O pescador José Cardoso, conhecido como Zezinho, morador da Ilha de Cotijuba, recebeu ontem, 22, a doação de uma embarcação regional na sede do Grupo Atlântica Matapi, em Belém. A iniciativa foi liderada pelo empresário Benedito Pantoja, presidente da Camila Navegação e da Soamar-Santarém, e contou com o apoio da Soamar-Pará. A solenidade foi presidida, ainda, pelo Vice-Almirante Capistrano, Comandante do 4° Distrito Naval, e teve a presença do Contra-Almirante Coelho Rangel, CEM do Distrito do Capitão de Mar e Guerra Calfa, Capitão dos Portos.
A doação foi um reconhecimento ao feito de seu Zezinho em Setembro de 2022, após o naufrágio da lancha “Dona Lourdes II”, nas proximidades da Ilha de Cotijuba. No dia da tragédia, ele resgatou 35 pessoas com vida. No dia 8, a lancha saiu de um porto clandestino em Cachoeira do Arari, no Marajó, com destino à capital Belém. 23 pessoas morreram, entre elas, 4 crianças.
Não foi a primeira agnição recebida pelo pescador. No dia 27 de novembro de 2023, ele integrou a comitiva brasileira que marcou presença em uma das premiações de maior prestígio para a comunidade marítima mundial, o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, da Organização Marítima Internacional (IMO). O evento aconteceu na sede da Organização, em Londres.
Comando Militar do Norte celebra feitos históricos
Na última terça-feira, 21, o Comando Militar do Norte (CMN) celebrou duas importantes datas, marcadas na história do Exército Brasileiro: a Tomada de Monte Castelo e o nascimento do General Gurjão.
Para celebrar os feitos dos heróis nacionais, uma formatura foi realizada no Quartel-General Integrado (QGI), em Belém. O evento contou com a participação do veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Tenente José Santana Baltazar, 99 anos, saudado com o toque de Presença de Ex-Combatente.
A conquista de Monte Castelo foi a principal vitória brasileira durante o conflito entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão. Essa foi a participação mais marcante da FEB, em todos os combates da Segunda Guerra Mundial. Os soldados brasileiros, chamados Pracinhas, foram reconhecidos pelo civismo, abnegação e fé na missão do Exército.
Os mesmos valores permanecem vivos na memória do General Hilário Maximiano Antunes Gurjão, primeiro paraense a alcançar o maior posto do Exército. O militar teve distinta atuação na Guerra do Paraguai, em 1869, é reconhecido como herói da Batalha pela Ponte de Itororó pela célebre frase: “Vejam como morre um General brasileiro!”.
Durante a formatura, uma corbélia de flores foi depositada no busto do General Gurjão. A homenagem foi conduzida pelo Gen Ex Luciano Guilherme, Comandante Militar do Norte; pelo Gen Div Alcio Costa, Comandante da 8ª Região Militar; e pela Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, Georgina Brabo.
MARES & RIOS
PROMOÇÃO
Ainda sobre a reunião do Almirantado realizada no último dia 20, também ocorreu a promoção do CMG fuzileiro Alexandre Vasconcelos Tonini ao posto de contra-almirante, assim como o contra-almirante engenheiro Rogério Corrêa Borges ao posto de vice-almirante.
CAPITANIA DE SANTARÉM
Comemorou seu aniversário de 106 anos de atividade na última quarta-feira (20 ). A CFS, que tem hoje como comandante o CF Oziel, tem uma importância muito grande na segurança do tráfego aquaviário, visto que o Porto de Santarém é responsável pelo maior volume de grãos embarcados entre os portos do Arco Norte e operação do maior número de navios mercantes da região, além de fiscalizar as barcaças que transportam grãos e navios fluviais de passageiros. Entre os convidados, o último Capitão dos Portos de Santarém, o CF (R-1) Froes, hoje na função de Gerente Regional da Cooperativa Unipilot. (Foto – CC Mariath, CMG (RM1) Fróes e CF Oziel)
O CARF EM DEBATE
Nesta sexta-feira, 23, às 16h, o advogado João Paulo Mendes Neto (foto), ex-conselheiro titular do CARF, irá palestrar no evento “O CARF Itinerante – O CARF em debate”, evento produzido pela Associação dos Conselheiros Representantes dos Contribuintes no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), que visa debater sobre os desafios e perspectivas do cenário tributário atual.
JUVENTUDE
Durante a solenidade da entrega do barco ao pescador José Cardoso, doado pela Camila Navegação e Soamar-PA, chamou a atenção da presença da Juventude Soamarina, representada por jovens diretores, como o vice-presidente Tiago Pinto, Luiz Omar II, Mateus Pinto e Dario Pantoja que abrilhantaram o evento em companhia dos mais antigos, como o presidente Relton Osvaldo Pinto, Eduardo Carvalho, Hermógenes Pessoa, Bené Pantoja, Luiz Omar Pinheiro e Raquel Gribel
ENCALHE
O navio Forte de São Felipe, que estava encalhado na entrada do Porto da Alumar em São Luís, desencalhou no final da tarde de ontem, e já encontra-se atracado no Terminal da Alumar, descarregando a bauxita que ainda estava em seu porões. Agora é esperar o final do inquérito que está sendo realizado pela Autoridade Marítima para apurar as causas do incidente.
LOGÍSTICA
A mais nova empresa de apoio portuário de Belém, a Grão Pará Naval, que é capitaneada pelo dinâmico Hermógenes Pessoa, já está em plena atividade, atendendo nos portos de Belém, Outeiro e Vila do Conde. A Grão Pará Naval presta serviços para conceituadas empresas de soluções logística, como Atlântica Matapi e a Mega Logística. Além disso, está em conversação com outras duas empresas para também atender nos serviços de apoio portuário.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mudança no Programa Calha Norte abre portas para a insegurança.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Cassazum realiza o tradicional Baile da Asa 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Baile do Aviador.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aniversário do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – A nova empresa de navegação brasileira