Mercado de São Brás totalmente revitalizado

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mercado de São Brás reúne modernidade com preservação arquitetônica.

Visto por fora, o velho Mercado de São Brás mantém suas linhas arquitetônicas intactas, do teto ao piso. Porém, em seu interior, a tecnologia transformou o velho casario do século passado, praticamente em ruínas, em um centro comercial moderno e multifuncional, com aproveitamento de energia solar, estações de tratamentos de água e esgoto, compostagem do lixo ali gerado com produção de energia, tudo de forma sustentável como requer a nossa capital em tempos de COP.
Transformado em setores gastronômicos, de comércio e serviços, e mantendo sua característica original, a Prefeitura de Belém instalou equipamentos modernos como escadas rolantes, elevadores, sistema de ar condicionado além de garagem subterrânea com capacidade para mais de 200 veículos, com estacionamento pago.
O velho mercado anexo de hortifrutis, pescados e açougues, mereceu o mesmo cuidado e todos os antigos permissionários serão mantidos em seus novos espaços incorporando outros negócios.
Segundo os coordenadores, o Mercado será administrado no sistema condominial com vida própria e sem custo para os cofres públicos.
A iluminação noturna da fachada e suas laterais, o requinte do acabamento e os detalhes das varandas e sacadas, conferem ao mercado uma beleza palaciana e fazem renascer na memória uma Belém da “belle époque” no período áureo da borracha. O espaço irá abrigar pequenos, médios e grandes empreendimentos, para todos os gostos e bolsos.
Que venha a inauguração.

Governo do Pará entrega nova Base Fluvial no Baixo Amazonas.

A segunda Base Integrada Fluvial “Candiru” instalada à margem esquerda do Rio Amazonas

A Região do Baixo Amazonas foi contemplada com um investimento estratégico de mais de R$ 10 milhões em equipamentos para reforçar a malha fluvial. Foram entregues pelo Governo do Pará a Base Fluvial Integrada “Candiru” e duas novas lanchas, sendo uma blindada, para o município de Óbidos. Os investimentos foram entregues pelo Governo do Pará.
A segunda Base Integrada Fluvial “Candiru” está instalada à margem esquerda do Rio Amazonas, próximo ao final da estrada do matadouro, no bairro Santa Terezinha, em um corredor do Rio que é trafegado por embarcações oriundas de outros municípios paraenses e ainda de estados como o Amazonas.
De acordo com Helder, a escolha de fazer a base fluvial aqui em Óbidos é exatamente por ser o ponto de menor distância entre as margens do Amazonas, com o maior calado de profundidade, e o local em que todas as embarcações, obrigatoriamente que venham do Amazonas (no sentido de Santarém, de Belém) precisam passar.
“Diferentemente de outras regiões que existem furos e rotas alternativas, aqui obrigatoriamente precisa passar por esse trecho, o que faz com que a fiscalização seja estratégica. Por isso, nós temos uma base fluvial que está aqui localizada com o suporte de duas outras embarcações, inclusive uma blindada, para fazer a busca, capturas e o enfrentamento à criminalidade”, explicou o governador.

MARES & RIOS

ENCONTRO

Na última quinta-feira (19), durante a solenidade de entrega do título de “Embaixador de Comunicação Estratégica da Marinha do Brasil”, tive a oportunidade de rever o amigo Marcelo Baptista, Capitão de Mar e Guerra (RM1), que quando no serviço ativo da Marinha foi Comandante do CIABA, a nossa Universidade do Mar, hoje Marcelo desempenha função de Oficial de Náutica na Empresa de Navegação Elcano. Na foto, Marcelo ao lado do colunista e do CMG Eugênio Huguenin comandante do Navio “Atlântico”.

SOCIAL

Amanhã (23) será um dia especial para os meus amigos Ney e Daniele Mourão, pois neste dia a filha do casal, Suellem Daniella de Almeida Ferreira (foto), estará completando 15 anos de idade, data muito esperada pelo casal e também por todos os parentes e amigos. A coluna desde já parabeniza Suellem pelo seu aniversário.

MEDALHA

A ADESG-PA esteve presente no evento de concessão de medalhas da Aieb-Brasil, que foi realizado no espaço Cultural do Shopping Bosque Grão Pará, onde foi entregue a comenda de “Embaixador da Paz”. A cerimônia foi marcada pela presença de diversas personalidades comprometidas com a promoção da paz, entre elas os adesguianos, Delegado Mário Martins e Coronel PM Wagner. A ADESG/PA, têm um histórico de contribuição significativa na formação cívica e de segurança no país.
Esse reconhecimento, foi materializado pela entrega da comenda Embaixador internacional da Paz, aos Adesguianos, Desembargador José Maria Teixeira do Rosário, Comandante da Guarda Municipal de Ananindeua Renata, oficial da Marinha Mercante Madson Brandão, Procurador, Sergio Tiburcio, Dr. Alan, Dr. Charles, em reconhecimento ao destacado papel ativo de membros da ADESG no fortalecimento de ações de liderança e diplomacia voltadas para a construção de um mundo mais pacífico.

INSA

Já está em andamento a segunda parte do “Projeto Coral Infantil Insa”, que é realizado com a participação de crianças, todos estudantes da rede pública de ensino, do Bairro da Marambaia. Já estão programadas duas apresentações do Coral, a primeira no encerramento da Feira Pará Negócios organizada pela Associação Comercial do Pará-ACP, no dia 01 de dezembro no Hangar, e, a segunda, também no mês de dezembro durante os festejos do Dia do Marinheiro, realizado pelo Comando do 4º Distrito Naval.
Por sinal, o Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia, o INSA, estará inaugurando sua nova sede, trata-se de um antigo casarão localizado na Rua Osvaldo Cruz, que está sendo restaurado, e além de sede também será utilizado como espaço cultural. Inclusive deverá ter um teatro com capacidade de 150 pessoas.

RIO AMAZONAS

Que está registrando uma seca histórica, isto tudo por conta da antecipação da grande vazante e pouca chuva. Está levando a crer por parte dos estudiosos e conhecedores da região que as chuvas e por tabela a enchente também devem antecipar, o que deverá evitar uma grande catástrofe.