A tradicional Corrida do Cavalo Marajoara, que ocorrerá no próximo final de semana, em Cachoeira do Arari até Soure, promete aquecer o turismo na região, atraindo tanto turistas quanto proprietários de fazendas locais, que não só inscreveram seus animais e montadores, após um ano de intenso treinamento, mas também garantiram uma alimentação reforçada para os cavalos.
Em consideração ao intenso calor deste ano, a prova foi encurtada em 30 milhas. No entanto, permanece como um dos maiores enduros das Américas onde os cavaleiros correm a pé ao lado dos animais e só montam no segundo dia, na reta final do percurso.
A logística do evento é a cargo da prefeitura de Soure, onde o prefeito Guto Gouvêa participará de todo o percurso. Enquanto isso, sua equipe será responsável pela alimentação e hidratação dos cavalos e cavaleiros, contando também com a presença de médicos e veterinários para avaliações constantes. Além disso, a balsa para a travessia do rio Paracauary será disponibilizada na madrugada de domingo, garantindo uma corrida bem organizada e segura para todos os participantes.
Eleição no Conselho das Comunidades Portuguesas
Luiz Paulo Figueiredo Pina e a Dra. Maria José Alves da Silva Raposo estão na disputa pelos cargos de Conselheiro Efetivo e Suplente, respectivamente, no Conselho das Comunidades Portuguesas. As eleições estão agendadas para o próximo dia 26 de novembro e serão realizadas no Vice-Consulado de Portugal em Belém-PA.
O Conselho das Comunidades Portuguesas desempenha um papel consultivo para o Governo da República de Portugal no que diz respeito às políticas de emigração e às comunidades portuguesas no exterior.
Luiz Paulo Figueiredo Pina, atual conselheiro das Comunidades Portuguesas e secretário do Conselho das Comunidades para a América Central e América do Sul, busca a reeleição, tendo como seu suplente a Dra. Maria José Alves da Silva Raposo (foto).
Para participar no processo eleitoral, os interessados deverão apresentar o seu cartão de cidadão, passaporte ou documento oficial com fotografia. A votação proporcionará aos membros da comunidade a oportunidade de atuar nas decisões relacionadas às políticas de emigração e às questões ligadas às comunidades portuguesas no exterior.
MARES & RIOS
FEIRA DA ACP
A Associação Comercial do Pará realizou a FEIRA PARÁ NEGÓCIOS no último final de semana no Hangar Centro de Convenções, movimentando mais de vinte milhões de reais. Com mais de 200 expositores e um público de 30 mil pessoas, a Feira destacou o empreendedorismo, especialmente o feminino, que tem apresentado um crescimento notável.
Isabela Araújo, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACP, ressaltou a relação produtiva das mulheres com a entidade e seu avanço no cenário empresarial, em especial durante a celebração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino no encerramento do evento.
SOCIAL
No último sábado (18), os pais Erick e Ariel Barros Brandão da Costa comemoraram com grande festa o terceiro aniversário do filho Liam Brandão Todde. A celebração contou com a presença de avós, tios e primos. Desejamos felicidades ao pequeno Liam.
FUTEBOL
Logo mais o Colunista estará presente no Estádio do Maracanã para assistir ao jogo entre Brasil e Argentina, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Assim como no jogo da Seleção Brasileira contra o Equador em Belém, a coluna ocupará seu camarote VIP. Esperamos mais uma grande vitória da nossa seleção.
EXERCÍCIO CORE 23
Após 16 dias de atividades intensas entre os militares do Brasil e dos Estados Unidos, chegou ao fim o Exercício CORE23 (Exercício Combinado de Operação e Rotação). De forma cooperativa do Comando Militar do Norte, os exercícios de adestramento militar foram realizados nos estados do Pará e Amapá, em ambientes de floresta. Esta ação faz parte de um acordo bilateral resultante de um programa de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos, que prevê exercícios anuais até 2028. Esta foi a primeira vez que o Exercício CORE foi realizado na Amazônia.
PILOTOS FLUVIAIS
No último domingo (19), os integrantes da primeira e última turma de Pilotos Fluviais formados pela extinta Escola de Marinha Mercante do Pará EMMPA, atual CIABA, no ano de 1973, reuniram-se para comemorar 50 anos de formados. A turma era composta por 26 alunos, dos quais 8 já faleceram. Alguns ainda navegam no Amazonas como Pilotos Fluviais ou Práticos, enquanto outros abraçam atividades diferentes e alguns já estão aposentados. Parabéns a essa turma de guerreiros. Em outra oportunidade, vou contar a história dessa turma.
DIA DA BANDEIRA
O Comando Militar do Norte (CMN) realizou uma solenidade em alusão ao Dia da Bandeira no último domingo (19). Este ano, a cerimônia aconteceu na Praça da Bandeira, em frente ao Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, em Belém, como forma de aproximar o público da tradição. Presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Alcio Costa, a cerimônia destacou a importância do símbolo nacional, instituída pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889. Um dos momentos representativos foi o apressamento do pavilhão nacional às 12h. “Esse ato, simples em sua essência, carrega um simbolismo profundo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem”.
Notícias relacionadas
-
Visitantes conhecem navios da Marinha em Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
Plano de ação busca melhorar transporte fluvial na Amazônia.
-
Svitzer inicia atividades no Complexo Portuário de São Luís e amplia operação no Brasil.
-
CIABA realiza 5º Workshop ABAL sobre Segurança no Transporte Marítimo.