Confirmando o que já era esperado, o evento EXPOAER Portões Abertos 2024 foi um sucesso e registrou o maior publico até a presente edição. Realizado na Base Aérea de Belém, foi organizado pelo Comandante Coronel Aviador Rodrigo Piedade e se consolidou como principal acontecimento da aviação no Estado. Vale destacar que, apesar da chuva, foi um dia repleto de atividades para a toda a família, com exposições, shows culturais e aéreos.
O primeiro acontecimento do dia foi Grippen Day. Na oportunidade, o Coronel Aviador Rodrigo Piedade fez a apresentação do moderno caça da FAB, o F-39 GRIPPEN, que foi a maior atração do evento que contou com a presença do Comandante do I COMAR, Major Brigadeiro do Ar Avellar; Comandante Militar do Norte, General Guilherme; Comandante da 8ª Região Militar, General Álcio.
Energia solar chega à ilha de Marapanim
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ferreira das Neves, localizada na Ilha de Tamaruteua, em Marapanim, é a primeira escola do município a se tornar referência em práticas sustentáveis.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Empresa de Praticagem Barra do Pará instalou placas solares na escola e um sistema de captação da água de chuva – projeto desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O sistema disponibiliza também água nas torneiras para as tarefas de limpeza da escola, proporcionando melhorias significativas na vida escolar da comunidade local.
A escola possui agora energia elétrica disponível durante 24 horas, acesso à internet e recursos elétricos audiovisuais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Del Velasco, a implantação das tecnologias sociais traz inovação ao processo de ensino e aprendizagem proporcionando um ambiente escolar de qualidade e que valoriza o bem-estar dos estudantes da ilha.
MARES & RIOS
BELÉM X LIXO
O saudoso ex-prefeito de Belém, Hélio Gueiros, falava que o lixo era um dos principais problemas da gestão. Passado todos esses anos, continua assim. A coluna destaca que tem acompanhado a prefeitura de manhã cedo retirar de lixo com caçamba e trator, porém, no outro dia, o mesmo local está com o mesmo volume de lixo. Portanto, não adianta a prefeitura fazer a sua parte se a população não colaborar e não fizer a sua.
CRACOLÂNDIA
Começa a se formar, em Belém, uma área com características da “Cracolândia” de São Paulo. Infelizmente, usuários de drogas se reúnem no canteiro central da Pedro Alvares Cabral, passando a Artur Bernardes, chamando a atenção de quem transita por lá. Poder público precisa tomar providências para prevenir delitos e resgatar as pessoas da dependência.
FUZILEIROS
Um destacamento composto por 83 militares do Corpo de Fuzileiros Navais chegou, neste domingo (24), ao município de Itaperuna no noroeste do estado do Rio de Janeiro. O contingente integra parte do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil (GptOpFuzNav-ApDefCiv), ativado para prover pronta resposta a situações de emergência, no período de maior ocorrência de chuvas na região Sudeste do Brasil.
Com a previsão de fortes chuvas para o Rio de Janeiro, no fim de semana, o grupamento foi colocado em alerta máximo, desde a última quinta-feira (21), com cerca de 300 militares e 50 viaturas, além de equipamentos, prontos para serem empregados nas localidades mais afetadas.
EXÉRCITO
A Infovia 03 – que está levando fibra óptica para cidades ribeirinhas do Pará até o Amapá – chegou a Breves, arquipélago do Marajó, na última sexta-feira, dia 22. Esta é mais uma etapa do Programa Norte Conectado, do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, Exército Brasileiro e Anatel, que leva inclusão digital e social para a Amazônia.
Nesta etapa, são mais de 620 km de cabos de fibra ótica submersos, lançados nos rios amazônicos que saiu de Belém, no dia 13 de março, passou pelas cidades de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves. O destino é Macapá (AP), com previsão de chegada ainda na primeira semana de abril.
Para assegurar a boa execução do lançamento dos cabos, 35 militares do Comando Militar do Norte fazem a segurança patrimonial e pessoal deste que é um dos maiores projetos de conectividade do mundo. O Exército Brasileiro foi o pioneiro na ação de lançar cabos submersos pelos rios do Norte do Brasil com o Projeto Amazônia Conectada (PAC), em 2015.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.