Vice-Almirante Linhares, Luiz Omar e Contra-Almirante Heine.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Diretor de Ensino da Marinha.

Em Solenidade Presidida pelo Almirante de Esquadra Arruda, Diretor Geral de Pessoal da Marinha, foi realizada ontem no final da tarde na Escola Naval, na cidade do Rio de Janeiro, a cerimônia de posse quando o Contra Almirante Heine Filho assumiu a Diretoria de Ensino da Marinha em substituição ao Vice Almirante Rodrigues que será o novo Comandante do 7º Distrito Naval em Brasília.
A Solenidade foi prestigiada por grande número de convidados, como o Almirante de Esquadra Mello, os Vice-Almirantes Linhares, Teixeira, Guilherme, Renato (F), além de Oficiais da Marinha da Ativa e reserva , e membros da sociedade civil.

Marinha do Brasil realizará Operação “Navegue Seguro 2025” no Pará.

CMG Calfa, Capitão dos Portos da Amazônia Oriental será o responsável por essa operação.

A Marinha do Brasil realizará, de 16 a 27 de dezembro de 2024 e de 13 a 25 de janeiro de 2025, a Operação “Navegue Seguro” em diversas localidades do estado do Pará. A ação reforçará a fiscalização de embarcações de esporte e recreio, como lanchas, iates e motos aquáticas, com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas de segurança da navegação e prevenção da poluição ambiental.
Equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) atuarão nos municípios de Marabá, São João do Araguaia, Redenção, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Salinópolis e Belém. Na capital, as ações ocorrerão no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário, Avenida Bernardo Sayão e Porto Foca.
Durante as abordagens, os inspetores verificarão: habitação dos condutores; presença e estado de conservação do material de salvatagem (coletes salva-vidas, bóias, extintores de incêndio, entre outros); limites de lotação de passageiros; documentação e condições de navegabilidade das embarcações.
A Marinha disponibiliza os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR: (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (WhatsApp) para que os cidadãos possam relatar qualquer situação que afete a segurança da navegação, a vida humana no mar e em vias navegáveis, ou represente risco de poluição ambiental.

MARES & RIOS

DIREITO

O advogado Luiz Pina (foto) é, sem dúvida, um grande amigo da Aeronáutica. Além de ter criado sua página na internet dedicada ao direito criminal, recentemente foi homenageado pela Força Aérea Brasileira pelo brigadeiro Leonardo Rodrigues, o amigo dos paraenses. Para acompanhar as páginas virtuais do campeão em habeas corpus, basta acessar o Instagram: @luizpinaadvocacia.

VISITA

A representante dos paraenses na capital federal, deputada federal Renilse Nicodemos, agendou uma visita com o general Santana Netto, Chefe do Estado-Maior do CMN. O objetivo é dar as boas-vindas ao general Ricardo Vendramin, novo Comandante Militar do Norte, e conhecer as estratégias para a segurança pública durante a COP 30. Na foto: o general Santana Netto com a deputada federal Renilse Nicodemos.

CANDIDATOS

O ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, vai estrear um programa no SBT em março, nas tardes da emissora, entregando o horário para Luiz Datena, que deixou a Band e já está no canal de Silvio Santos. A equipe de apoio não perdeu o bom humor e já brinca com a situação, falando em “transição pacífica” sem as “cadeiradas” do período eleitoral.

NATUREZA

Há cerca de meio século, grandes compositores brasileiros alertavam sobre a preservação da natureza. Tom Jobim, em Águas de Março; Paulinho da Viola, em Amor à Natureza; Caetano Veloso, em Luz do Sol; e Chico Buarque, em Passaredo. Os compositores paraenses também abordam o tema, mas, infelizmente, “a força da grana que destrói coisas belas” ainda prevalece.

CAPITANIA

O CMG Calfa, Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, e o CC Saulo embarcaram no último dia 15, acompanhados pelo prático Marcelo Salgado, no navio Viking Sea, no trecho Mosqueiro–Canal do Minas. O objetivo foi avaliar a navegação e a manobra de fundeio no canal, bem como o desembarque de passageiros para as lanchas de apoio que os conduzem à terra firme. A iniciativa visa preparar a região para a COP 30.

HENVIL

A Empresa de Navegação Henvil recebeu uma Menção Honrosa da Capitania dos Portos pela contribuição à segurança da navegação na Amazônia. “Esse reconhecimento é mérito de todos os colaboradores da empresa. Agradeço o empenho de cada um e vamos seguir firmes com o nosso objetivo de fazer sempre o melhor”, afirmou o armador Daniel Pereira, presidente da Henvil.