O número de inscritos pode chegar a cem conjuntos e os prêmios aos vencedores serão divulgados na véspera da prova.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Corrida do Cavalo Marajoara aquece o turismo no Marajó

A tradicional Corrida do Cavalo Marajoara, que ocorrerá no próximo final de semana, em Cachoeira do Arari até Soure, promete aquecer o turismo na região, atraindo tanto turistas quanto proprietários de fazendas locais, que não só inscreveram seus animais e montadores, após um ano de intenso treinamento, mas também garantiram uma alimentação reforçada para os cavalos.
Em consideração ao intenso calor deste ano, a prova foi encurtada em 30 milhas. No entanto, permanece como um dos maiores enduros das Américas onde os cavaleiros correm a pé ao lado dos animais e só montam no segundo dia, na reta final do percurso.
A logística do evento é a cargo da prefeitura de Soure, onde o prefeito Guto Gouvêa participará de todo o percurso. Enquanto isso, sua equipe será responsável pela alimentação e hidratação dos cavalos e cavaleiros, contando também com a presença de médicos e veterinários para avaliações constantes. Além disso, a balsa para a travessia do rio Paracauary será disponibilizada na madrugada de domingo, garantindo uma corrida bem organizada e segura para todos os participantes.

Eleição no Conselho das Comunidades Portuguesas

Luiz Paulo Figueiredo Pina e a Dra. Maria José Alves da Silva Raposo estão na disputa pelos cargos de Conselheiro Efetivo e Suplente, respectivamente, no Conselho das Comunidades Portuguesas. As eleições estão agendadas para o próximo dia 26 de novembro e serão realizadas no Vice-Consulado de Portugal em Belém-PA.
O Conselho das Comunidades Portuguesas desempenha um papel consultivo para o Governo da República de Portugal no que diz respeito às políticas de emigração e às comunidades portuguesas no exterior.
Luiz Paulo Figueiredo Pina, atual conselheiro das Comunidades Portuguesas e secretário do Conselho das Comunidades para a América Central e América do Sul, busca a reeleição, tendo como seu suplente a Dra. Maria José Alves da Silva Raposo (foto).
Para participar no processo eleitoral, os interessados deverão apresentar o seu cartão de cidadão, passaporte ou documento oficial com fotografia. A votação proporcionará aos membros da comunidade a oportunidade de atuar nas decisões relacionadas às políticas de emigração e às questões ligadas às comunidades portuguesas no exterior.

MARES & RIOS

FEIRA DA ACP

A Associação Comercial do Pará realizou a FEIRA PARÁ NEGÓCIOS no último final de semana no Hangar Centro de Convenções, movimentando mais de vinte milhões de reais. Com mais de 200 expositores e um público de 30 mil pessoas, a Feira destacou o empreendedorismo, especialmente o feminino, que tem apresentado um crescimento notável.
Isabela Araújo, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACP, ressaltou a relação produtiva das mulheres com a entidade e seu avanço no cenário empresarial, em especial durante a celebração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino no encerramento do evento.

SOCIAL

No último sábado (18), os pais Erick e Ariel Barros Brandão da Costa comemoraram com grande festa o terceiro aniversário do filho Liam Brandão Todde. A celebração contou com a presença de avós, tios e primos. Desejamos felicidades ao pequeno Liam.

FUTEBOL

Logo mais o Colunista estará presente no Estádio do Maracanã para assistir ao jogo entre Brasil e Argentina, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Assim como no jogo da Seleção Brasileira contra o Equador em Belém, a coluna ocupará seu camarote VIP. Esperamos mais uma grande vitória da nossa seleção.

EXERCÍCIO CORE 23

Após 16 dias de atividades intensas entre os militares do Brasil e dos Estados Unidos, chegou ao fim o Exercício CORE23 (Exercício Combinado de Operação e Rotação). De forma cooperativa do Comando Militar do Norte, os exercícios de adestramento militar foram realizados nos estados do Pará e Amapá, em ambientes de floresta. Esta ação faz parte de um acordo bilateral resultante de um programa de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos, que prevê exercícios anuais até 2028. Esta foi a primeira vez que o Exercício CORE foi realizado na Amazônia.

PILOTOS FLUVIAIS

Raimundo Josafá, Alberto Ribeiro, José Edson (Sabonete), Rodolfo Fernandes, Rubens da Fonseca, Luis Carlos Rendeiro, Edilson Carvalho de Morais.

No último domingo (19), os integrantes da primeira e última turma de Pilotos Fluviais formados pela extinta Escola de Marinha Mercante do Pará EMMPA, atual CIABA, no ano de 1973, reuniram-se para comemorar 50 anos de formados. A turma era composta por 26 alunos, dos quais 8 já faleceram. Alguns ainda navegam no Amazonas como Pilotos Fluviais ou Práticos, enquanto outros abraçam atividades diferentes e alguns já estão aposentados. Parabéns a essa turma de guerreiros. Em outra oportunidade, vou contar a história dessa turma.

DIA DA BANDEIRA

O Comando Militar do Norte (CMN) realizou uma solenidade em alusão ao Dia da Bandeira no último domingo (19). Este ano, a cerimônia aconteceu na Praça da Bandeira, em frente ao Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, em Belém, como forma de aproximar o público da tradição. Presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Alcio Costa, a cerimônia destacou a importância do símbolo nacional, instituída pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889. Um dos momentos representativos foi o apressamento do pavilhão nacional às 12h. “Esse ato, simples em sua essência, carrega um simbolismo profundo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem”.