A Companhia Docas de Santana recebeu, pela primeira vez na última terça-feira, dia 25, a visita do Secretário Nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila, acompanhado do Diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Bruno Neri da Silva, da Coordenadora-Geral de Modelagem, Patrícia Gravina, e da Diretora de Programa da Casa Civil da Presidência da República, Amanda Seabra. Eles foram recepcionados pelo Prefeito do Município, Sebastião Ferreira da Rocha, junto com o Diretor-Presidente do Porto de Santana, Edival Cabral Tork, e o Diretor Operacional, Edilson Barros dos Santos. Representantes das empresas arrendatárias CARAMURU ALIMENTOS, CIANPORT e TECONAP também estiveram presentes.
A visita teve como objetivo destacar as necessidades de melhoria no Porto e discutir estratégias para aprimorar os serviços e operações. Durante o encontro, o Diretor-Presidente do Porto de Santana fez uma apresentação institucional do complexo portuário, seguida de um debate sobre os desafios futuros. As empresas arrendatárias puderam apresentar suas demandas, visando fortalecer e expandir os serviços oferecidos.
Após as discussões, os participantes visitaram as instalações do porto, incluindo os Cais 1 e 2, áreas arrendadas e a poligonal. Alex Sandro de Ávila destacou a importância do dia para a gestão, discutindo temas estratégicos e encaminhamentos relevantes. Edival Tork ressaltou a visita como uma oportunidade para tratar dos investimentos previstos para o PAC 2025, como a construção do Píer III, além de incluir na agenda do Ministério iniciativas cruciais para as próximas licitações de arrendamentos no Porto de Santana, agendadas para o segundo semestre de 2024.
Marinha e Receita juntos pela inclusão digital.
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Comandado pelo Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas e a Receita Federal assinarão, amanhã dia (01), às 15h, um acordo de cooperação que permitirá a inclusão digital de alunos de escolas públicas da Rede Municipal, por meio da instalação de salas de informática.
Os computadores eram originalmente aparelhos receptores de sinal, popularmente conhecidos como TV Box, capazes de captar irregularmente o sinal de canais pagos de televisão. Os receptores foram apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal que combatem o contrabando e a importação irregular de mercadorias. Na Marinha, foram transformados em computadores de baixo custo pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). A conversão destes aparelhos permite sua utilização para diversas tarefas, como edição de texto, planilhas, leitura de PDFs e navegação na internet.
A assinatura do acordo ocorrerá na Escola Municipal Amadeu Rocha, na Ilha do Governador/RJ. Na mesma ocasião, será inaugurada, na escola, a Sala de Informática, equipada com 20 computadores, proporcionando novas oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro.
Ainda no mês de julho, está prevista a entrega de Salas de Informática para mais duas escolas: no dia 3 de julho a Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, localizada na Ilha do Governador, receberá sua sala e, no dia 4 de julho, será a vez da Escola Municipal Sargento João Délio, localizada em Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro.
MARES & RIOS
MIRELLA
A chef Lia Rodrigues (foto), fundadora da Liah Pâtisserie Amazônia, é a mais nova parceira da Mirella. Com formação na renomada escola de culinária Le Cordon Bleu, Lia vem chamando a atenção pelo domínio da técnica da tradicional confeitaria francesa, rigor na seleção de produtos de qualidade e valorização dos recursos amazônicos. Hoje, tem grande potencial para contribuir com o desenvolvimento da gastronomia da região, especialmente durante a COP 30 em novembro de 2025.
SOLIDARIEDADE
O advogado André Carvalho (foto), presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Pará (Sindipan Pará), filiado à FIEPA, reuniu a diretoria do Sindicato para o lançamento oficial da campanha de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa “Pão Solidário”, promovida pela Associação Brasileira de Panificação (ABIP), aconteceu na panificadora “Combate”, localizada na avenida Governador José Malcher com a travessa Rui Barbosa. O pão com massa inédita é criação do prestigiado Chef Luís Farias, que já eleito “o melhor confeiteiro do mundo”. O produto já está à venda nas principais padarias de Belém, sendo vendido a R$ 10,00 com a metade do valor arrecadado doado às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
50 DIAS DE HEROÍSMO
No Rio Grande do Sul, a operação “Taquari 2” se destaca não apenas pela sua magnitude, mas pela demonstração de prontidão e capacidade operacional dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que tem como Comandante o Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas. Desde o início de maio, quando as chuvas torrenciais castigaram o estado, mais de 600 pessoas foram resgatadas e aproximadamente 900 animais receberam cuidados veterinários, num esforço contínuo para mitigar os impactos das enchentes e garantir a segurança da população gaúcha.
O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais estabeleceu bases estratégicas em Guaíba, Eldorado do Sul e nas ilhas de Porto Alegre, focando suas operações em áreas críticas onde o acesso terrestre tornou-se impossível devido à subida dos rios. Com uma froa de mais de 50 viaturas, incluindo os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnfs), os militares não só realizaram resgates, mas também distribuíram toneladas de suprimentos essenciais, como água potável, alimentos, cobertores e produtos de higiene.
PROJETOS
O BNDES está estruturando, em conjunto com a Secretaria da Comissão Interministerial de Recursos do MAR – SECIRM, seleção pública para a contratação, por meio do seu Fundo de Estruturação de Projetos – BNDES FEP, modalidade fomento, de estudo técnico para elaboração da caracterização e mapeamento dos usos atuais e potenciais do ambiente marinho para concepção do Projeto do Planejamento Espacial Marinho (PEM), na Região Marinha Norte do Brasil, englobando os estados do Maranhão, Pará e Amapá, bem como o déficit de investimentos em cada setor estudado.
FUTEBOL
O tamanho do campo de futebol tem sido uma questão de debate na Copa América devido às dimensões de 100×64 m aceitas pela CONMEBOL, enquanto a FIFA requer 105×68 m. Na década de 70, a construção de estádios no Brasil seguiu o padrão do Maracanã, com dimensões de 110×75 m, incluindo o Mangueirão. Em 2000, o governo de Almir Gabriel transformou o estádio para sediar eventos olímpicos e potencialmente jogos da Copa do Mundo, com apoio da SEEL e orientação da CBF. O Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, concluído em 2002, foi o primeiro no Brasil a adotar as medidas FIFA de 105×68 m, eliminando as gerais e mantendo capacidade para 45.000 espectadores sentados, cumprindo os requisitos para sediar grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – 4º Distrito Naval celebra Dia da Bandeira.