Momento em que a sra. Lu Alckmin batiza a F201. (Foto: 1o Sgt. (FN) Pinho)

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Lançamento da Fragata Jerônimo de Albuquerque.

Na manhã de 8 de agosto de 2025, o Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), foi palco da cerimônia de lançamento da Fragata Jerônimo de Albuquerque (F201), segunda unidade do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) a ser entregue à Marinha do Brasil.
O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, acompanhado da esposa, Lu Alckmin — madrinha da embarcação, que realizou o batismo e recebeu a Medalha Mérito Tamandaré. Também participaram o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Construída integralmente no Brasil, a fragata representa um marco para a indústria naval nacional e para o fortalecimento da capacidade operacional da Força.
Com deslocamento de aproximadamente 3.500 toneladas, a Jerônimo de Albuquerque foi projetada para proteger os mais de 5,7 milhões de km² da chamada “Amazônia Azul” e executar missões como busca e salvamento, monitoramento ambiental, combate à pirataria e à pesca ilegal.
A construção, iniciada em novembro de 2023, seguiu o conceito modular, com blocos fabricados e integrados de forma independente, agilizando o processo e incorporando inovações como gêmeos digitais para simulação em tempo real. Equipada com convoo, hangar para helicópteros, radares, sensores e armamentos modernos, a nova fragata reforça a soberania marítima do país e consolida o êxito da parceria estratégica que viabilizou transferência de tecnologia e o fortalecimento da base industrial de defesa brasileira.

Exército leva atendimento médico a ribeirinhos e quilombolas.

O Comando Militar do Norte realizará, de 19 a 21 de agosto, uma Ação Cívico-Social (ACISO) fluvial nas ilhas de Abaetetuba (PA), levando atendimento médico, odontológico, psicológico e assistência social gratuita a comunidades ribeirinhas e quilombolas.
A iniciativa, em parceria com a Prefeitura local, contará com equipes do Hospital Geral de Belém e estrutura montada em um ferry-boat, oferecendo especialidades como clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia, além de testes rápidos, vacinação, coleta de preventivo, emissão de documentos e distribuição de medicamentos. A expectativa é beneficiar cerca de 3 mil pessoas.
O atendimento incluirá ainda serviços de alistamento e regularização militar, com informações sobre ingresso na carreira. A ação integra o adestramento logístico para a COP 30 e reforça o compromisso do Exército em servir à sociedade, levando cuidados e orientações a regiões de difícil acesso na Amazônia Oriental.

MARES & RIOS

CONGRESSO – Profissionais da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) do Pará confirmaram presença no 40º Congresso Nacional da categoria, que acontecerá em setembro, em Maceió (foto). O Ipioca Beach Resort, um dos mais renomados hotéis pé na areia de Alagoas, sediará o evento, que conta com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Alagoas e setores empresariais do turismo.
Os abrajetianos paraenses Flávio Pinto, José Aldo e Ivaldo Pinto são os principais organizadores, junto com o presidente da Abrajet Alagoas, Igor Pereira, que pretende mostrar o potencial turístico local, com suas praias exuberantes, gastronomia e a receptividade do povo alagoano.

TURISMO – Países como Espanha, Grécia e Itália recebem tantos turistas estrangeiros que parte da população começa a reclamar — chegando até a ofender ou agredir visitantes. Para efeito de comparação, o Brasil espera receber em 2025 cerca de 10 milhões de turistas estrangeiros, concentrados principalmente no Nordeste, Sul e Sudeste. Já a Espanha recebeu 90 milhões no ano passado, e a Grécia, mais de 35 milhões.

PARQUE DA CIDADE – Quem conheceu o antigo Aero Clube de Belém e agora visita o Parque da Cidade se surpreende com a transformação: a pista de pouso deu lugar a uma grande avenida com equipamentos de esporte, lazer, cultura e alimentação. O espaço também receberá eventos, como a COP 30.
O paisagismo, com túnel de palmeiras imperiais, flores e árvores adultas, valoriza o ambiente com traços amazônicos. Famílias de todas as classes sociais aproveitam banhos nos chafarizes, passeios de bicicleta, práticas esportivas, caminhada, skate, quadra poliesportiva coberta, anfiteatro e academia ao ar livre. O espaço será fechado na próxima semana e só reabrirá para a COP, em novembro. Corra para aproveitar.

FUTEBOL – Com a eliminação da Tuna Luso no primeiro mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro, o futebol paraense completa nove anos sem conseguir acesso da Série D para a Série C. O último a conquistar a vaga foi o Clube do Remo, em 2016.
Criada em 2009, a Série D teve, até hoje, apenas dois clubes paraenses que conseguiram o acesso: o São Raimundo de Santarém (campeão de 2009) e o Clube do Remo (2016). Um desempenho muito abaixo da grandeza do nosso futebol.