O Comando do 4º Distrito Naval realizou, no dia 19 de novembro, em frente a sua sede histórica, na Praça Carneiro da Rocha, em Belém, a Cerimônia Alusiva ao Dia da Bandeira Nacional. O evento cívico foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e contou com a presença de militares, estudantes e escoteiros.
Na Marinha do Brasil, o Cerimonial à Bandeira é executado, diariamente, nos Navios e Organizações Militares de terra. Pela manhã, é realizado o hasteamento às 8h. À tarde, a Bandeira é arriada por ocasião do pôr do sol.
No Dia da Bandeira, como forma de homenagem ao Pavilhão Nacional, o Cerimonial é realizado também ao meio-dia, quando o Hino Nacional é cantado pela tripulação e convidados.
A cerimônia foi marcada pelo rito da incineração das Bandeiras usadas ao longo do ano de 2023 pelas Organizações Militares da Marinha do Brasil sediadas em Belém, pela Praça Caverna-Mestra (termo utilizado, na Marinha, para designar o militar que tem mais tempo servindo na mesma organização militar) do Com4ºDN, Suboficial Rosenildo Reis de Castro.
Visando difundir a mentalidade de respeito ao símbolo nacional, foram entregues novas Bandeiras à Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Almirante Renato Guillobel e ao Grupo de Escoteiros do Mar Nossa Senhora de Nazaré VI.
Praia do pesqueiro em Soure sofre com intensa maré.
As 10 barraqueiras instaladas há décadas na praia do Pesqueiro de Soure, a mais concorrida de todo o Marajó, concordam que de todas as fortes marés do passado, nada se iguala a desse ano. Além de destruir palhoças e barracos de madeira, e invadir áreas residenciais do entorno, os fortes ventos trouxeram toneladas de areia que ameaçam cobrir também as barracas dessas senhoras, tirando o espaço para os turistas e, pior, o palco para o tradicional réveillon da cidade, não será mais no Pesqueiro, já descartada pela prefeitura, que busca ajuda a fim de enfrentar um problema ambiental de difícil solução.
Sob responsabilidade do ICMBio, por ser área de preservação que integra um dos maiores e mais bem protegidos biomas, os mangues de Soure, o Instituto Chico Mendes, que tem sede em Soure, assumiu a APA e manteve as 10 barracas existentes, porém, proibiu a instalação de outras. Agora, com os bancos de areia avançando sobre as edificações, os moradores lutam para manter seus espaços e lançam, com suas pás, a areia de volta, numa luta ingrata contra a natureza.
Soure tem tradição de realizar grandes réveillons reunindo mais de 20 mil pessoas tendo a exuberância da praia do Pesqueiro como grande atração, somado à decoração do ambiente, sempre muito marajoara, e principalmente, com baixo boletim de ocorrências.
MARES & RIOS
PRAIA DO PESQUEIRO
Com a areia já encobrindo a entrada das 10 barracas, o grupo de famílias do entorno da praia do Pesqueiro, pescadores, caranguejeiros, pessoal de lojas de artesanatos, ambulantes e até dono de búfalo que aluga o animal para registros fotográficos, as tais selfs, ainda estão atônitos com a perspectiva de terem de abandonar a localidade.
“As águas estão a cada ano subindo mais e atingindo nossas moradias”, é o clamor geral da comunidade. “A natureza é fantástica, nós é que estamos no lugar errado”, atesta a presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia do Pesqueiro e professora aposentada, Sandra Cruz, há mais de 25 anos em seu ponto comercial, o Maresia, primeiro dentre os 10 existentes ali.
FALECIMENTO
Com imenso pesar, a Prelazia do Marajó comunica o falecimento de seu Bispo Emérito, Dom José Luís Azcona Hermoso, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro de 2024. Dom Azcona tinha 84 anos de idade e estava internado em cuidados paliativos no Hospital Porto Dias, em Belém. Nesse momento, nossa Prelazia do Marajó enlutada louva a Deus pela vida e ministério de nosso bispo emérito e pede ao Senhor Bom Pastor, que o acolha em sua misericórdia e lhe conceda o descanso eterno.
SOCIAL
O Coronel da Polícia Militar e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Antônio Carlos Nunes de Lima, hoje será alvo de inúmeras manifestações elogiosas em razão de seu aniversário. Os festejos serão puxados pela esposa Rosa e pela filha advogada Giane Lima. Grande desportista que evoluiu o futebol paraense profissional estendendo-se em diversas cidades do interior do Estado do Pará. Nossos Parabéns.
MAERSK
Sendo o primeiro grande navio do setor, o porta-contêineres Maersk Halifax foi convertido em um navio bicombustível capaz de operar com metanol. A operação de modernização foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias, e concluída no final de outubro de 2024. A conversão do motor foi feita pela MAN Energy Solutions.
Além de substituir peças da máquina e, assim, tornar o motor capaz de funcionar com metanol, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e de sistema de abastecimento de combustível. O casco da embarcação também foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com estas alterações, o comprimento do navio foi ampliado em 15m, para 368m, aumentando a capacidade da embarcação, de cerca de 15.000 TEU, para 15.690 TEU.
AMIGOS DA MARINHA
Hoje, logo mais às 19:00, em evento realizado na Praça Carneiro da Rocha, o Comandante do 4º Distrito Naval VA Salgueirinho, estará presidindo a solenidade de Imposição da Medalha de Amigo da Marinha. Quando personalidades civis e militares, além de instituições, serão agraciadas com a Comenda.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha nega que tanques estavam à disposição para Golpe de Estado.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Comandante do CIABA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Entrega da Medalha Amigo da Marinha.