Rio Amazonas, o maior rio do mundo, que percorre desde a sua nascente na cordilheira dos Andes no Peru até a sua foz no oceano Atlântico cerca de 6.900 km (INPE) com uma vazão média de água de 210.000 mil metros cúbicos por segundo, nos dão uma noção da grandiosidade deste rio, são incríveis 20% de toda água doce do planeta Terra.
Qualquer variação climática que afete o Rio Amazonas, pode trazer um desequilíbrio no seu regime de seca e cheia que ocorre todos os anos de forma natural, e suas consequências são imprevisíveis, podendo afetar todo o planeta.
As recentes previsões climáticas nos dão conta que, mais uma seca severa se aproxima a partir de outubro desde ano, já que, a quantidade de chuvas deste ano foi menor que a média normal e consequentemente o nível do Rio Amazonas já se encontra menor do que o normal para esta época do ano.
Com foco na segurança da navegação e atenta a estas informações, a Cooperativa de apoio logístico – UNIPILOT e sua equipe de hidrografia, vem fazendo grandes investimentos e uso de tecnologias de ponta para monitorar toda esta situação, desde a foz do Rio Amazonas até a cidade de Itacoatiara AM, onde são nada menos que 750 milhas náuticas( aproximadamente 1.400 km) e projeta alguns trechos críticos com potencial risco à segurança da navegação. Vale destacar que por conta desse trabalho da Unipilot, não houve restrições de calado na ZP-01, as que houveram foi no Rio Trombetas que todo ano ocorre e no Porto de Juruti por conta do assoreamento do canal de acesso ao porto.
Brasil nas Olimpíadas.
O Brasil deverá superar todas as suas participações em Olimpíadas em número de atletas, com uma pequena vantagem em favor das mulheres, algo inédito; maior número de medalhas e boas performances em novas e velhas modalidades que jamais alcançamos sucesso como boxe, skate, ginástica artística e arco e flecha dentre outras.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vai destinar cerca de 225 milhões de reais em repasses diretos às modalidades e contamos com uma geração que reúne experiência e garra como vem sendo mostrado em torneios internacionais.
Mas nem tudo são flores em Paris, sede das Olimpíadas que receberá milhares de turistas nos próximos trinta dias.
Diversas estações de metrô desativadas, ruas, museus, cafés e restaurantes sob forte aparato de segurança, e policiamento exigindo documentos a cada esquina.
O medo do terrorismo que tem assolado o país há anos, cria uma psicose coletiva afetando diretamente a população parisiense que vira as costas para o evento.
Mais de dez mil atletas, de 204 países, irão disputar mais de 40 modalidades e nossos 257 prometem fazer o Hino Nacional ser executado muitas vezes.
MARES & RIOS
PARIS BRILHA AINDA MAIS COM OLIMPÍADAS
París, capital do mundo e dos Jogos Olímpicos, uma apoteose real de seu lema: igualdade, fraternidade e liberdade. A desafiante abertura dos jogos através das águas do rio Sena, foi de uma grandeza e beleza inigualável com roteiro, imagens, som, criatividade e performance simplesmente perfeitos, segundo a maioria das críticas mundiais. Quase dois bilhões de pessoas assistiram pela televisão e internet, o desfile das equipes pelo Sena e devem acompanhar as disputas onde mais de 10 mil atletas de 205 países irão dar sangue, suor e lágrimas em busca das medalhas.
ÍCONES
Dia 6 de agosto, na sede social do Paysandu, Paulo Seráfico lança o livro Ícones do Esporte Paraense, destacando seis modalidades esportivas e seus astros: vôlei, José Miranda; basquete, Nelson Maués; handebol, Sergio Solano; natação, Ernesto Herrera; atletismo, Ronaldo Lobato e no futsal, o maior goleador de todos os tempos, Prócion Klautau (foto), que com 83 anos completos, ainda pratica o esporte e mantém uma boa média de gols.
O livro, segundo Seráfico, irá retratar belas e pungentes histórias de nossos esportes preferidos e de seus heróis, que durante décadas contribuíram para o desenvolvimento do amadorismo esportivo no Pará. O evento terá início às 17 horas com a venda do livro e noite de autógrafos com os homenageados.
ELEIÇÕES
O pré-candidato à prefeitura de Soure, Paulo Vitor, filho do deputado estadual Iran Lima, contará com a consultoria dos jornalistas Pedro Medina e Reginaldo Ramos em sua campanha nos próximos dois meses, onde pretende utilizar as redes sociais e o contato direto com os eleitores, sem as baixarias e ofensas que mancham o nível de alguma campanhas.
PREJUÍZO
Atraso para o Brasil, para o Estado do Pará e para as cidades do Oeste do Pará que utilizam os portos de Santarém e Vila do Conde para escoar suas produções de grãos. Assim que está sendo olhado a posição da Companhia Docas do Pará em relação a anulação do Processo Seletivo Simplificado realizado em 2023, para a colocação de quadro de bóias em Vila do Conde e Santarém, que seriam utilizadas para o embarque de grãos no sistema Barge to Ship. Dois anos depois da realização de todos os estudos, agora vem a anulação de tudo. Na coluna de terça voltamos com mais detalhes.
WILSON SONS
Maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, a Wilson Sons recebe nesta quarta-feira, dia 24 de julho, no Tecon Salvador, o navio MSC Orion (foto), com 366 metros de comprimento e calado (profundidade) de 16 metros, com capacidade para transportar 15 mil contêineres. É o primeiro navio desta classe a navegar as águas da Baía de Todos-os-Santos.
O super navio chegou ao terminal baiano, inaugurando a rota regular da Bahia para a Ásia, e demandou a movimentação de 700 contêineres no total. “A primeira escala de um navio de 366 metros na Bahia é motivo de celebração para a MSC. A operação do MSC Orion demonstra e reitera o nosso compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro”, afirma a MSC.
CONTRATAÇÃO
Uma equipe coesa, competente e afinada está fortalecendo a Diretoria de Proteção Social Militar do IGEPPS. Comandado pelo coronel PM Carlos Dória, que contratou a competente advogada Marina Lobato (foto) e, com isso, otimizou o tempo de resposta nos processos de aposentadoria dos militares estaduais.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha tem apoio da Petrobras e Transpetro em buscas no Tocantins.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Roraima terá energia de Tucuruí.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Base Aérea de Belém tem novo comandante.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMN fomenta parceria com Governo e Prefeitura de Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Diretor de Ensino da Marinha.