Elizabeth Grunvald, Presidente da ACP

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Pará Negócios pretende movimentar mais de 16 milhões em transações

A Associação Comercial do Pará (ACP) pretende movimentar mais de 16 milhões de reais na Feira Pará Negócios, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Hangar. O anúncio foi feito pela presidente Elizabeth Grunvald, durante a coletiva de imprensa na sede da entidade.
Nos 250 estandes já comercializados, representantes dos setores da indústria, comércio e serviços estarão apresentando avanços e conquistas no competitivo mercado paraense, a fim de atrair mais clientes com produtos e serviços de melhor qualidade.
Áreas como educação, consultoria organizacional, inovação e sustentabilidade serão destaque na Feira, com vistas à COP 30, que está nos radares de todos os grandes eventos que acontecem em nossa capital, segundo Elizabeth Grunvald.
Os setores de confecção, pet, artesanato, cultura e entretenimento também terão expressiva participação com desfiles de modas, lançamento de livros e shows artísticos.
O evento ainda terá a presença do ex-atleta de basquete, Oscar Schmidt, que fará uma palestra motivacional a partir da trajetória, superação e paixão pelo esporte. A ACP promove a campanha de doação não obrigatória de um quilo de alimento para quem visitar a feira.

MRN é agraciada com medalha “Amigo da Marinha”.

Paulo Maretti e o vice-almirante Capistrano.

A Mineração Rio do Norte (MRN) foi agraciada com o título honorífico de “Amigo da Marinha”, em solenidade realizada pelo Comando do 4º Distrito Naval, nesta semana, em Belém (PA). A empresa recebeu a honraria por sua constante colaboração ao setor marítimo e à “economia azul”, por meio de suas ações de sustentabilidade ambiental e ecológica dos espaços marinhos, especialmente na região Oeste do Pará.
O gerente do Departamento de Operações do Porto, Paulo Maretti (foto), igualmente agraciado, participou do evento representando a empresa. Ele destacou a importância da homenagem, que serve para reforçar a parceria com a Marinha do Brasil e o comprometimento da MRN e de seus empregados com o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região em que atuam.

MARES & RIOS

HENVIL NO CÍRIO DE SOURE

A Henvil disponibilizou uma balsa para transportar pelo rio Paracauary os romeiros durante o Círio Fluvial de Soure. Além disso, contratou dois trios elétricos com aparelhagens de som para a procissão deste domingo, que deverá reunir milhares de peregrinos da região, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

CONGRESSO DE TURISMO

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), realiza, em Belo Horizonte, o Congresso Nacional de Turismo, com a presença de representantes da Abrajet Pará, presidida pela jornalista Tânia Monteiro. O Pará pretende sediar o evento no ano que vem em nossa capital e conta com a adesão do Ministério do Turismo, Celso Sabino, para viabilizar o projeto.

CAVALO MARAJOARA

Será no último fim de semana de novembro a tradicional Corrida do Cavalo Marajoara, num percurso de 160 quilômetros de Cachoeira do Arari até a cidade de Soure, em dois dias de intensa competição, onde a força e empenho do cavalo e cavaleiro prevalece sobre o chão duro e terruado dos campos do Marajó. A corrida conta com logística de veterinários para avaliar a saúde dos animais e uma boa alimentação para os concorrentes.

BIOCOMBUSTÍVEL

O Pará cultiva apenas 300 mil hectares de palma do dendê, mas deverá chegar, em alguns anos, a um milhão de hectares, em sistema consorciado com outras culturas como cacau, açaí, banana, dentre outras. O óleo produzido nas indústrias será utilizado principalmente na produção de biocombustível para produzir combustível de aviação, menos poluente e mais barato, atraindo maior hub aéreo, que beneficiará as exportações e o turismo.

COP 30

Datada para novembro de 2025, a Conferência do Clima da ONU, em Belém do Pará, tem atraído muitos eventos nacionais e regionais, sejam empresariais, ambientais, educacionais e turísticos, que vem aquecendo a economia local. O Brasil quer conhecer o Pará antes da COP e muitos Congressos e Feiras têm sido agendados para Belém, que ainda está longe de ser uma capital com capacidade para atender cerca de 70 mil visitantes na semana do evento.
Porém, até lá, bilhões de reais serão investidos em infraestrutura urbana e de transportes, saneamento básico, hotelaria e gastronomia. Caberá aos mandatários dar conta dessa árdua tarefa.

ESQUADRA

Na próxima terça-feira, (14) em solenidade presidida pelo Vice-Almirante Edgar Barbosa, Comandante em Chefe da Esquadra, estará sendo realizada a Cerimônia Militar alusiva aos 201 anos da Esquadra. Vale destacar que esta será a última solenidade presidida pelo Vice Almirante Edgar (foto), visto que o mesmo foi indicado e no próximo dia 25 estará sendo promovido ao posto de Almirante de Esquadra. E no dia 28 assumirá a Diretoria Geral do Material da Marinha.

SOAMAR-BRASIL

Encerrado o prazo para a indicação dos candidatos ao cargo de Vice-Presidente da Soamar-Brasil para disputar a eleição que será realizada em São Luís, no próximo dia 16. Quatro candidatos se inscreveram e poderão ser votados na eleição. Os candidatos terão um momento antes da eleição com palavra aberta para falar sobre suas propostas. Na segunda-feira feira (13), divulgaremos as normas para a votação à distância. Um dos candidatos inscritos é o Presidente interino da Soamar-Pa, Carlos Nascimento. No registro, Carlos Nascimento e esposa Ana, junto ao vice-almirante Capistrano e esposa Elaine.