A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) realizou no mês passado o Processo Seletivo para os cursos do Ensino Profissional Marítimo nas categorias de Marinheiro Fluvial de Convés e Máquinas (CFAQ-MFC/MFM) e Adaptação de Aquaviários, abrangendo Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. Foram 852 candidatos que concorreram a 90 vagas disponíveis.
O Ensino Profissional Marítimo é uma atividade muito relevante desempenhada pela Marinha do Brasil que oferece, gratuitamente, capacitação para qualquer cidadão que deseje trabalhar como aquaviário em uma das diversas empresas de navegação do Brasil e do Mundo em atividades de transporte de mercadorias, combustível, transporte de passageiros ou mesmo atividades de turismo náutico.
Na Amazônia Ocidental, só no ano passado, a Marinha formou cerca de 3.000 profissionais em mais de 1 centena de cursos, cobrindo dezenas de municípios, incluindo regiões mais afastadas dos grandes centros, em proveito de comunidades indígenas e ribeirinhas de difícil acesso.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.
-
Comissão aprova programa ‘Rios Livres da Amazônia’ para impulsionar transporte fluvial.