imediato do navio. Blum é da turma de Escola Naval do Vice-Almirante Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval.

EXÉRCITO

Foram três dias incansáveis no meio da Floresta Amazônica, aprendendo técnicas de sobrevivência. Desta forma, cerca de 150 militares norte-americanos receberam o brevê de SELVA da tropa brasileira, do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), responsável pelas instruções. A Formatura foi presidida pelo General de Brigada André Laranja Sá Correa, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte. Ele destacou a resistência dos militares americanos diante dos desafios do ambiente de selva e elogiou a equipe de instrução que conduziu as atividades.
O Estágio de Adaptação e Vida na Selva (EAVS) marcou a primeira etapa do Exercício CORE23 (Combined Operation and Rotation Exercise), um exercício bilateral entre os exércitos do Brasil e dos Estados Unidos da América. Os norte-americanos receberam instruções relacionadas à sobrevivência na selva, construção de abrigos, como obter alimentos, água, fogo, mas também as relacionadas às orientações e técnicas fluviais.

SOCIAL

No domingo (5), aconteceu o Chá Revelação do casal Weskley Costa e Nayanna Machado. Weskley é filho do meu amigo de turma da praticagem (1980) Prático Raimundo Nabuco, e como o Vovô Nabuco esperava, deu Bernardo, ou seja mais um torcedor do nosso amado Paysandu Sport Clube. A festa foi grande, dentro do padrão do meu compadre Nabuco, pois sou padrinho do futuro papai. Parabéns ao casal!