Terminal de Porto Trombetas, um dos principais do Arco Amazônico.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Setor portuário exporta mais de 40 milhões de toneladas em 2024.

Os portos de Vila do Conde, Santarém e Trombetas exportaram juntos mais de 40 milhões de toneladas de produtos como soja, milho, bauxita e adubos — um recorde que tende a ser superado a cada ano, dada a posição geográfica privilegiada do Pará, mais próxima de outros continentes, o que reduz o custo do frete e torna nossos commodities mais atrativos.
Tanto a Companhia Docas do Pará quanto grandes empresas do setor vêm investindo na melhoria e ampliação dos portos, de olho no crescimento da produção agroindustrial e na exaustão dos portos do Sul e Sudeste, que já operam no limite.
Segundo empresários que atuam nos terminais de uso privado, os TUPs, é necessário maior investimento público na estruturação de terminais — com ampliação de berços, áreas para contêineres e movimentação de cargas como minérios, que exigem amplo espaço.
Técnicos do setor avaliam que o derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, e a futura Ferrogrão — ferrovia da soja, ligando Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA), com quase mil quilômetros de extensão — farão do Arco Norte um vetor essencial para o crescimento das exportações do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Para isso, os portos precisam avançar e se consolidar para atender à crescente demanda.

MARES & RIOS

PRATICAGEM

O Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot está realizando uma série de estudos que serão encaminhados à autoridade marítima, contemplando diversos pontos da ZP-01. Entre eles, a utilização de PPU no porto de Juruti, a implantação do TUP da CIANPORT em Santana, o regulamento de trânsito das APTs em Santarém, a atracação no píer interno da Atem e o fundeio com dois ferros em Itacoatiara durante a cheia ou em corrente acima de três nós.

FUZILEIROS

O deputado federal Pastor Cláudio Mariano participou da cerimônia de encerramento do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (C-Exp-OpRib 2025), promovido pelo 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval. Durante o evento, o parlamentar fez a entrega da premiação ao primeiro colocado do curso.
O deputado tem marcado presença constante nas atividades do Grupamento, inclusive destinando emendas para obras de infraestrutura da organização militar.

UFRA

A reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Herdjania Lima, firmou um acordo de cooperação com a Universidade de Hohai, na China, para o desenvolvimento de biofertilizantes e a criação do Parque de Inovação Agrotecnológica, com investimentos de R$ 10 milhões.
O biofertilizante será usado na recuperação de áreas degradadas, reduzindo o uso de fertilizantes derivados de petróleo, nocivos ao meio ambiente. Já o Parque de Inovação marca um novo ciclo de desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem, impulsionando a excelência educacional e científica da instituição.
Herdjania vem promovendo uma gestão participativa com docentes e discentes, estimulando parcerias com prefeituras e entidades em diversas áreas do conhecimento. A UFRA conta atualmente com 12 mil alunos e 565 professores, a maioria com doutorado. A reitora é candidata à reeleição e conta com amplo apoio da comunidade acadêmica.