O Porto de Santarém vem se consolidando como o principal porto do Arco Amazônico e, mais uma vez, registrou movimentação recorde no último mês de março, com 1,7 milhão de toneladas de grãos embarcados. Já o Porto de Vila do Conde ficou em segundo lugar, com 1,4 milhão de toneladas. O aumento no volume de grãos embarcados pelos portos do Pará foi de 2,76%, impulsionado principalmente pelas cargas gerais, que apresentaram crescimento de 271,3%, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos.
Até o fim desta década, de acordo com o ministério, os portos das regiões Norte e Nordeste devem responder por quase 50% do escoamento de granéis vegetais do país. Atualmente, essas duas regiões já produzem quase metade da safra nacional.
O crescimento expressivo nas movimentações portuárias da região amazônica se deve, sobretudo, à atuação dos portos do Arco Norte, que desempenham papel fundamental no escoamento da safra agrícola. O arco compreende portos e estações de transbordo em estados como Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão, sendo considerado essencial para o escoamento dos grãos produzidos, principalmente, no Centro-Oeste.
A expectativa é de que o volume de grãos embarcados pelo Porto de Santarém aumente nos próximos meses, com a entrada em operação de mais quatro terminais: duas bóias APTs (02 e 03) no Rio Tapajós, as bóias do Terminal de Curuá-Una no Rio Amazonas, além de um ou dois novos berços no Terminal da ATEM.
FAB promove maior campanha humanitária da história na Amazônia.

A Força Aérea Brasileira iniciou, no dia 12 de junho, o EXCELSIOR 2025, o maior exercício de campanha humanitária já realizado pela instituição na região amazônica. A operação segue até 29 de junho, beneficiando comunidades urbanas e ribeirinhas dos municípios de Santarém, Monte Alegre e Breves, no Pará.
A ação mobiliza 170 profissionais e conta com um hospital de campanha flutuante, instalado sobre quatro balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), com capacidade para até mil atendimentos diários. A população tem acesso a serviços médicos em diversas especialidades, como Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria, Cardiologia, Ortopedia e Psicologia, além de exames laboratoriais, de imagem e oftalmológicos — com confecção de óculos no próprio local.
Além da assistência em saúde, a campanha oferece ações sociais e uma parceria com a Fiocruz para o rastreamento precoce do câncer do colo do útero. Segundo o comandante do exercício, Major-Brigadeiro José Virgílio Guedes de Avellar, a missão alia treinamento militar à solidariedade, com foco em populações com acesso limitado a serviços básicos.
O EXCELSIOR é promovido pelo Comando da Aeronáutica e envolve diversas unidades da FAB, entre elas: EMAER, COMAE, DIRSA, DIRAD, I COMAR, COMARA e o GALC.
MARES & RIOS
OBRA – A Prefeitura de Santo Antônio do Tauá conseguiu a liberação de R$ 4 milhões destinados à reforma e urbanização de uma praça, após ação do advogado tributarista Cássio Mácola junto ao Tribunal Regional Federal. Cássio é paraense de Belém, filho de Ítalo Mácola — que ocupou diversos cargos na administração estadual —, mas atualmente está radicado em Brasília, onde dirige um escritório de advocacia especializado no atendimento a prefeituras e órgãos públicos.
HENVIL PRONTA PARA O VERÃO – A empresa Henvil de Navegação concluiu a revisão completa de seus quatro ferry boats, que estarão operando na travessia para o Marajó a partir do início de julho, quando a demanda turística aumenta significativamente. Com o maior ferry boat do Norte do Brasil — o Henvil I, com capacidade para mais de mil pessoas, sala VIP, elevador e 120 veículos de passeio — a empresa também opera os ferries Domingos Acatauassu Teixeira Gueiros e Rainha da Condor, totalizando capacidade diária para três mil passageiros e mais de duzentos veículos.
Segundo Daniel Pereira, presidente da empresa, os clientes já podem adquirir passagens com antecedência no site oficial da Henvil e embarcar do porto de Icoaraci até o terminal de Camará, em Salvaterra, com segurança e conforto em uma viagem de aproximadamente três horas, dependendo da maré. Em julho, a empresa lançará o catamarã Álamo, rápido e espaçoso, que fará a travessia em cerca de uma hora e meia, ideal para quem viaja sem veículo.
ELEIÇÕES – Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em debate no Congresso Nacional pretende extinguir a reeleição para prefeitos, governadores e o presidente da República, ampliando o mandato para cinco anos. Segundo pesquisas, cerca de 60% da população aprova a medida. O Congresso demonstra interesse em avançar com a proposta, que pode também impactar o mandato de parlamentares e, futuramente, a forma de escolha dos ministros do STF.
FUTEBOL DE BASE DA FPF – O diretor de competições de base da Federação Paraense de Futebol, Sr. Flávio Goiano, que também preside o clube Fonte Nova — atualmente rebatizado como Urumajo, sem respaldo jurídico —, tem sido alvo de críticas por alterar regulamentos e tabelas das competições no decorrer dos campeonatos, de forma arbitrária.
Quando atuava em Maracanã-PA com o clube Fonte Nova, Flávio abandonou a vaga da equipe na Taça São Paulo de 2024, prejudicando atletas e beneficiando o Carajás. Coincidentemente, ainda em 2024, assumiu como diretor de futebol do próprio Carajás, sem deixar o cargo de diretor de base da FPF, o que levanta suspeitas de conflito de interesse.
Além de dirigir o clube, atuar na FPF e exercer papel de empresário de atletas, todas essas funções são aparentemente exercidas com anuência da presidência da Federação. Alô, Sávio Brabo, promotor de Justiça! Alô, Conselho de Ética da CBF!
FUTEBOL – O Atlético do Marajó, primeiro clube profissional da região, sediado na cidade de Breves e conhecido como Boto, deu um verdadeiro show no último domingo (15), ao virar o jogo e vencer o São Raimundo de Santarém por 3 a 1, na Arena Marajó. Com a vitória, assumiu a liderança do Grupo C do Campeonato Paraense da Segunda Divisão (A2). A Prefeitura de Breves segue firme no compromisso de investir no esporte como ferramenta de transformação social, desenvolvimento do município e promoção de conquistas históricas.
Notícias relacionadas
-
Fiscalização integrada reforça segurança nos rios e ilhas de Belém no início de julho.
-
Associação de Terminais Portuários Privados abre inscrições para Prêmio ATP 2025.
-
Saiba como participar da Romaria Fluvial; Marinha vai anunciar regras.
-
Piratas deram prejuízo de R$ 35 milhões com roubos de cargas de embarcações no AM
-
Zona Franca de Manaus se beneficia de isenção de tributo para cargas do Norte e Nordeste