Pelo bem ou pelo mal, o aparelho celular tornou-se instrumento indispensável em nossas vidas onde confiamos nossas mensagens, as contas bancárias, os medicamentos, agenda de trabalho, pesquisas, músicas e até para falar com o mundo.
As empresas de telefonia atestam 258 milhões de aparelhos celulares ativos, ou seja 1,2 aparelho por habitante, um número que coloca o país entre os mais ativos nas redes sociais como o instagram, facebook, tiktok, messenger, jogos eletrônicos e emails.
As empresas e instituições utilizam-se do celular para cobrança de contas, inscrições e consultas, viagens aéreas e rodoviárias, enfim, praticamente em tudo utilizamos o celular em nosso dia-a-dia.
Mas o que ganhamos em vantagens, perdemos em privacidade e segurança. As pessoas se isolam em seus mundinhos, os golpes via aparelho se multiplicam, nossas vidas são devastadas e as mentiras, as tais fake news, propagam-se como chama em capim seco e já não sabemos mais em que ou quem acreditar.
As autoridades avaliam em um milhão de aparelhos furtados por ano provocando sérias consequências aos seus donos, que veem suas vidas e suas contas bancárias passíveis de serem burladas.
Por isso foi criado o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, sistema onde o cidadão cadastra seu número e em caso de furto, pode desativá-lo em alguns minutos, tornando o aparelho sem condições de uso ou de invasão sobre seus dados bancários ou de sua vida.
Pelo sim ou pelo não, cada vez mais a humanidade vai depender do aparelhinho até para medir a pressão arterial, os níveis de açúcar, pagamento de contas, compras via internet, e para falar com seu amor, amigos e contatos profissionais. E ainda é um presente que todo mundo quer ganhar. O natal vem ai, aproveite.
Brasil tem o seu negócio da China.
No último dia 15 de agosto passado, Brasil e China celebraram 50 anos de relações diplomáticas e aproveitaram para celebrar acordo de 280 bilhões de reais de investimentos em infraestrutura, energia limpa, ferrovias e linhas de transmissão.
Destacamos a construção da ponte da cidade de Salvador até a Ilha de Itaparica; a ferrovia ligando Campinas à cidade de São Paulo em uma hora de duração; distribuição de energia interligando os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, outra rede de alta tensão para atender os estados do Maranhão,Tocantins e Goiás e no Pará, com a construção da chamada ferrogrão, saindo de Sinop, no Mato Grosso, até Itaituba, no porto de Miritituba, com pouco mais de mil quilômetros de extensão.
A China tem interesse na grande produção de energia eólica e solar na costa do nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte, mas também em hidrelétricas, em hidrogênio verde e também petróleo e gás natural. Os chineses desenvolveram super baterias que viajam em imensos containers, são abastecidas nos portos do nordeste onde há abundância de energia renovável, e retornam para o país asiático onde essa carga é consumida nas indústrias e residências. Um grande negócio da China.
Todos esses projetos irão gerar milhares de empregos, fortalecer a indústria pesada, melhorar a mobilidade do país e promover o crescimento do turismo, das exportações e a ampliação dos sistemas de energias renováveis, que irão fazer do Brasil o país com maior sustentabilidade para diminuição de gases do efeito estufa no Planeta Terra.
A China quer ainda ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, através de ferrovia, saindo do Porto de Santos, passando pela Bolívia até o Chile, atingindo os portos de Arica e Iquique.
Seria uma ferrovia de integração geopolítica, com forte impacto nas exportações do nosso continente para outros, que diminuiria o tempo de viagem em até 12 dias tornando nossos commodities muito mais competitivos. E os chineses querem executar tudo isso no menor tempo possível, como é do hábito deles.
MARES & RIOS
COMENDADOR
O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Fernando Gomes Jr, foi agraciado com a Medalha Grau Comendador, das mãos da Presidente do Tribunal de Justiça do Estado(TJPA), Maria de Nazaré Gouveia dos Santos (foto), por indicação da desembargadora, Rosileide Cunha.
COP 30
O empresário Jorge Rebelo de Almeida, fundador do grupo Vila Galé, com fortuna avaliada em um bilhão de euros, anunciou que irá concluir um novo hotel do grupo em Belém até novembro do ano que vem, ao lado da Estação das Docas, totalmente vertical. Rebelo admitiu que a tarefa é hercúlea, porém necessária, para hospedar parte da comitiva da COP 30, em nossa capital, em novembro do próximo ano.
GASTRONOMIA
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, em entrevista a jornalistas de turismo, constatou que turistas europeus e americanos escolhem seus destinos pelos seguintes conceitos: em primeiro, as belezas naturais, segundo, a cultura, e terceiro, a gastronomia. Freixo destacou o Pará como rota qualificada por preencher muito bem esses quesitos, mas reconheceu que a infraestrutura e o hub aéreo são empecilhos a serem superados.
MARAJÓ
O fluxo turístico para o Marajó continua intenso e as Pousadas dos Guarás em Salvaterra, e a Marajoara em Soure, estão aceitando reservas, assim como o hotel Casarão, de Soure, que tem pacote completo com transporte fluvial de qualidade direto para a cidade. A empresa Banav promete para o ano, uma nova embarcação de primeira linha para o Porto Camará, mas ainda guarda reservas. A empresa Henvil também vai somar o transporte fluvial em ferry boats com hospedagem e gastronomia no antigo hotel Ilha do Marajó, que passará por retrofit completo.
CIABA
Logo mais estará acontecendo no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, um almoço com a presença do Almirante Salgueirinho, Comandante do 4º Distrito Naval, para tratar da Regata de Vela tradicional evento realizado pelo CIABA, e a volta da Equipe de Remo Olímpico, o anfitrião será o CMG Márcio Braga Comandante do CIABA, o colunista na condições de maior incentivador do Remo Olímpico, não poderá participar por estar subindo o Rio Amazonas trabalhando como Prático. Porém, podem contar com nosso apoio.
PRATICAGEM
O colunista, como todos sabem, é Prático da Bacia Amazônica, e hoje em companhia do Prático Rafael Ferreira (foto), está embarcado no navio “TELLUS”. E pasmem vocês, embarcamos ontem (19), às 04:00 em Macapá, e só vamos desembarcar na quinta-feira dia (22), às 17:00, em Itacoatiara, pois o navio está subindo o rio com 7.1 milhas náuticas por hora e deverá fazer 83 horas de viagem. Esta será a viagem mais longa que realizo nos últimos anos e, nos tempos atuais, acho que isso não é mais admissível.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.