No período de 24 a 28 de junho, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Simulação Viva do exercício Munduruku IX, como parte do Programa de Adestramento Avançado. A atividade contou com a participação de mais de 1.000 militares, das organizações militares subordinadas à 23ª Bda Inf Sl dos municípios de Marabá, Itaituba e Tucuruí, no Pará, e, ainda de Imperatriz, no Maranhão.
O exercício aconteceu no município de Itupiranga e foi de dupla ação. Compondo a Força Oponente (ForOp) estava a Força Tarefa CORE, do 52° Batalhão de infantaria de Selva, representada pela subunidade que participará do Combined Operation and Rotation Exercise 2024 (CORE 24), a ser realizado de maneira combinada com o Exército dos Estados Unidos da América, no Fort Johnson, em agosto deste ano.
Dentre as atividades desempenhadas pela fração, estava o planejamento detalhado com integração das funções de combate, assalto aeromóvel, com emprego de aeronaves JAGUAR e PANTERA do Destacamento de Aviação do Exército, no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN). Também teve infiltração noturna, ataque a uma posição defensiva, e, uma junção com tropas de cavalaria que marcou o fim da Operação, atestando toda a operacionalidade das tropas.
SVITZER investe em três novos rebocadores para dar suporte ao crescimento do Brasil.
O Brasil desempenha um papel essencial na economia global, especialmente no comércio de grãos, petróleo e metais. A vasta produção agrícola do país torna-o um fornecedor importante de cereais, garantindo a segurança alimentar dos países que dependem dessas importações. Estas exportações promovem coletivamente o crescimento econômico e o desenvolvimento no Brasil, solidificando ainda mais a sua posição como um ator-chave no comércio internacional.
Como facilitadores do comércio, e líder mundial de serviços de reboque e marítimos, a Svitzer está empenhada em apoiar este crescimento, investindo em rebocadores adicionais para a sua frota brasileira.
Os três rebocadores atualmente em construção fazem parte da série 2300 Rampart e têm uma velocidade máxima de 13 nós, comprimento total de 23,2 metros e um bollard pull de 70 toneladas. As três embarcações serão equipadas com equipamentos de combate a incêndios (Fifi-1). Estas características aumentarão a capacidade da Svitzer de apoiar a crescente demanda de vários portos brasileiros, garantindo serviços seguros, confiáveis e eficientes aos clientes.
O Estaleiro Rio Maguari – líder de mercado na indústria naval brasileira sediado em Belém – é mais uma vez o parceiro escolhido para a construção destes novos rebocadores e reforça ainda mais o compromisso da Svitzer em estimular a economia local e a geração de empregos no setor. Esta colaboração garante que os novos navios serão construídos de acordo com os mais altos padrões, prontos para enfrentar os desafios da dinâmica indústria marítima brasileira.
MARES & RIOS
OPERAÇÃO MUNDURUKU IX
Os treinamentos ainda continuam entre os dias 30 de junho e 5 de julho. Haverá Exercício de Tiro Real (ETR) com os militares que compõem a Força Tarefa-CORE e que viajaram para os Estados Unidos. Este adestramento será realizado no 52º Batalhão de Infantaria de Selva, em Marabá.
MARINHA
A Operação “Navegue Seguro” ocorrerá, simultaneamente, com a 2ª fase da Campanha “Travessia Segura 2024”, esta prevista para o período de 05 a 14 de julho, que fiscalizará as embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e travessia de passageiros que circulam na Região Metropolitana de Belém e no arquipélago do Marajó, com ênfase nos municípios de Ponta de Pedras, Soure, Breves, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho (PA).
Durante as abordagens, os inspetores navais verificarão as habilitações dos condutores, a presença do material de salvatagem obrigatório (coletes, bóias, extintores de incêndio entre outros), limites de lotação de passageiros, documentação e condições de navegabilidade das embarcações.
A participação de toda a comunidade é de extrema importância para o sucesso das ações, quer seja se conscientizando da necessidade de utilização dos coletes salva vidas e do cumprimento das regras de segurança, quer seja denunciando casos de superlotação ou qualquer outra irregularidade por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185). As denúncias também podem ser feitas por meio dos contatos da CPAOR: (91) 3218-3950 / (91) 98134-3000 /e-mail cpaor.ouvidoria@marinha.mil.br, e da CFS: (93) 3522-2870/ e-mail cfs.secom@marinha.mil.br.
OCRIM
Na semana em que completou 73 anos o Grupo Ocrim, voltou a ser realizado o tradicional almoço na residência oficial, evento que é organizado pelo Diretor Comercial Rui Zanardi e pelo Gerente Geral da empresa em nossa capital, Rui Brandão. O evento esteve suspenso temporariamente por conta de um acidente que vitimou a responsável pela elaboração dos pratos, a Chef Virgília, que por sinal voltou em alto padrão, visto que o almoço estava maravilhoso.
AVIAÇÃO
A Embraer entregou o segundo avião multimissão KC-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa (FAP). A entrega faz parte de um contrato que prevê a aquisição de cinco aeronaves. A cerimônia de entrega, realizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, marca um passo significativo na cooperação entre a Embraer e Portugal.
A aeronave, que será operada pelo Esquadrão 506 “Rinocerontes” da Base Aérea Nº 11 em Beja, é a primeira fora do Brasil a entrar em serviço. O acordo entre a FAP e a Embraer foi assinado em 2019 em um valor estimado de € 827 milhões (US$ 886 milhões), que também incluiu extras como um simulador de voo para fins de treinamento.
SAÚDE
O prefeito de Baião, Dr. Loca, vem se destacando na gestão do município. Só nos últimos dois meses, entregou duas unidades básicas de saúde, duas unidades de estratégia em saúde da família e um posto de saúde. Boa parte desses investimentos se deve à excelente relação com o governador Helder Barbalho.
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.