Edival Tork, Presidente das Docas de Santana

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santana é referência no Arco Norte.

O diretor presidente da Companhia das Docas de Santana, no Amapá, Edival Tork, vem colhendo bons frutos de sua duradoura gestão no cargo, graças ao dinamismo e à posição estratégica do porto que está situado mais próximo da Ásia, Europa e África, diminuindo custos e distâncias no processo de exportação e importação.
“Um navio proveniente da China está chegando em nosso porto nesta semana trazendo biofertilizantes, placas de energia solar e outros equipamentos e levará daqui nosso commodities como grãos e minérios, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento regional” afiança Tork.
O porto de Santana pertence à prefeitura da cidade e merece toda a atenção do prefeito Sebastião “Bala” Rocha, que acredita no crescimento das exportações e sua importância no processo de desenvolvimento do Amapá, ainda mais com a perspectiva da perfuração do poço de petróleo na costa do atlântico.
O cavaco de madeira, oriundo da indústria madeireira da região, ainda é o produto mais demandado concorrendo com a bauxita, minério de ferro e agora, a produção de grãos como soja e milho, que vem crescendo exponencialmente.
“Nosso porto tem um calado de 11,50 m mas pretendemos atingir cerca de 12 metros para recebermos, futuramente, navios de até 70 toneladas de carga e tornarmos a porta de entrada para a região norte passando a trabalhar com containers e novas tecnologias”, assevera Edival.
Atualmente o porto possui apenas dois berços, porém há interesse crescente do Ministério de Portos em ampliar essa estrutura investindo também na qualificação de pessoal, cursos técnicos e concurso público.
“O porto tem papel fundamental no crescimento econômico da região transformando o Amapá em centro exportador principalmente com a exploração do petróleo”, destaca Tork.

Macapá sonha com os royalties do petróleo para se desenvolver.

Uma capital com mais de 400 mil habitantes com ruas e avenidas largas, população acolhedora e diversa com representação de vários estados, economia em crescimento assim como o comércio, turismo, e setor de serviços.
Essa é a marca registrada de Macapá, que cresceu muito na administração passada do ex-prefeito e atual Governador do Estado Clécio Luís e do atual prefeito Dr. Furlan, que implantou na cidade espaços de lazer, cultura e esporte, investiu na infraestrutura urbana e atraiu novos investimentos, gerando mais emprego e renda.
Após o anúncio da prospecção de petróleo na costa atlântica pela Petrobras, que o presidente Lula deve dar o “aprovo”; em breve, cresceu o interesse pela região e muitos empreendedores e aventureiros começam a instalar-se na região, o que fez aumentar os preços dos imóveis, das terras e até o comércio passou a vender mais.
A cidade tem uma excelente estrutura turística com bons hotéis, hosteis, restaurantes com comida de qualidade, pizzarias, uma orla excelente para caminhadas, recreios, lazer e contemplação, além de mercados públicos, casas de artesanato e outras atrações. Vá conhecer Macapá, ela vai lhe surpreender.

MARES & RIOS

BATISMO

O momento mais importante da solenidade de Batismo do navio Hidrográfico Amapá Explore, que aconteceu na tarde da última terça-feira, no píer da capitania dos portos do Amapá, foi quando a madrinha da embarcação, a primeira dama do Estado Priscilla Flores, estourou o champanhe no casco da embarcação. Inclusive, levou seu esposo, governador do estado Clécio Luís, a comentar que ela acertou a garrafa no lugar determinado pelo cerimonial do evento. Vale ressaltar que, o simpático casal Clécio Luís e Priscilla Flores (foto), se destaca pela maneira cortês com que trataram todos os presentes à solenidade.

ARQUIDIOCESE – O novo arcebispo coadjutor de Belém, Dom Julio Endi Akamine, tem chegada prevista à capital paraense no dia 19 de maio, às 20h20, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. De acordo com a Arquidiocese de Belém, haverá uma programação especial de acolhida ao religioso, que assumirá o posto de arcebispo titular após a renúncia de Dom Alberto Taveira, prevista para o dia 26 de maio.
Dom Julio Endi Akamine, SAC, nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP). Ingressou no seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 1975 e foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988. É mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

CARNAVAL – Logo mais, às 19h30, acontecerá na Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) a primeira reunião para discutir o desfile das escolas de samba do grupo especial do Carnaval 2026. Participarão da reunião as oito escolas de samba, além da ESA. O principal tema da reunião, certamente, será a volta do desfile oficial para o sábado magro de Carnaval, como vinha ocorrendo até 2023. Há, inclusive, um movimento entre as escolas de samba para que o Carnaval não aconteça durante a Quaresma, como ocorreu nos dois últimos anos — um pleito também defendido por quem faz o Carnaval em Belém.

MÚSICA – O cantor e compositor paraense Arthur Nogueira presta uma homenagem ao seu maior parceiro de canções, o poeta e filósofo Antonio Cicero (1945–2024). Após estrear em São Paulo e circular por países da Europa, o espetáculo “Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” faz nova apresentação em Belém no dia 31 de maio, no Teatro do Sesi.
Os ingressos já estão à venda. Em formato intimista de voz, violão e guitarra, o show reúne músicas compostas por Nogueira e Cícero na última década, além de clássicos escritos pelo poeta em parceria com Marina Lima e Adriana Calcanhotto.

TURISMO – O jornalista Pedro Medina foi à Macapá produzir notícias para esta página e visitou o Centro de Atendimento ao Turista, sendo recebido pela secretária de turismo, Lidiane Vieira. Aproveitou para conhecer o imenso trapiche Eliezer Levi que é dotado de um bondinho para transportar turistas até uma plataforma em pleno rio amazonas, com uma visão magnífica da orla da cidade.