O Terminal Hidroviário de Passageiros Luiz Rebelo Neto, localizado no Armazém 9 da Avenida Marechal Hermes, vai dobrar sua capacidade operacional com a conclusão das obras do anexo no Armazém 10, previsto para ser entregue ainda este ano.
O Terminal 9 também passa por reformas, incluindo a instalação de um novo sistema de ar-condicionado, melhorias nos banheiros e a substituição de equipamentos como flutuantes e rampas de acesso — o que proporcionará mais segurança e conforto aos passageiros e turistas.
Atualmente, um dos berços de atracação está desativado devido ao desgaste de peças essenciais, impedindo seu funcionamento. Com isso, apenas um berço está operando, tornando as manobras mais lentas e impactando negativamente o embarque e desembarque, especialmente nas rotas operadas por empresas como Banav, Master Motors, Salmista, entre outras.
O novo terminal, no Galpão 10, seguirá o mesmo modelo estrutural do atual. Por estarem interligados, será possível ampliar o número de viagens para cidades do Marajó, como Ponta de Pedras, Salvaterra, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. Além disso, o novo espaço poderá receber embarcações de maior porte, permitindo a operação de linhas para Macapá e Manaus, em horários que não conflitem com as lanchas rápidas regionais, garantindo a segurança das operações.
Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso às ilhas de Belém, o Governo do Estado está finalizando também o Terminal Hidroviário da Avenida Almirante Tamandaré, na Cidade Velha. A obra visa beneficiar o turismo e ampliar a mobilidade aquaviária — especialmente relevante em um estado como o Pará, onde os rios funcionam como verdadeiras ruas e estradas, sendo meio essencial de deslocamento para metade dos municípios paraenses.
Somando-se ao novo terminal turístico de Icoaraci, destinado a receber navios internacionais de cruzeiro, Belém passa a contar com uma ampla estrutura portuária para atender turistas regionais, nacionais e estrangeiros. Essa expansão fortalece o turismo fluvial, valoriza a cultura local e impulsiona o modo de vida ribeirinho.
Conectividade chega à ilha do Combu.

Na manhã da última sexta-feira, foi inaugurada a torre de conectividade da Ilha do Combu — um projeto que rompe uma antiga barreira tecnológica e realiza um sonho aguardado há muitos anos pelos moradores da comunidade ribeirinha. A iniciativa, que leva sinal de telefonia e internet à região, representa um marco de inclusão digital e desenvolvimento social.
O projeto teve início no 4º Distrito Naval, quando o então comandante, hoje Almirante de Esquadra Edgar Barbosa, abraçou a ideia apresentada durante uma reunião da SOAMAR pelo prático Marcelo Salgado, presidente da empresa Pará River, que também ofereceu apoio logístico durante a obra. As operadoras TIM, Claro e Vivo foram fundamentais para a viabilização, atuando em conjunto na implantação do sistema.
A execução contou com o projeto de engenharia da IHS Brasil, que construiu uma torre de 60 metros com base reduzida e equipamentos internos, diminuindo o impacto visual e preservando a vegetação nativa. A estrutura abriga simultaneamente as três operadoras, reforçando o conceito de infraestrutura compartilhada, conciliando tecnologia, sustentabilidade e interesse público.
A iniciativa teve o apoio da ANATEL, do Governo do Pará, do Ministério Público, da Marinha do Brasil e da SOAMAR-PA. A torre foi instalada na área do restaurante ribeirinho, ponto estratégico da comunidade.
MARES & RIOS

UNIÃO BRASIL MULHER – O União Brasil Mulher Pará vive um momento especial com novas adesões à sigla neste segundo semestre de 2025. A presidente estadual do movimento, Cilene Sabino — que também comanda a Secretaria de Turismo e Cultura de Belém —, comemorou a posse das novas lideranças, como Sofia Couro, que assume a presidência do UB Mulher em Belém.
“Estamos firmes no propósito de fortalecer o protagonismo da mulher na política do nosso Estado”, afirmou Cilene.
A cerimônia de posse ocorreu no Teatro Casa Isaura Campos e contou com uma roda de conversa sobre políticas públicas de valorização e defesa dos direitos das mulheres e de crianças vítimas de violência. O encontro reuniu autoridades, lideranças comunitárias, estudantes e representantes de entidades voltadas ao público feminino.
“O União Brasil Mulher Pará está de portas abertas para o diálogo e para a construção de uma política inclusiva e de oportunidades para todas”, reforçou Cilene.

CONECTIVIDADE NA ILHA – Na inauguração da Torre de Conectividade da Ilha do Combu, realizada na sexta-feira (3), o colunista reencontrou os amigos Rômulo e Diego Magalhães (foto), integrantes da equipe da Anatel responsável pela implantação do projeto.
NAVIO “ATLÂNTICO” – O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” deixou o Porto de Belém com destino a São Luís (MA). A embarcação retorna à capital paraense no próximo dia 17 e deve permanecer atracada até o encerramento da COP 30.
Diante do sucesso de público durante sua última visita, é provável que o navio volte a ser aberto à visitação. A embarcação é comandada pelo Capitão de Mar e Guerra José Paulo.
TEATRO – Em devoção à Rainha da Amazônia, a Casa de Artes Tiago de Pinho apresentou, na última sexta-feira, no Teatro Margarida Schivasappa, o espetáculo “Pelas Mãos de Nazaré”, que emocionou o público ao narrar a origem da devoção a Nossa Senhora de Nazaré e a jornada de uma criança que encontra, no Círio, a força da fé.
Com trilha sonora ao vivo da cantora Renata del Pinho, a montagem contou com a participação da jovem Bia Risuenho, neta do colunista. A apresentação foi prestigiada pela família e pela presença especial da querida Sílvia Vendramin (foto).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Ministro da Defesa acompanha demonstração no Atlântico.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha incorpora o Navio de Assistência Hospitalar “Sargento Lima” na região Norte.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Avanço para o Porto de Santana.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Navio-Doca ‘Oiapoque’ reforça poder naval brasileiro.