O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, e o governador do Amapá, Clécio Luís, receberam, na tarde de quarta-feira (25), visita institucional do Chefe do Estado Maior do 4º Distrito Naval, comandante Maurício Rangel; do vice-almirante Sérgio Renato Salgueirinho; e do comandante da Capitania dos Portos do Amapá, capitão de Fragata Daniel Moraes. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo e a parceria entre os Poderes Judiciário e Executivo e as Forças Armadas.
Durante o encontro, as autoridades discutiram o alinhamento de ações conjuntas e reafirmaram a parceria entre as instituições. O presidente do TJAP destacou a relevância do papel da Marinha no Amapá, que, além de garantir a segurança nos rios, facilita o acesso dos moradores ribeirinhos a serviços essenciais de justiça e cidadania. Na ocasião, também foram abordadas futuras colaborações para ampliar a presença do Estado nessas áreas, com foco em promover, ainda mais, inclusão social e o desenvolvimento local.
O Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Renato Salgueirinho, apresentou as possibilidades de cooperação entre as instituições, com foco em situações de extrema necessidade e interesse público. Ele ressaltou o compromisso da Marinha em colaborar com a Justiça do Amapá e colocou a instituição à disposição para eventuais demandas, com destaque para a importância de fortalecer essa parceria em prol do atendimento eficiente das populações ribeirinhas e da segurança regional.
“O povo do Amapá pode contar com a Marinha do Brasil. A Amazônia é enorme e só conseguimos avançar por meio de parcerias como a que mantemos com o Tribunal de Justiça do Amapá. Disponibilizamos um navio para apoiar as ações do Estado, levando serviços essenciais para áreas onde a população enfrenta dificuldades para acessar as capitais”, afirmou o comandante Salgueirinho. Ele também destacou a importância de uma atuação conjunta para garantir a segurança e o desenvolvimento das comunidades em todo o estado e reforçou a necessidade de ampliar essas iniciativas em benefício da população mais isolada.
O chefe do Poder Judiciário agradeceu a visita e colocou o TJAP à disposição da Marinha para formular ações conjuntas e dar continuidade aos projetos em andamento.
“Estamos satisfeitos por manter essa parceria de tantos anos. A presença da Marinha é fundamental para a segurança do Amapá e para a promoção da cidadania nas comunidades ribeirinhas. Nós do TJAP estamos à disposição para colaborar em novas iniciativas e projetos junto a essa valorosa instituição. Os benefícios para os amapaenses são inúmeros, especialmente nas ações realizadas em parceria com a Capitania dos Portos”, ressaltou o chefe do Poder Judiciário, desembargador Adão Carvalho.
– Macapá, 26 de setembro de 2024 –
Por Portal da Navegação, via Secretaria de Comunicação do TJAP.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.