NAVEGAÇÃO EM FOCO – Carnaval desengano …

Definitivamente, o antigo e glamoroso carnaval do passado, com suas marchinhas, retretas e sambas que todos cantavam, o pierrô e a colombina, são coisas do passado que não voltarão jamais. Do final do século passado para este, o carnaval transformou-se em um negócio altamente lucrativo, junto com as escolas de samba, trios elétricos e grandes aparelhagens, que eliminam aos poucos os festejos populares. Mulheres famosas e turbinadas, com suas fantasias que chegam a custar milhões de reais, lideram os enredos das grandes escolas e os desfiles tornam-se cada vez mais sofisticados e caros, retirando a essência do carnaval, que tem raiz popular.
Os brincantes em carnavais de rua agora seguem o trio elétrico, ornando-se com abadás adquiridos como ingressos e brincam cercados de cordas em meio a dezenas de seguranças, todos iguais, na mesma cadência, conduzidos pelo homem do microfone que dá as ordens aos brincantes. Os tradicionais carnavais de clubes, onde as famílias podiam brincar juntas, praticamente desapareceram, e nos blocos de rua, o perigo é constante, senão nos blocos de bairros, onde todos se conhecem. Toda a estrutura do carnaval está voltada para gerar riqueza, seja no turismo e seus segmentos, serviços, fantasias, viagens e transportes.
As diferentes religiões promovem, durante o carnaval, retiros espirituais e reuniões de famílias e amigos que ganham mais adeptos a cada ano, fortalecendo os vínculos de amizade e da cristandade. Na próxima coluna, vamos comentar sobre o carnaval de Belém.

Posse do CMG André Vieira

CMG André Vieira ladeado pelos seus pais Sebastião e Creusa.
CMG André Vieira, Embaixador do Brasil no Chile Paulo Pacheco e CMG Sidnei Abrantes.
CMG André Vieira com sua esposa Bianca e CMG Sidnei Abrantes com sua esposa Renata.

Na última segunda-feira (12), o CMG André Vieira assumiu o Cargo de Adido de Defesa e Naval do Brasil no Chile, sucedendo o Capitão de Mar e Guerra Sidnei da Costa Abrantes. A cerimônia ocorreu no Salão “Pérgola” do Hotel “Regal Pacific”, em La Condes, na cidade de Santiago, capital chilena.
O evento contou com a presença do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, e membros da comunidade marítima do Brasil e do Chile. O CMG André Vieira, em sua última comissão, foi Capitão dos Portos da Amazônia Oriental até janeiro de 2023, quando passou o comando para o atual Capimar CMG Calfa.

MARES & RIOS

PROJETO

O violonista clássico, professor, compositor e arranjador, Salomão Habib, desenvolve diversos projetos sociais, como o “Belém, meu bem”, voltado para crianças de baixa renda, proporcionando cantoria e diversão. Agora, o músico também irá se engajar no projeto Coral Infantil do Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), que tem como público-alvo 200 crianças de comunidades carentes nos bairros da Marambaia, Pedreira, Terra Firme, Outeiro, localizados na Região Metropolitana de Belém do Pará.

WALDEMAR HENRIQUE, O IMORTAL

Em 15 de fevereiro de 1905, em Belém, nascia Waldemar Henrique (foto), que se tornaria o maior compositor de obras líricas da Amazônia, além de grande pianista, escritor e incansável semeador da cultura regional. Hoje, 15 de fevereiro de 2024, comemoramos os 119 anos de seu nascimento, e em 2025, completará 30 anos de seu falecimento. A coluna presta homenagem a esse grande mestre e espera que muitas outras homenagens sejam promovidas em sua memória e por suas eternas canções.

POLÍCIA MILITAR

Cel Dilson Jr. e Governador Helder Barbalho

Os números divulgados pelo Governo do Estado, que indicam a redução em 35% dos homicídios no Pará, são atribuídos às ações da nossa atuante Polícia Militar, sob o comando do Cel. Dilson Melo de Souza Jr. A coluna presta efusiva homenagem, estendendo o reconhecimento a todos os militares que compõem essa gloriosa força.
Cumprimentamos também o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho, que investiu pesadamente em equipamentos, como armas modernas e coletes à prova de balas, novos veículos e motocicletas, qualificação e treinamento das tropas, e melhoria dos salários, resultando em mais segurança e qualidade nas abordagens e ações de inteligência. As câmeras de vídeo corporais também representaram um avanço a ser reconhecido.
No Carnaval, a PM montou uma estrutura de ação nos principais municípios com maior afluência de turistas, como Salinas, Cametá, Vigia, Curuçá, entre outros, mantendo os festejos sob controle por meio de abordagens preventivas que ofereceram maior segurança aos brincantes. Neste ano eleitoral, quando os ânimos se acirram, é reconfortante contar com uma PM preparada e disposta a conter conflitos e trazer paz à toda sociedade.

VOANDO

O prefeito de Soure, Guto Gouvêa, aguarda uma decisão da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) na homologação do aeródromo da cidade, uma vez que todas as exigências impostas pelo órgão foram cumpridas. A distância de voo entre Belém e Soure é de cerca de 15 minutos, e o aeródromo pode acelerar ainda mais o crescimento do turismo, servindo até para autoridades que vêm para a COP 30.

BREVES

Hoje (15), Breves recebe a presença do Governador do estado Helder e da vice Hana, para o momento de entrega oficial de novas viaturas para a Polícia Militar, bem como a entrega de benefícios do Programa Habitacional Sua Casa, que ocorre às 15h no CEDEP. O prefeito de Breves, Xarão Leão, destaca a importância da presença de todos para celebrar mais este avanço em prol da segurança pública e de moradia digna para a população.

BANAV

A empresa de navegação Banav, de Carlos Banach, mantém transporte seguro para o porto do rio Camará, no Marajó, com sua lancha rápida, a Cat Ban, saindo diariamente do terminal de Belém e retornando à tarde, inclusive aos domingos.