Porto de Santana se destaca no Arco Amazônico.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santana alcança movimentação recorde

O Porto Organizado de Santana (AP), sob a administração da Companhia Docas de Santana, presidida pelo Dr. Edival Tork, encerrou o ano de 2023 com uma movimentação recorde, a maior dos últimos 9 anos, com um crescimento de 48,1% em relação a 2022. No total, o porto movimentou 3,623 milhões de toneladas de cargas, sendo 2,627 milhões de toneladas embarcadas e 996 mil toneladas desembarcadas.
O destaque foi para os granéis sólidos, especialmente os de origem vegetal, como soja, milho, farelo de soja e cavaco de madeira (eucalipto), que cresceram 49,7% em 2023 em relação a 2022, representando 82,2% do total movimentado no período.
Entre os pontos altos do crescimento em 2023, destacam-se as commodities agrícolas, milho, soja e farelo de soja, que aumentaram sua movimentação em 77,6% em relação a 2022, totalizando 2,018 milhões de toneladas movimentadas entre embarques e desembarques. Cargas como milho e soja em grãos, impulsionadas pela evolução das exportações de grãos pelos portos do Arco Amazônico, registraram novos recordes históricos, superando a movimentação do ano anterior em 135,4% e 72,2%, respectivamente.

Posse do novo Comandante da Estação Radiogoniométrica

Paulo Frazão, Guilherme, CMG Sidney, CF Oliveira, CF Rocha Lima e Milva Rebelo
Vice-almirante Capistrano, Luiz Omar, Contra-Almirante Coelho Rangel, Márcia Sampaio e Capitão de Corveta Cândido
CMG (M) Milena, CMG (M) Roberta, CMG Ondiara e CMG Calfa
CC Anderson com sua esposa Kerollyn e filha Maria Eduarda; CC Cândido e sua esposa Márcia Sampaio.

Em cerimônia presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice Almirante Antonio Capistrano, realizou-se a solenidade de posse do novo Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém. O Capitão de Corveta Anderson Barbosa assume o comando em substituição ao também Capitão de Corveta Cândido Cunha, que, após dois anos à frente da Estação, realizou uma administração destacada, incluindo a renovação do Posto de Comunicações com a aquisição de novos equipamentos e a reforma das estruturas.
O evento contou com a presença do Contra Almirante Coelho Rangel, CEM do Distrito, Comandantes de OM e um número expressivo de convidados, incluindo membros da sociedade civil como a Sra. Milva Rebelo, representando a Soamar-Pa, CMG (R-1) Costeira e Marcelo Santos, Guilherme, da Parariver, e Paulo Frazão.

MARES & RIOS

NAVEGAÇÃO INTERIOR

Em 2023, o Porto de Santana realizou 463 operações com barcaças para desembarque e transbordo de cargas, movimentando um total de 995,801 mil toneladas, um crescimento de 66,3% em relação a 2022. As principais cargas recebidas foram: milho em grãos (489.689 t), soja em grãos (382.236 t) e farelo de soja (111.513 t).

NOVO PERFIL

Os dados históricos de movimentação evidenciam, além da movimentação recorde, uma diversificação e mudança no perfil de cargas movimentadas pelo Porto de Santana. Este passa a consolidar operações com granéis agrícolas, agregando-as às operações já consolidadas de cavaco de madeira, garantindo espaço para outras operações como de granéis minerais e carga geral.

TÊNIS DE MESA

A Associação Paraense de Tênis de Mesa (APTM) contratou o super campeão paraense Yury Nerys (foto) para reforçar o treinamento dos atletas visando conquistar mais prêmios e medalhas nos torneios em nível nacional. Yury também ministrará oficinas para crianças e jovens que mostram aptidão para o tênis de mesa. O apoio é da empresa BEL-CASA Construções, através do empresário Adriano Bandeira, um dos diretores da APTM.

FUTEBOL

Vice-Almirante Capistrano com sua família, esposa Elaine Rodino, filha Maria Eduarda e genro Mateus; Carlos Pinto e Aline.
Tenente Emerson, CF Rocha Lima, CMG Calfa com esposa Lisiane e filhas, Maria Eduarda, VA Capistrano, CF Elaine e CA Coelho Rangel

A Coluna Navegação em Foco esteve mais uma vez com seu Camarote Vip no Mangueirão durante a partida entre o Flamengo e Sampaio Correia do Rio de Janeiro, que terminou com uma grande vitória do Mengão. Entre os convidados estavam o Vice-almirante Capistrano e família, o Contra Almirante Coelho Rangel, CMG Ondiara Barbosa, CMG Calfa, CF Rocha Lima, CF Oliveira, Tenente Emerson, Carlos Pinto e esposa Aline. O colunista não pôde participar do evento por motivo de ordem particular e por estar preparando o Camarote Vip do Jogo do Paysandu contra o Remo no próximo domingo. A festa será grande em caso de vitória do Paysandu sobre o arquirrival Clube do Remo.