A apreensão, motivada pelo transporte irregular da carga, ocorreu durante a inspeção de uma embarcação que saiu de Almeirim com destino a Belém.
Mais de uma tonelada de pescado irregular, com várias espécies, foi apreendida na manhã desta segunda-feira (23) em Breves, no Marajó. A mercadoria, que saiu do município de Almeirim, no oeste paraense, tinha como destino Belém. Todo o pescado, que totalizou 1.230 quilos, foi recolhido e doado à Igreja da Paz de Breves, que o distribuiu entre famílias da comunidade ribeirinha.
A ação foi realizada pela equipe integrada da Base Fluvial Antônio Lemos, instalada no Arquipélago do Marajó. Segundo as informações policiais, os agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fiscalizavam a embarcação “F/B Amazonas VI”. Os militares constataram que o pescado era transportado em isopores, sem a documentação exigida por lei, como comprovante de origem ou autorização do órgão competente, e sem armazenamento adequado. Pela quantidade, o pescado deveria estar acondicionado em câmara frigorífica.
A carga foi apreendida juntamente com nove freezers e três isopores grandes. Além disso, o comandante da embarcação recebeu multa de R$ 22.770,00, e a empresa de navegação, autuada por coautoria no transporte, foi multada em R$ 30.700,00.
Para Ualame Machado, titular da Segup, a apreensão demonstra a eficiência no combate a ilícitos ambientais e demais crimes na malha fluvial paraense.
“É importante ressaltar que esse tipo de infração pode representar outros ilícitos, como sonegação fiscal. Além disso, a falta da documentação exigida por lei também compromete a averiguação da origem do pescado. O trabalho feito na Base Antônio Lemos reforça o compromisso da segurança pública na preservação da ordem, incluindo as questões ambientais”, disse o gestor.
Por Agência Pará.
Notícias relacionadas
-
Guarda Portuária promove treinamento contra ameaça de bombas no Porto de Santos.
-
O Pedral do Lourenço e a hipocrisia global: enquanto a China avança, o Brasil estagna.
-
Comando da Marinha abre concurso para civis em diferentes áreas de formação: veja como se candidatar.
-
“Lancha Geladão” começa a operar entre Belém e Mosqueiro.
-
Porto do Itaqui avança em diálogo com o Instituto de Praticagem do Brasil para fortalecer segurança da navegação e atrair investimentos.