Em Cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no último dia 12 de Agosto foi incorporado ao Grêmio de Velas da instituição o Veleiro “Mauá”, embarcação essa que contribuirá para a formação acadêmica dos Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
A nova embarcação foi batizada pela Capitão de Longo Fabiana Durant e contou com as presenças de diversas personalidades civis e militares.
Melhor colégio público do Rio de Janeiro em 2024.
O Colégio Naval foi eleito o melhor colégio público de Ensino Médio do Rio de Janeiro em 2024. A instituição fica localizada na cidade de Angra dos Reis, sendo responsável pela formação dos futuros Aspirantes que posterirormente entrarão na Escola Naval.
O Colégio obteve excelência acadêmica pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em nível nacional, sendo a disciplina e educação as bases sólidas para que a instituição alcançasse a posição de destaque.
Também seus Alunos recebem a preparação para enfrentar os desafios de uma carreira militar, com disciplinas exigentes e treinamentos físicos com habilidade em liderança e trabalho em equipe.
Cerimônia de Entrega de Espadins na AMAN.
No dia 17 de Agosto, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tradicional escola de nível superior formadora dos Oficiais do Exército Brasileiro, realizou Cerimônia Militar de Entrega de Espadins aos Cadetes da Turma “200 Anos do Marechal Deodoro da Fonseca”.
O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva marcou presença no evento, que ainda contou com o Generalato, Oficiais de Forças Armadas amigas, autoridades civis e familiares dos Cadetes.
Exército Brasileiro comemorou o Dia do Soldado.
Na última semana, em várias capitais e cidades do país, o Exército Brasileiro realizou celebrações em homenagem ao Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto.
No dia 22, a Guarnição de Brasília realizou a Cerimônia Militar, contando com diversas personalidades civis e militares, exaltando a prontidão e a dedicação de homens e mulheres do Exército Brasileiro. A data relembra o nascimento de Duque de Caxias, Patrono da nossa Força Terrestre.
NAVEGANDO.
No dia 17 de Agosto, a Fragata “Tamandaré” foi lançada ao mar, em Cerimônia que simboliza um marco na história naval brasileira. Essa é a primeira embarcação da nova classe de Fragatas, flutuando pela primeira vez, com modernização da Marinha do Brasil.
O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz vem sempre realizando uma boa preparação para carregar os produtos e cumprir suas operações e navegações. “Isso só nós, marinheiros mercantes, fazemos, mas que a grande maioria desconhece totalmente”. Concordo com ele.
Nas próximas edições da coluna postaremos fotos da Cerimônia de Instituição do Dia Estadual da Marinha Mercante, ocorrido no mês de Junho na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Foi, sem dúvida nenhuma, um belo evento.
Os navios da nossa briosa Marinha do Brasil estão sempre participando de ações sociais, como nos casos de atendimentos médico-hospitalares, realizações de exames, entregas de cestas básicas e diversas palestras de cunho marítimo e fluvial.
A Escola Superior de Guerra (ESG) completou 75 Anos de criação de história e formação de líderes no dia 20 de Agosto. A data coincide com o 123º Aniversário do Primeiro Comandante Patrono da Escola, Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias. A escola foi fundada em 1949.
A Rio Innovation Week teve participação especial da Banda dos Fuzileiros Navais na noite do dia 13 de Agosto, sendo bastante prestigiada e aplaudida pelo público presente. A apresentação aconteceu durante a abertura do evento, realizada na Praça Mauá, que teve sua quarta edição, com repertório de clássicos nacionais e internacionais.
O Oficial Superior de Máquinas Ubirajara Salgado esteve embarcado no NT “Abdias Nascimento”, navio esse que teve o colunista como seu primeiro Comandante desde a saída do estaleiro “EAS” (Atlântico Sul), em Suape (PE), até o ano 2019. Sua passagem foi bastante proveitosa.
O Contramestre Antônio Cesar Pivetta esteve operando com o grandioso Gigante do Mar “André Rebouças”, no porto de Itaqui, no Maranhão. A carga veio internacionalmente e é a primeira que a embarcação demanda esse Terminal. Boa sorte nas operações.
Acidentes vêm acontecendo na nossa Região Norte. Na última semana duas balsas colidiram nas proximidades do Distrito de Icoaraci. A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CAPOR) já abriu inquérito administrativo para investigar as caudas.
O colunista agradece ao Capitão de Mar e Guerra Sidney Gouveia da Silva pelo envio do convite para a Cerimônia alusiva ao Aniversário da Base Naval de Val de Cães (BNVC), celebrada no último dia 1º de Agosto. Por questão de recuperação de saúde, não pude comparecer ao importante evento. (RM).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.
-
Marinha do Brasil promove concursos para temporários e de carreira, salários podem chegar até R$ 9.070,60.