O Comando do 4º Distrito Naval realizou, na última quinta-feira (5), o tradicional Baile do Marinheiro. O evento aconteceu no Centro de Convenções Hangar e foi organizado sob a liderança do Vice-Almirante Salgueirinho, que recepcionou os convidados ao lado de sua esposa, Lilian, e de suas filhas, Marcela e Lívia.
A noite foi marcada por muito glamour. Antes do baile, os convidados desfrutaram de um requintado jantar cinco estrelas. Entre os presentes, destacaram-se o Contra-Almirante Coelho Rangel, comandantes militares do Exército e da Aeronáutica, comandantes de organizações militares, oficiais do 4º Distrito Naval, diretores da Soamar-Pará, além de membros da sociedade civil e familiares de militares.
Terminal Hidroviário de Belém será modernizado.
A assessoria de comunicação da Companhia de Portos e Hidrovias, que tem como Presidente Josenir Nascimento, enviou nota à Navegação em Foco após reportagem sobre os problemas apontados no Terminal Hidroviário de Belém. A nota não informa soluções imediatas para o problema no ar condicionado, por exemplo, porém, traz importantes avanços na infraestrutura do estado e promete modernização do espaço que recebe milhares de viajantes.
“Esclarecemos e reiteramos os avanços significativos realizados em nossas áreas portuárias. Destacamos o projeto de modernização do Terminal Hidroviário de Belém, que ocorrerá simultaneamente com a construção do Terminal Hidroviário Internacional de Belém. Esta nova obra não só incorporará o terminal atual como também estabelecerá um marco relevante para o Pará, inserindo a capital paraense no roteiro internacional dos grandes transatlânticos.
Este desenvolvimento é parte do legado das obras programadas para a COP 30, transformando-se em uma nova frente de negócios e turismo. Desde 2019, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) entregou 28 terminais hidroviários totalmente reconstruídos e modernizados, com outros 8 atualmente em construção.
Em 2024, foram entregues mais 2 terminais hidroviários, Acará e Aveiro. Essas obras refletem nosso compromisso contínuo com a melhoria das condições de transporte e acessibilidade em regiões cruciais. Além disso, estão em andamento as obras de construção de mais oito terminais hidroviários, localizados em Chaves, Oeiras do Pará, Salvaterra Breves, Senado José Porfirio, Mocajuba, Distrito de Icoaraci e Belém.”
MARES & RIOS
TERMINAIS HIDROVIÁRIOS
Foram obras projetadas para atender padrões nacionais de segurança e sustentabilidade, incorporando soluções como rampas articuladas e flutuantes metálicos para acompanhar a variação do rio dando mais dignidade e segurança para o embarque e desembarque dos passageiros, incluindo também lanchonete, televisão, bebedouros, sistema de tratamento de esgoto entre outros.
Porém, com o passar do tempo se faz necessário que sejam realizadas manutenções, principalmente por se tratar de espaço público com grande circulação de pessoas. É o caso do Terminal Hidroviário de Belém que está precisando de reformas urgentes, para poder atender os usuários com segurança e respeito, dentro do projeto do governo.
Os investimentos em modernização e qualificação dos portos paraenses são estratégicos, pois atendem aos mais de 5 milhões de passageiros que anualmente transitam por estes terminais. Ressaltamos que o estado do Pará possui 115 acessos fluviais, sendo que mais da metade das localidades depende exclusivamente do modal hidroviário para seu deslocamento e desenvolvimento econômico e social.
LITERATURA
Quem disse que bombeiro só apaga fogo? No início do próximo ano, o Segundo Tenente Leonardo Santos, que também é escritor, realizará o lançamento de seu livro “Cartografia Terrestre, Sem Complicação”, seguido de uma noite de autógrafos. Na foto: o escritor e bombeiro Tenente Leonardo Santos.
EDUCAÇÃO
O Colégio Militar Tenente Rego Barros, sob a direção do Coronel Intendente Christiano Marçal, encerra o ano como uma das melhores escolas da Amazônia. No corpo docente, destaca-se o Tenente Fernando Meirelles, professor de filosofia e campeão de aprovação no vestibular. Na foto: o Tenente Fernando Meirelles.
POLÍTICA
O Deputado Federal Delegado Caveira (PL) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o importante prêmio do Ranking dos Políticos. O prêmio é baseado em dados oficiais e segue três critérios fundamentais: votações, gastos e processos judiciais.
Notícias relacionadas
-
Força Nacional prorroga permanência no Amazonas por 3 meses.
-
Ataque de ‘Piratas dos Rios’ desafia poder das autoridades no Amazonas.
-
Equipe da Base Fluvial Integrada Candiru apreende carga sem nota fiscal.
-
CIABA receberá investimento de R$ 5 milhões para abrigar delegações internacionais durante a COP-30.
-
Amazonas: metade dos municípios tem portos em emergência.