


A Diretoria da Cooperativa Unipilot, liderada pelo prático Adonis Passos, realizou no final da tarde de ontem, no píer da Capitania dos Portos do Amapá, a cerimônia de batismo do navio Amapá Explore.
A embarcação foi adquirida pela cooperativa para a realização de serviços de hidrografia e batimetria no Canal da Barra Norte e no Rio Amazonas, representando um marco histórico para a praticagem na região. Com essa aquisição, a cooperativa amplia sua atuação, contribuindo ainda mais para a segurança da navegação.
Ressalta-se que, embora credenciada como Entidade Executante de Levantamentos Hidrográficos, a cooperativa atuará sempre sob supervisão da Autoridade Marítima, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval.
A Solenidade foi prestigiada por um grande número de convidados, e Autoridades, entre eles, o Vice-Almirante Batista, Contra-Almirante Coelho Rangel, o Governador Clécio Luis e sua esposa Priscilla Flores, o Ministro Waldez Goes, Desembargador Ruberval Presidente do TJ do Amapá, CF Daniel Capitão dos Portos do Amapá, o General de Brigada Roberval Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e dos Práticos Adonis, Falcão, Francisco e Serra; e o Gerente da Unipilot Fróes.
Santarém ganha novo terminal de embarque de grãos

Após dois anos da realização da licitação para a instalação dos quadros de bóias APT-2 e APT-3, situados dentro da zona alfandegada do Porto de Santarém, as boias referentes ao quadro de amarração da LDC começaram, finalmente, a ser instaladas. A previsão é de que entrem em operação de carregamento de grãos no novo TUP, iniciem já no próximo mês.
Com isso, o Porto de Santarém — considerado o mais importante do Arco Amazônico — amplia sua capacidade de embarque de grãos. A expectativa é de que as boias do APT-2 também sejam posicionadas em breve, assim que for liberada a licença ambiental.
Com a inauguração do quadro de bóias APT-3, o porto passa a contar com cinco TUPs em operação, além de dois terminais que operam com navios fundeados, totalizando sete navios em operação simultânea. E com isso, o Porto de Santarém se consolida como líder em toneladas de grãos embarcados no Arco Norte.
MARES & RIOS
PARINTINS – Está sendo realizado a acquadinâmica modelagem numérica e análise de risco ambiental, do grupo Acquaplan em Santa Catarina, que são os testes de simulação de risco para implantação do quadro de bóias do porto de Parintins. Para que o porto volte a receber navios de turismo que se deslocam para o município. Participarão do teste os práticos Romena de Aragon e Rafael Costa Lima.
Hoje, os navios operam em Parintins fundeados e os turistas se deslocam para a cidade em embarcações menores do próprio navio, o que reduz o número de passageiros que vão conhecer a cidade. Com o navio atracado, fatalmente o número de turistas que irão visitar a cidade será um número bem expressivo.
NOVA DOCA – A Quadra 3 do Parque Linear da Nova Doca, em Belém, já está visível para a população após a retirada dos tapumes pelo Governo do Pará. Localizada entre a Rua Municipalidade e a Avenida Senador Lemos, a área de aproximadamente 190 metros está em fase final de obras, recebendo acabamento, paisagismo e instalação de equipamentos como brinquedos infantis, espaço pet, ciclovia e pergolados.
Além disso, o projeto inclui o plantio de 180 árvores ao longo das oito quadras do canal e a implementação de sistemas de tratamento de efluentes por wetlands, visando à purificação da água. Essas intervenções fazem parte das obras estruturantes para a COP 30, que será realizada em Belém em novembro, e têm como objetivo melhorar a infraestrutura urbana, promover sustentabilidade e impulsionar o comércio local.
DOAÇÃO – O governo brasileiro encaminhou ao Congresso Nacional, em 8 de maio de 2025, um projeto de lei autorizando a doação de dois helicópteros Bell 206B Jet Ranger III, designados IH-6B na Marinha do Brasil, à Armada Nacional do Uruguai. Essa iniciativa ocorre no contexto da substituição desses modelos pelo Airbus Helibras H125 (IH-18), que será utilizado na formação prática de voo dos Oficiais-Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), ministrado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).
FUTEBOL – Ufa! O Campeonato Paraense de Futebol-FPF, 2025, chegou ao fim, uma semana antes do fim do Campeonato Amapaense, que é a última Federação do ranking da CBF. Foi o Campeonato mais longo realizado no futebol paraense, sem contar que foi o mais deficitário e mais caro, para os clubes filiados, pois todos os clubes participantes registraram grande prejuízo.
Até mesmo os gigantes Remo e Paysandu, que participaram da final, não escaparam do prejuízo. Segundo comentários, somente a Federação ganhou com a organização do Campeonato.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Movimentação portuária de grãos soma 47 milhões de toneladas.
-
Movimentação portuária de grãos soma 47 milhões de toneladas no primeiro trimestre, com destaque para soja e novos mercados.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CDSA recebe visita institucional da Bram Offshore.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Setor portuário exporta mais de 40 milhões de toneladas em 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – 10 anos da Cooperativa Unipilot.