NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil realiza a ACISO III.

O Comando do 4° Distrito Naval realizou a Aciso III denominada “Operação Chance Para Todos”, atendendo a Região do Marajó que foi realizada pelo Navio Auxiliar “Pará”, com a duração de dezessete dias e atendeu os municípios de Melgaço, Breves, Portel e Oeiras do Pará.
As operações Aciso são as mais importantes Ação Cívico Social realizadas principalmente no Marajó, os números de atendimentos aponta para isto pois foram 1.322 atendimentos médicos, 247 exames de mamografia (aqui é importante destacar que em Belém as pacientes às vezes esperam até cinco meses por este exame e na Região nem tem o equipamento para realizar o exame), 6.394 procedimento de enfermagem, 4.038 atendimentos odontológicos, 15.654 medicamentos distribuídos (muito importante isto), 1.323 exames laboratoriais incluindo preventivo do câncer de colo de útero, além de emissão de documentos.
Diante do sucesso da operação o Vice-Almirante Salgueirinho Comandante do 4° Distrito Naval, já deu início ao planejamento da Aciso IV que será a última do ano e irá atender, além do Marajó as cidades do Oeste do Pará até Santarém, inclusive fazendo uma parada em Antônio Lemos para atender os moradores ribeirinhos da região dos Estreitos de Breves. O Comando da Operação será do CMG Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Salvemos nossas crianças.

Coral Infantil do INSA, em apresentação no Shopping Bosque Grão Pará, Belém-PA.

Nesta terça-feira (10), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu a assinatura do “Pacto pela Infância e Juventude”, reunindo candidatos à Prefeitura de Belém para firmar o compromisso com políticas públicas voltadas aos direitos das crianças e adolescentes. O evento, realizado no auditório Fabrício Ramos Couto, buscou reforçar a importância da proteção infantojuvenil, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Com o apoio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), o pacto tem como objetivo enfrentar problemas como o trabalho infantil, uma realidade preocupante no Pará e em todo o Brasil. De acordo com o IBGE, cerca de 2 milhões de crianças estão em situação de trabalho no país, muitas delas em atividades perigosas que as afastam da escola.
O Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), criado por este colunista, tem atuado diretamente no combate ao trabalho infantil em comunidades vulneráveis, promovendo inclusão social através de programas educativos e de capacitação. O INSA defende que iniciativas como essa podem e devem ser replicadas por outras empresas e organizações, com o objetivo de proporcionar um futuro digno para crianças em risco.
A assinatura do pacto pelos candidatos à Prefeitura de Belém é um importante passo, mas o combate ao trabalho infantil exige um esforço conjunto entre o poder público e a sociedade civil. Apenas com a união de forças será possível criar um ambiente em que as crianças possam se desenvolver com dignidade, longe das ameaças do trabalho forçado e do crime organizado.

MARES & RIOS

PRATICAGEM

Para embarcar em Itacoatiara na última terça-feira (10), na função de Prático, para baixar o Rio Amazonas no navio Américo Vespúcio, da Aliança Navegação e Logística, tive quer ir junto com o Prático Wilson Barbosa(foto), de taxi aéreo, isto por que não tinha vaga nos aviões de linha comercial de Belém para Manaus.
A viagem durou uma hora e cinquenta minutos de Belém para Santarém (teve que abastecer a aeronave) e uma hora de Santarém para Itacoatiara, isto tudo para não atrasar o atendimento do navio, porém a viagem foi tranquila.
O navio “Américo Vespúcio”, que tem no comando o Capitão de Longo Curso, Luiz Cláudio Marinho, baixou o Rio com o calado de 9.30 metros. Navegando de Manaus para Itacoatiara, no dia 10/09, onde está localizado os trechos mais críticos do rio, encontrou as seguintes profundidades: no Tabocal 11.90 e na Foz do Rio Madeira 11.40 metros total de água.

PORTO DO CHIBATÃO

Já está atracado e operando no Terminal do Chibatão em Itacoatiara, o navio “Log-in Jacarandá” o mesmo atracou no terminal com o calado de 11.00 metros e deverá fazer o remoção de 364 contêineres para as balsas aliviando seu calado para 9.00 metros e depois seguir viagem para Manaus, a manobra foi realizada pelos Práticos da ZP-01 Ramos e Souza. O capitão dos Portos da Amazônia Ocidente CMG Carvalhães acompanhou a manobra ao lado dos Práticos Coelho e Bernardes da ZP-02.

POESIA

A poeta paraense Rose White (foto), fez sucesso na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, lançando seu novo livro, Astrologia com vinho e poesia, bem aceito pela crítica literária. Rose declamou seus poemas e mostrou-se grande conhecimento de vinhos e das palavras.

CHINÊS

O negócio da China chegou ao Brasil com força total. O comércio de produtos chineses já representa cerca de 30% das lojas no centro comercial de Belém, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Lojista, o Sintclob. Com dificuldade para falar nosso idioma, os chineses acabam contratando mão de obra local com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas. De sombrinhas às malas e mochilas, de roupas aos aparelhos de som, tudo pode ser encontrado nessas lojas.

VISITA

A consultora empresarial Poliana Bentes Gomes visitou a empresa Bemisa, em Belo Horizonte, que desenvolve importante projeto aurífero em Água Azul do Norte, sudeste do Pará. Ela foi recepcionada por Patricia Mesquita, gerente geral de EHS, e José Guilherme Ramos, gerente de relações institucionais da Bemisa (FOTO), que trabalha com práticas sustentáveis oferecendo emprego e renda à população do entorno.