Ação visa reforçar a segurança da navegação durante o período de férias escolares no Pará.
A Marinha do Brasil (MB) realizará, de 1º a 31 de julho de 2025, a Operação “Navegue Seguro” nos rios do Pará, com o objetivo de reforçar o cumprimento das normas de segurança da navegação e contribuir para a preservação do meio ambiente no mar e nos rios da região. As atividades de fiscalização do tráfego aquaviário serão intensificadas, com ênfase nas embarcações de transporte de passageiros, esporte e recreio, como lanchas, iates e motos aquáticas.
Durante esse período, equipes de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) estarão presentes em 13 localidades paraenses: Marabá, Curralinho, Breves, Portel, Marudá, Algodoal, Tucuruí, Itupiranga, Redenção, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Salinópolis e Belém.
Na capital, as ações também se concentrarão em pontos estratégicos, como o Distrito de Icoaraci, a Ilha do Combu, o Terminal Hidroviário de Belém, o Terminal Hidroviário Ruy Barata (Praça Princesa Isabel), os portos localizados na Avenida Bernardo Sayão e no tradicional Ver-o-Peso. As abordagens realizadas pelas equipes envolverão a verificação das habilitações dos condutores, da lotação permitida, da documentação obrigatória e das condições de navegabilidade das embarcações.
Com essa operação, a MB reafirma seu compromisso com a segurança da navegação, a proteção da vida humana no mar e nos rios e a preservação do meio ambiente, intensificando a fiscalização e contribuindo para um tráfego aquaviário mais seguro e responsável neste período de férias escolares.
A MB disponibiliza ao cidadão o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, pelo telefone 185, além dos contatos da CPAOR: (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagens). Os canais estão abertos para receber informações sobre qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e nas vias navegáveis, a segurança da navegação ou que represente risco de poluição ambiental.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
Guarda Portuária promove treinamento contra ameaça de bombas no Porto de Santos.
-
O Pedral do Lourenço e a hipocrisia global: enquanto a China avança, o Brasil estagna.
-
Comando da Marinha abre concurso para civis em diferentes áreas de formação: veja como se candidatar.
-
“Lancha Geladão” começa a operar entre Belém e Mosqueiro.
-
Porto do Itaqui avança em diálogo com o Instituto de Praticagem do Brasil para fortalecer segurança da navegação e atrair investimentos.