{"data":{"product":"retouch","appversion":"3.8.0","infoStickerId":"","activityName":"","pictureId":"D6E0155D-56DF-43C9-9A17-CB05378D3580","filterId":"","playId":"","os":"ios","stickerId":"","imageEffectId":""},"tiktok_developers_3p_anchor_params":"{"filter_id":[],"client_key":"awgvo7gzpeas2ho6","template_id":""}","source_type":"hypic"}

Comandante Dan realiza Audiência Pública sobre pirataria nos rios do Amazonas.

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Legislativo Estadual, presidida pelo deputado estadual Comandante Dan (Podemos), realizará, no dia 15 de agosto, às 14h, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Audiência Pública sobre pirataria e narcotráfico nos rios do Estado. O evento propõe debater as formas de combate à prática criminosa, principalmente nas calhas Alto e Médio Solimões, do Madeira e Baixo Amazonas.

“Esse é um debate que demanda de expertise e de vivência. A pirataria é uma prática criminosa realizada por facções, que se estruturaram a partir do narcotráfico. Hoje ela está inviabilizando o transporte fluvial de cargas pelos rios do Amazonas, a ponto de só se conseguir tripulação para viagens em determinados trechos fluviais se houver escolta armada na embarcação, o que encarece sobremaneira o frete”, afirmou Comandante Dan.

Ele lembrou, ainda, que há também a pirataria conhecida como “ratos d’água”, que atacam embarcações de transportes de passageiros.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) aponta que, de 2020 a 2023, a ação dos piratas dos rios resultou em um prejuízo de R$ 47 milhões em desvio de combustíveis. O mesmo relatório do IBP mostra que, de 2020 a 2023, houve um prejuízo de R$ 100 milhões no transporte de cargas.

Apesar da maior visibilidade se dar sobre o roubo de combustível, os piratas também focam as outras modalidades de carga.

“Essa é uma guerra que exige união de todos, das diferentes esferas do Executivo e do Legislativo, bem como dos profissionais e empreendedores dos transportes fluviais, e não será vencida de forma rápida. Acredito que é necessário um plano emergencial de segurança pública que proponha ações efetivas no combate, tanto ao narcotráfico, quanto à pirataria. São crimes estreitamente relacionados, onde lidamos com criminosos internacionais”, finalizou Dan.

A audiência é aberta a todos os cidadãos que tenham interesse no assunto.

Por Portal da Navegação, via Assessoria.