Jornalista Pedro Medina, Ana Carolina Medeiros e Simone Pereira.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – ABAV promove evento para alavancar o turismo paraense

A presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), Ana Carolina Medeiros, juntamente com a ABAV Pará, por meio de sua diretoria, promoveram uma manhã festiva a bordo da embarcação da empresa Vale Verde, na Estação das Docas, com diversos segmentos do turismo.
O secretário adjunto de Estado de Turismo, Lucas Vieira, a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabete Grunvald, o presidente da ABAV Pará, Alex Flávio, e a vice-presidente, Narmy de Paula, foram os grandes anfitriões do encontro, que reuniu o segmento turístico de Belém e região, incluindo o Marajó, representado pela empresária hoteleira de Soure, Simone Pereira.
A palestra do secretário adjunto de turismo, Lucas Vieira, alertou para o interesse mundial voltado ao Pará, devido à realização da COP 30, em novembro de 2025, e os avanços que o evento trará ao turismo paraense.
Ele enumerou o novo Parque da Cidade, as avenidas da Doca de Souza Franco e da Tamandaré totalmente renovadas, e a dragagem do canal da baía do Guajará para aportar navios maiores, revitalizando o antigo porto da capital, repleto de histórias.
Também mencionou a construção da nova área do Porto Futuro II, com o dobro do tamanho da Estação das Docas, que será anexada ao novo terminal de passageiros de turismo internacional, aposentando definitivamente o porto de Icoaraci, de difícil acesso.
A presidente nacional da ABAV, Ana Carolina, destacou a força da entidade, responsável por 80% das vendas de pacotes turísticos no Brasil e 92% do fluxo marítimo e fluvial, exaltando a figura dos agentes de viagem que se dedicam ao desenvolvimento do nosso turismo, ainda subutilizado em relação ao seu potencial e à toda a estrutura que o país já possui.
Alguns desafios foram mencionados durante as conversas, como o insignificante “hub” aéreo, a necessidade de expansão da rede hoteleira até a COP, a incorporação do estádio Mangueirão como equipamento turístico de massa, e uma maior divulgação de nossos atrativos através da criação de mais eventos nacionais, além do Círio, para atrair turistas brasileiros e estrangeiros.

Caranguejo do mangue de Soure tem mais sabor

Praia do Mata-Fome, também conhecida como Garrote.

O caranguejo extraído do mangue de Soure tem um sabor mais intenso que os demais, devido ao seu habitat único, onde se reproduz em meio à água salgada do mar e doce dos rios, dependendo da maré, afirma a coordenadora do ICMBio da região, Ellen Monique Barbosa, em entrevista a esta página.
Segundo a gestora, o mangue contribui para impulsionar o turismo regional e valoriza a base comunitária extrativista ao seu entorno, já que os próprios moradores protegem o bioma, evitando a captura predatória do caranguejo e respeitando o período de defeso.
Monique destaca a grande altura dos manguezais da costa de Soure, que chegam a atingir 30 metros, contra os 20 metros dos demais manguezais da costa atlântica.
“Aqui, a prática do laço, uma armadilha para prender o caranguejo em sua toca, é terminantemente proibida, pois muitos morrem sem serem içados, devido à quantidade de laços enterrados no mangue”, esclarece ela.
Ellen destaca que a comunidade está mais consciente de seu papel em relação à natureza, pois dependem dela para sua subsistência. Isso inclui a comercialização da carne do caranguejo a 70 reais o quilo, e a venda dos caranguejos “patoludos”, com mais de dez centímetros, para Belém e outras cidades do Pará, proporcionando bons lucros.
A coordenadora ressalta também outros produtos, como sementes, fibras, açaí, palmito, argila e peixe, como elementos geradores de riqueza que não causam danos ao meio ambiente e contribuem para a renda de muitas famílias.

MARES & RIOS

ABRAJET-PA

A Associação de Jornalistas de Turismo (Abrajet), representada pelo jornalista Pedro Medina, esteve presente no evento destacando que a entidade está engajada na divulgação da COP 30, evento considerado um divisor de águas para a economia, a cultura e o turismo paraense. A população busca apresentar o que temos de mais valioso: nossa natureza e sua ancestralidade através dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e migrantes de todo o mundo.

PRATICAGEM

O IMPA e a Corporação de Práticos Holandeses dão as boas-vindas a todos os práticos do mundo que estão chegando para o 26º Congresso do IMPA, realizado de 21 a 26 de abril de 2024, em Roterdã, na Holanda.
Para os congressistas, uma visita à cidade portuária de Roterdã oferece uma oportunidade única de explorar um movimentado centro marítimo e vivvenciar sua atmosfera vibrante. Visitar a torre Euromast e os impressionantes edifícios de Roterdã, fazer um passeio ao longo do Rio Maas, relaxar em um dos terraços ou alugar uma bicicleta e explorar as áreas circundantes são algumas das opções. O Brasil será representado no congresso por oito práticos de várias Zonas de Praticagem brasileiras.

HONRA

Desembargador Mairton Carneiro e vereadores de Marabá

Em reconhecimento ao seu excelente trabalho realizado em Marabá, tanto como Juíz e também como Desembargador, a Câmara Municipal de Marabá homenageou nos 111 anos de emancipação política e administrativa do município o Ouvidor Agrário do Tribunal de Justiça do Pará, Desembargador Mairton Carneiro e em sessão solene com a presença de várias autoridades, empresários, lideranças e membros da comunidade no Plenário da Casa Legislativa lhe outorgou o honroso título de Cidadão Marabaense.
O ilustre cidadão no uso de sua palavra e em agradecimento ao Município falou de seu apoio junto ao TJPA para que a Comarca de Marabá seja elevada a terceira entrância.

GRUPAMENTO

Logo mais às 08:30, estará ocorrendo a cerimônia alusiva ao aniversário de 50 anos de criação do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. O evento está sendo organizado pelo Comandante CMG Ondiara Barbosa (foto) e seus oficiais, e será presidido pelo Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Salgueirinho. Na oportunidade, será realizada a imposição da Medalha de Amigos do Grupamento.

.

.

MARAJÓ

A empresa Master Motors, que opera na linha Belém/Soure/Salvaterra com duas embarcações rápidas, está oferecendo compra de passagens online pelo site da empresa. Mais uma novidade em benefício dos seus usuários, consolidando seu posto como empresa referência em transporte de passageiros para Soure e Salvaterra.