A Guarda Portuária de Santos promoveu um curso intensivo de Gerenciamento de Ameaças de Bombas, reforçando o compromisso da APS com a segurança do maior complexo logístico do hemisfério sul.
Ministrado pelo Grupo Abrapam, o curso contou com formação teórica pela manhã e um simulado prático, à tarde, no terminal Concais.
A capacitação reuniu mais de cem participantes, incluindo forças de segurança estaduais e municipais, representantes da Marinha, das Prefeituras da Baixada Santista, de autoridades anuentes do Porto e de diversos terminais que operam cargas no complexo.
Rafael Gonçalves, supervisor da Guarda Portuária, explica que o objetivo do treinamento é capacitar o maior número possível de atores para identificar, reagir e gerenciar situações de risco. “A integração entre Guarda Portuária e demais agentes é fundamental para mitigar e combater ameaças à vida e à fluidez e segurança das operações do principal corredor logístico do país”, afirma.
A aula prática simulou uma situação real de varredura para encontrar dispositivos explosivos, com evacuação, isolamento, bloqueio de vias e abordagem de suspeitos. Já o módulo teórico, que ocorreu no Centro de Treinamento da APS, versou sobre artefatos explosivos, protocolos de segurança, avaliação de risco e melhores práticas internacionais de resposta a eventos críticos em áreas sensíveis.
“Treinamentos como este são fundamentais para integrar as equipes de segurança pública e privada, garantindo uma resposta coordenada e eficiente diante de ameaças reais”, avalia Erasmo Gomes, diretor da Abrapam e instrutor responsável pelo treinamento.
Notícias relacionadas
-
Gigante da logística passa a operar terminal graneleiro no Amazonas.
-
Belém – Operações dos portos do Ver-o-Peso serão transferidas para novo Terminal Fluvial da Tamandaré.
-
Terminal da Atem em Belém sedia operação inédita na América do Sul.
-
Antaq suspende cobrança da ‘Taxa de Seca’ no transporte para Manaus.
-
Portos hidroviários movimentam quase 20 milhões de toneladas de grãos.

