Aqui temos dois projetos que estão parados, que seriam de grande importância para o desenvolvimento da Região Norte: um é a Ferrogrão, que já era para estar em funcionamento, transportando grãos de Sinop, no Mato Grosso, para Itaituba, no Pará. Se estivesse em operação, o volume de embarque de grãos nos portos do Arco Amazônico, na Região Oeste, seria bem maior que o atual. A obra está parada no STF por conta de uma ação movida pelo PSOL, causando um grande prejuízo para a região. Vale destacar que, se esta ferrovia ligasse Sinop ao Porto de Santos ou ao Porto de Paranaguá, estaria operando; porém, como é no Norte, é barrada.
O segundo projeto que está parado é a exploração de petróleo na Margem Equatorial, que iria trazer recursos de royalties para os estados do Amapá, Pará e Piauí. Está parado porque o IBAMA não libera a autorização para começar as perfurações. O velho IBAMA, que só serve para atrapalhar os projetos de desenvolvimento. A Guiana está bombando em dinheiro por conta da exploração de petróleo em seus territórios, e aqui nada.
E por fim, agora vem a Justiça Federal praticamente proibindo a construção de novos portos em Santarém e Itaituba por conta das novas exigências impostas para esta finalidade na Região Oeste do Pará, que hoje é responsável pelo maior volume de grãos embarcados nos portos do Arco Amazônico.
É importante destacar que toda a infraestrutura nos portos de Santarém e Itaituba são obras da iniciativa privada, resultado do empreendedorismo dos empresários do agronegócio que acreditaram em projetos de desenvolvimento e são os responsáveis por todo o progresso que está acontecendo nesta região e o Brasil.
Eslováquia vai comprar aviões fabricados no Brasil
Brasil e a Eslováquia deram um passo importante em direção à cooperação militar com a assinatura de uma Carta de Intenções entre os Ministérios da Defesa dos dois países. Durante a visita do Ministro da Defesa eslovaco ao Brasil, foi destacado que o Embraer C-390 Millennium é a melhor opção para atender aos requisitos da futura aeronave de transporte militar da Eslováquia. A proximidade com países vizinhos que já adquiriram o C-390 foi apontada como estratégica, possibilitando sinergias em treinamento, logística e no desenvolvimento de capacidades futuras. As negociações para a aquisição de três aeronaves estão previstas para janeiro de 2025.
O C-390 Millennium tem se consolidado como uma escolha preferida entre os países membros da OTAN e seus aliados, graças ao baixo custo operacional, confiabilidade e versatilidade. Atualmente em operação em Portugal e na Hungria, a aeronave também foi adquirida pela Holanda, Áustria e República Tcheca, além de ter sido selecionada recentemente pela Suécia. Outros países, como Coreia do Sul e o próprio Brasil, também reforçam a lista de nações que apostaram no modelo para modernizar suas forças armadas e aumentar a interoperabilidade com parceiros internacionais.
Desde sua estreia operacional pela Força Aérea Brasileira em 2019, o C-390 acumulou mais de 15.500 horas de voo, alcançando 93% de disponibilidade operacional e taxas de conclusão de missão superiores a 99%. Esses números, somados à sua ampla aceitação internacional, confirmam a excelência da aeronave no mercado global, sendo uma escolha estratégica para forças aéreas que buscam eficiência e confiabilidade em suas missões.
MARES & RIOS
CPH
Depois de enviar proposta de uma reforma administrativa à Assembleia Legislativa, o governador Helder parece ter se surpreendido com a repercussão negativa, especialmente de servidores da Funtelpa, e decidiu recuar com as mudanças propostas. Entre elas, estava prevista a extinção da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), com suas funções integradas a novas estruturas. Cargos seriam redistribuídos para evitar descontinuidade administrativa.
EMPREGO
A empresa mineral Vale e o Senai, com apoio da Secretaria Regional do Trabalho, através de seu superintendente Paulo Gaya, fecharam parceria para a promoção do curso de assistente administrativo para 40 jovens de Parauapebas e Canaã dos Carajás, com duração de dois anos. Gaya pretende estender essa parceria a outras regiões do Pará, com apoio do superintendente da Sudam, Paulo Rocha, que tem investido na melhoria da qualidade de vida das populações em situação de risco.
SOCIAL
O Departamento Social do Cassazum promove, no próximo domingo (15), a tradicional domingueira com apresentações das bandas “Alessandro Sanfoneiro” e “Balada Pai D’égua”. A primeira a subir no palco, a partir das 15 horas, será “Pai D’égua”, enquanto às 18 horas teremos o encerramento com show do cantor Alessandro Sanfoneiro. A programação festiva começará às 10 horas, com show do DJ Júnior Muaná.
FÓRUM
O Fórum da Cultura Oceânica, que pretende criar o Currículo Azul nas escolas da região Norte, em parceria com as secretarias de educação, reuniu-se nesta semana nas dependências da UFPA. Sob a coordenação do presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da Unesco, Ronaldo Christofoletti; do coordenador de educação ambiental da Seduc, Mauro Tavares da Silva; do Capitão de Mar e Guerra Rafael Teixeira Cerqueira; e do magnífico reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, dentre outras autoridades, os debates deixaram patente o papel da educação na cultura oceânica, que cobre 70% do planeta e sofre com o aquecimento global, a imensa poluição provocada pelo homem e a prática da pesca predatória que vem diminuindo a oferta de alimentos antes fartos em cardumes de diversas espécies e hoje cada vez mais raros.
COP-30
Diretora do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Pará, Poliana Bentes de Almeida Gomes (foto), também é diretora da BNTS Consultoria e Estratégia. Especialista em Relações Institucionais e Governamentais, ela tem em seu portfólio empresas dos setores industrial, mineral e energético, e está atuando nesse período pré-COP e destaca a necessidade para investimentos em ESG como ferramenta imprescindível para as empresas contribuirem com o desenvolvimento sustentável e de metas que o País se comprometeu como signatário do Acordo de Paris.
Notícias relacionadas
-
Força Nacional prorroga permanência no Amazonas por 3 meses.
-
Ataque de ‘Piratas dos Rios’ desafia poder das autoridades no Amazonas.
-
Equipe da Base Fluvial Integrada Candiru apreende carga sem nota fiscal.
-
CIABA receberá investimento de R$ 5 milhões para abrigar delegações internacionais durante a COP-30.
-
Amazonas: metade dos municípios tem portos em emergência.