Francisca Pinheiro, Luiz Omar Pinheiro, Leonard Vale e Luiz Omar II

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Gente importante no camarote do Sheik.

Luísa, João Paulo, Rômulo, Thais e Natália
Cíntia, Contra Almirante Carlos Roberto e CF Elaine
Luiz Omar II, Luiz Omar e José Rebelo III
Tabatha Chagas, Almirante de Esquadra Carlos Chagas e Luiz Omar
Ângelo e Yvan Maranhos
Luiz Omar, Georgia Barbosa, Vice Almirante Edgar, Edgar Jr., Tatiane Barbosa e Gregor Iriarte.
Luiz Omar, Contra Almirante Carlos Roberto e Vice Almirante Edgar

A Coluna Navegação em Foco esteve presente no Maracanã, recebendo convidados para assistirem ao jogo da Seleção Brasileira contra a Argentina de Lionel Messi, nas Eliminatórias da Copa. Pena que nossa seleção decepcionou e perdeu a partida por 1 a 0, diferentemente do que aconteceu no Mangueirão, em Belém, em setembro, quando nossos amigos comemoraram a goleada brasileira por 5 a 1 na Bolívia em nosso camarote.

I COMAR terá novo comandante

O Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar (foto) vai assumir, no próximo dia 14 de Dezembro, o Comando do I COMAR, em substituição ao também Major Brigadeiro do Ar Nogueira que, após um ano e 10 meses, deixa o comando ao ser promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro. Nogueira ficará à frente do Comando de Preparo – Grande Comando, em Brasília/DF.
O Major Brigadeiro Avellar é natural de Curitiba/PR, foi Aspirante na Turma de 1990, é casado com Cybele Ducat de Avelar e tem duas filhas, Bianca e Sofia.

MARES & RIOS

BASE NAVAL

Após um período de três meses no Dique Seco Almirante Raul Barros, a Base Naval de Val de Cães (BNVC) concluiu os períodos de manutenção do Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Tocantis (AvHoFlu “Tocantins”) e da Balsa Propulsada Tenente Daniel Bazoli, do Exército, a primeira embarcação da Força reparada na BNVC, fruto de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Comando Militar do Norte e o Comando do 4º Distrito Naval. A Balsa do Exército realizou reparos estruturais e do seu sistema de propulsão. Já o AvHoFlu “Tocantins” sofreu intervenção no seu sistema de propulsão, jateamento e pintura do casco.

BREVES

No dia 20 de novembro, Belém sediou o Fórum GAEPE “Uma agenda comum pela transformação do Marajó”, coordenado pelo TCMPA e Instituto Articule, em parceria com a Prefeitura de Breves. O evento contou com a presença do Governador Helder e da vice-governadora Hanna, da deputa estadual Andréia Xarão, do prefeito de Breves, Xarão Leão, autoridades federais, estaduais, municipais e a sociedade civil. Durante o fórum, foram discutidas, articuladas e implementadas importantes políticas públicas para o crescimento da Região.
Na ocasião, o Governo do Estado firmou convênios com municípios marajoaras para investimentos na educação que superam os R$130,9 milhões. Em Breves, destacam-se a construção de uma creche estadual e a reforma da Escola Elizete Fona Nunes.

UNIPILOT

O Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, CMG Ewerton Calfa, visitou, sexta-feira, 17, a Cooperativa Unipilot, entidade que coordena a Praticagem da ZP 1. Na ocasião, foram tratados assuntos relativos à segurança da navegação. A visita permitiu a troca de informações a respeito de novos terminais da Amazônia, atualização do projeto de aumento de calado na Barra Norte e alinhamento da Praticagem com as recentes diretrizes da Diretoria de Portos e Costas, editadas na Norma da Autoridade Marítima 311, antiga Normam 12. A aproximação entre a Praticagem e a Capitania dos Portos reflete o empenho de ambas as partes na busca por uma navegação cada dia mais segura nas nossas hidrovias. No registro, CMG Calfa, Adonis e Fernando Câmara, Presidente e Gerente da Unipilot.

BANDA FUZILEIROS

A Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), composta por Fuzileiros Navais do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), realizou, no dia 20 de novembro, uma apresentação no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Polo Itaqui Bacanga, em São Luís (MA).
O evento foi alusivo ao Dia da Bandeira e contou com a participação geral dos alunos, professores e coordenação. A Banda (foto) realizou uma apresentação com um repertório eclético, que incluiu desde canções militares, como Cisne Branco, até clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais.

RIO AMAZONAS

Conforme alertado pelo colunista, a previsão baseada no histórico do regime de seca e cheia do Rio Amazonas está se concretizando. O Rio Mar começou a encher, o que estava previsto para ocorrer a partir do meio de novembro. Surpreendentemente, em 18 de novembro, o rio já estava em processo de enchimento, e até o dia 21 de novembro, o nível já havia atingido 13.20 metros, subindo em média 10 centímetros por dia. Espera-se que a taxa de subida chegue a 20 centímetros por dia antes do final do mês.