Câmara de Palmas celebra 25 anos da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins em sessão solene.

Em reconhecimento à importância estratégica da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) para o Estado, a Câmara Municipal de Palmas promoveu nesta quarta-feira, 21, uma Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de atuação da instituição. A solenidade destacou o papel fundamental da CFAT na segurança da navegação, no desenvolvimento regional e na proteção dos recursos hídricos tocantinenses.

Durante a cerimônia, o presidente da Casa Legislativa, vereador Marilon Barbosa (Republicanos), enfatizou a missão da Capitania na preservação de um dos maiores patrimônios naturais do país. “A CFAT zela pela preservação e uso sustentável da maior riqueza natural do Estado: a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, a maior e integralmente no território brasileiro e a quarta maior da América do Sul”, pontuou.

O comandante da Capitania, Guilherme Oliveira Chagas, aproveitou o momento para compartilhar a trajetória da unidade militar desde sua fundação e os impactos de suas ações ao longo do tempo. Ele apresentou números que reforçam a relevância da CFAT, como o cadastro de mais de 13 mil embarcações, a formação de mais de 7 mil aquaviários profissionais e a condução de mais de 4 mil processos cartoriais por ano. “Cumprimos cada tarefa com retidão e firmeza de propósito, formamos aquaviários, habilitamos amadores, fiscalizamos embarcações, salvamos vidas e cada um desses atos, por mais rotineiro que pareça, é um elo na corrente da soberania nacional”, declarou.

A presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Tocantins (SOAMAR-TO), Valquíria Moreira Rezende, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, Coronel Ornelas, e o secretário municipal Carlos Júnior – que representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos – também prestaram homenagens. Em sua fala, o coronel destacou o esforço e a eficiência da equipe da Capitania. “São 70 honrosos militares, homens e mulheres, que fazem com um efetivo pequeno, mas grandioso na solução, na sua atribuição, na sua execução do serviço de proteger os lagos e rios do Tocantins”, frisou.

A sessão contou ainda com manifestações dos vereadores Thiago Borges (PL), Dr. Vinicius Pires (Republicanos), Carlos Amastha (PSB), Pr. Manoel Bomfim (Podemos), MaryCats da Causa Animal (Podemos), Walter Viana (PRD), Márcio Reis (PSDB) e Dian Carlos (Solidariedade), que subiram à tribuna para enaltecer a atuação da Capitania e parabenizar a instituição por seu legado em prol da navegação segura e do desenvolvimento sustentável do Estado.

Por Assessoria.