General Santana Netto, CA Coelho Rangel, General Feitosa, Luiz Omar II, Luiz Omar, VA Batista, General Nagy e CMG José Fábio

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse do novo Chefe do Estado-Maior do 4º DN.

Em solenidade presidida pelo Vice-Almirante Batista, Comandante do 4º Distrito Naval, foi realizada, na última sexta-feira, a posse do Capitão de Mar e Guerra José Fábio como novo Chefe do Estado-Maior, em substituição ao Contra-Almirante Coelho Rangel, transferido para Brasília após quase dois anos no cargo.
Durante sua gestão, o Contra-Almirante Coelho Rangel participou ativamente de momentos importantes para o Distrito, como a coordenação geral do Círio Fluvial nos anos de 2023 e 2024, além de sua destacada atuação no Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Barra Norte do Rio Amazonas, onde demonstrou habilidade técnica na construção de consensos voltados à segurança da navegação e à fluidez do tráfego marítimo.
Um dos episódios mais marcantes de sua passagem pela Chefia foi a coordenação operacional das ações de busca e resgate no desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre os estados do Tocantins e Maranhão. Em um momento de grande comoção, o Almirante demonstrou plena liderança e sensatez, conduzindo os trabalhos com equilíbrio e humanidade — o que trouxe conforto às famílias das vítimas.
A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento ao trabalho realizado pelo Contra-Almirante Coelho Rangel e pela confiança depositada no novo Chefe do Estado-Maior, CMG José Fábio, que assume a função com o compromisso de dar continuidade às missões estratégicas do 4º Distrito Naval.

Bem remunerado, presidente da FPF anuncia investimento irrisório no futebol paraense.

As eleições da Federação Paraense de Futebol (FPF) estão se aproximando e uma enxurrada de promessas começou a circular nas redes e nos bastidores do futebol local. Vídeos emocionais, discursos bem editados e anúncios de investimentos chamam atenção, mas escondem uma realidade difícil de ignorar. O futebol paraense não avançou nada.
O programa “FPF Realiza”, criado pela atual gestão, divulgou ter investido R$ 300 mil em 97 ligas municipais. Eu faço a conta ou vocês fazem? No vídeo promocional, o presidente Ricardo Gluck Paul promete dobrar esse valor, ou seja, R$ 600 mil às ligas. Um deboche vindo quem acumula cargos de presidente da FPF e vice-presidente da CBF. O valor deve ser 10% do que, só ele, recebe em remunerações ao longo do ano?
Enquanto isso, clubes seguem sem local adequado para jogar e treinar, transporte deficitário e arbitragem distante do profissionalismo. O futebol de base, também citado no vídeo como prioridade, com a promessa de fortalecimento de competições e distribuição. Bolas? Clubes menores participam sem condições técnicas, e resultados como 20 gols de diferença foram frequentes, especialmente no futebol feminino.
O que se vê é um ciclo viciado que se repete a cada eleição e não se sustenta. Campeonatos paralisados, clubes sem receita, e agora, com as eleições se avizinhando, a propaganda institucional tenta pintar um cenário promissor. Quem vive o futebol no dia a dia sabe que muito se promete, mas pouco se realiza.

MARES & RIOS

PARQUE DA CIDADE – A Prefeitura de Belém realizou, nesta sexta-feira (1º), uma ação de ordenamento urbano no entorno do Parque da Cidade, com foco na desobstrução de calçadas, ciclovias, ciclofaixas e faixas de pedestres que estavam sendo ocupadas irregularmente por comerciantes informais.
O objetivo é melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de pedestres e ciclistas em uma área de grande circulação. “A principal dificuldade no entorno do Parque da Cidade era justamente a obstrução das calçadas e faixas por barracas e estruturas irregulares. Com essa reorganização, garantimos mais fluidez e segurança para quem transita diariamente pela área”, explicou um representante da gestão municipal.

TARIFA – Um levantamento da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-FIEPA) e do Observatório da Indústria do Pará, estima que a nova tarifa adicional de até 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros — oficializada na última quarta-feira (30) — terá impacto moderado nas exportações paraenses.
Isso se deve ao fato de o governo norte-americano ter concedido quase 700 exceções à lista de itens sujeitos à sobretaxa, incluindo os principais produtos que o Pará comercializa com o mercado dos EUA.

CINEMA – A atriz Carolina Oliveira (foto), que esteve no Pará para as gravações do longa-metragem Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista, dirigido por Roger Elarrat, aproveitou uns dias de folga em Soure, no Marajó.
Hospedada no Casarão da Amazônia, Carolina contou com a assessoria de Madson, conhecido como “embaixador do Marajó”. Em sua imersão na cultura local, participou de passeios pelos igarapés, montaria em búfalos, ordenha, visita a ateliê de cerâmica, degustação de turu e muito carimbó.

SOCIAL – Quem celebrou idade nova ontem foi o General de Brigada Nagy. Ao lado da esposa Carol, o aniversariante recebeu amigos em uma animada festa, marcada por alegria, boa música e uma surpresa: a performance vocal do próprio General, que foi o cantor principal do evento — e que talento!

AMAPÁ NA FRENTE – A Companhia Docas de Santana (CDSA) registrou forte crescimento na movimentação de cargas no Porto de Santana em maio de 2025. Segundo dados do Ministério dos Portos e da Antaq, o Amapá teve o maior crescimento percentual da Região Norte, com avanço de mais de 74% no volume total movimentado, puxado principalmente pelas exportações de soja, que mais que dobraram em comparação ao ano anterior. No primeiro semestre, as exportações de soja pela CDSA cresceram 41%, totalizando cerca de 469 mil toneladas.