Na ocasião, o reitor professor Sylvio Puga, proferiu palestra e assina Protocolo de Intenções do Cluster Naval Amazônico que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na última sexta-feira, 22 de novembro, no Auditório Belarmino Lins. A Aleam fica localizada na Avenida Mário Ypiranga, Parque 10.
Por Sebastião de Oliveira / Edição Rozana Soares
Durante toda a programação da cerimônia alusiva aos 150 anos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental realizou um simpósio em que especialistas dos mais diversos setores da navegação se debruçaram em discutir a navegação nos rios da Amazônia, dentro de suas particularidades.
Projeto Thecna
O reitor, professor Sylvio Puga, proferiu a palestra ‘Projeto Thecna’ objetiva promover a integração entre a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e as demandas socioeconômicas da região amazônica. O Thecna teve início em nível de levantamento de dados e potencialidades no ano 2006, o qual envolveu corpo científico de 94 pessoas, entre pesquisadores, bolsistas, coordenadores e recebeu recursos Finep.
De acordo com Puga, o Projeto Thecna desde sua criação esteve alinhamento com os objetivos institucionais da Universidade, potencializando a regionalidade Amazônica: O projeto deve reforçar a conexão com os desafios locais, promovendo soluções tecnológicas que respeitem a biodiversidade e os saberes tradicionais como a sustentabilidade. Dentro desse espectro, as iniciativas do Thecna devem priorizar o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, em consonância com as diretrizes estratégicas da Ufam.
Assinatura
A assinatura ocorreu com a assinatura do Protocolo no final da tarde que concentrou autoridades públicas, diretores de empresas que em conjunto assinaram o Protocolo de Intenções do Cluster Naval Amazônico.
Cluster é uma associação que reúne instituições de diferentes segmentos relacionadas com a economia do mar/rio, visando desempenhar um papel importante no desenvolvimento de uma região ou país.
Além da Ufam, compõem essa associação a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Sindicato da Indústria Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval) e o Centro da Indústria do Estado Do Amazonas (Cieam).
Dentre do cronograma de palestras, proferiram as seguintes personalidades: Dino Antunes Dias Batista, da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação; Julian Roger Crispin Thomas, diretor-presidente da Associação Brasileira de Armadores e Cabotagem (ABAC), Claudomiro Carvalho, presidente da Abani Navegação; Etelvina Garcia, historiadora; professor Sylvio Puga, reitor da Ufam; Flávio Silveira, da Cid Naval.
Por Portal da Navegação, via UFAM.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.