General Nagy, General Vendramin, Brigadeiro Avellar, Luiz Omar, General Feitosa e General Santana Netto.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Baile do Aviador.

Em uma noite muito agradável foi realizado o Baile do Aviador 2024, na sede do Grêmio Literário Português, que teve o Comandante do I Comar Major Brigadeiro do Ar, José Virgílio Guedes de Avellar, ao lado de sua esposa Cybele Avellar, recepcionando os convidados que participaram do tradicional evento.
O Baile do Aviador faz parte das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira e foi um grande sucesso a exemplo dos anos anteriores. Um número expressivo de convidados prestigiaram o Baile, entre eles, o General de Exército Vendramin, Comandante Militar do Norte; Vice Almirante Salgueirinho, Comandante do 4º Distrito Naval; General de Divisão Feitosa, Comandante da 8ª Região Militar; Contra Almirante Coelho Rangel, General de Brigada Santana Netto e General Nagy, além de Oficiais das OM da FAB, e das demais Forças, e membros da sociedade civil.

O Petróleo é nosso.

Embora o Brasil seja expoente na produção de energias renováveis como as hidrelétricas, solares, eólicas, biocombustíveis e outras, os poços de petróleo em águas profundas da costa do atlântico norte têm papel fundamental na auto-suficiência do país na produção de combustíveis fósseis.
E a Petrobrás vem, há anos, apresentando ao IBAMA todos os EIA/RIMA necessários para o início das atividades de perfuração e a entidade sempre amplia suas exigências a ponto de exigir veterinários de prontidão para quaisquer interferências na vida marinha da região provocadas pelas sondas, atrasou os estudos em mais de anos alegando corais marinhos na Foz do Rio Amazonas e agora estudos apontam que não é verdade, isto tudo por conta de um ponto de vista equivocado da Direção do IBAMA, que hoje é dirigida por uma Ministra que é contra o desenvolvimento no nosso país e em especial a Região Norte.
A verdade é que os poços do pré-sal, na costa sul/sudeste, que tornaram o país suficiente em petróleo, estão escasseando e em alguns anos serão desativados.
Restam então os imensos poços de petróleo da costa norte/nordeste, avaliados em bilhões de barris, onde o Brasil irá produzir mais de dois milhões de barris diários, tornando-se competitivo com a OPEP, Venezuela e com nossos países vizinhos como a Guiana Francesa, que furam seus poços sem a mesma tecnologia e segurança que detém a Petrobrás.
O efeito econômico resultante dos royalties gerados são inimagináveis. Os estados do Pará e Amapá, áreas de influência do projeto, e alguns municípios dos dois estados, justamente as regiões mais pobres do país, irão receber bilhões de reais para investimentos sociais e econômicos, propiciando um salto de desenvolvimento jamais visto para a população amazônica, fato que a Ministra ignora.

MARES & RIOS

FUTEBOL

A posse do novo Presidente do Santa Rosa, o desportista Luiz Omar Pinheiro “O Sheik do Norte”, será realizada no próximo dia 13 de novembro, por conta disso o atual Presidente Roma Merabet, já se desligou do cargo, e o Vice Presidente Luiz Omar Pinheiro II assumiu interinamente o cargo na tarde de ontem, e permanecerá no cargo até o próximo dia 13.

VIAGEM

Esta semana fui escalado para realizar uma viagem como Prático no trecho de Itacoatiara para Macapá, no navio nacional Mercosul Suape, e tive a honra de viajar com os amigos Davi Mendes, que estava no comando do navio, e Pedro Teixeira, Oficial de Náutica. Foi a primeira vez que viajei com Davi na função de Comandante, tínhamos viajado antes, ele como Imediato; já Teixeira que é CMG (R-1) como Oficial. Vale destacar que o amigo Teixeira fez parte da mesma turma dos Almirantes de Esquadra Vasques, Rabello e Edgar.

CORRIDA

A AERORUN, evento esportivo que acontece hoje (02 de novembro) tem o objetivo de difundir e propagar a prática de atividades esportivas de corrida, para melhorar a qualidade de vida e integração das pessoas.
Ela é organizada pela empresa ChipBelém, em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A corrida tem o apoio do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), da Base Aérea de Belém (BABE) e Clube dos Oficiais da Aeronáutica da Guarnição de Belém (T1). E no ano de 2024, o tema será: 120 anos do Marechal do Ar Casimiro Montenegro, Patrono da Engenharia da Aeronáutica.
O evento acontecerá na BABE, onde será o percurso da corrida que se estenderá internamente até o Aeroporto Internacional de Belém. As modalidades variam para civis, militares, idosos e PCD. O percurso será de 5 km e a largada será às 17h na entrada da BASE. Haverá diversas aeronaves expostas pelo percurso da corrida. Ao término, haverá a cerimônia de premiação, em que os participantes farão a composição do pódio. O regulamento da corrida poderá ser consultado no site da ChipBelém.

VISITA

Na quarta-feira (30/10), o Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) recebeu visita técnica do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHELOG), General de Exército Marcelo Arantes Guedon e comitiva, com o intuito de verificar a execução das obras na Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), em apoio à 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), a ser realizada em novembro de 2025 na cidade de Belém (PA).
Estiveram também presentes a Secretária-Geral Adjunta do Ministério da Defesa, Dra Cinara Wagner Fredo; o Subchefe de Logística Operacional, Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes; o Subchefe de Mobilização, Contra-Almirante André Gustavo Silveira Guimarães; e o Subdiretor de Apoio Administrativo da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior.
Após recepcionar as autoridades, o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, apresentou um briefing sobre as obras de reformas e construções, executadas por Organizações Militares da GUARNAE-BE, bem como o planejamento orçamentário alocado e o cronograma de execução, conforme critérios e especificações técnicas aprovados.