SH VEGA navegando pelo estreito de Breves

NAVEGAÇÃO EM FOCO – A volta dos navios de turismo no Estreito de Breves.

Nesta semana, a tradicional e romântica navegação de navios de turismo pelo Estreito de Breves voltou a ser realizada. A viagem (Fazendinha-Breves-Mosqueiro) foi conduzida pelo naavio SH VEGA, sob a manobra dos Práticos da Bacia Amazônica, Leitão e Daniel, da empresa de praticagem BAP. A rota que liga Belém a Manaus havia sido interrompida nos últimos anos em razão do aumento do porte dos navios de cruzeiro que passaram a operar na região, ultrapassando o limite de comprimento admitido no canal, que é de no máximo 160 metros.
Muito utilizada nas décadas de 1980 e 1990, a rota era especialmente apreciada por turistas europeus pelo caráter singular da navegação pelos furos amazônicos. A cooperativa Unipilot acompanha com otimismo a retomada e espera um incremento do fluxo de navios de turismo no Estreito de Breves. Paralelamente, já realiza estudos a pedido da Petrobras para viabilizar o retorno da navegação de navios transportadores de gás pelo mesmo trecho, em uma perspectiva considerada altamente benéfica para a região.

Inovação em pauta no 12º Encontro ATP.

O 12º Encontro da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) foi realizado no Clube Naval, em Brasília, com foco na inovação como motor do desenvolvimento do setor portuário brasileiro. O evento reuniu executivos de terminais privados, representantes da Casa Civil, Ministério de Portos e Aeroportos, Secretaria Nacional de Portos, Marinha do Brasil, Antaq, CNT e especialistas do setor.
Na abertura, o presidente da ATP, Murillo Barbosa, destacou que a inovação é hoje uma necessidade estratégica para a modernização dos portos — marítimos e hidroviários — e ressaltou o protagonismo das associadas, responsáveis por cerca de 60% da movimentação portuária nacional nos segmentos de minério, petróleo e gás, agronegócio e contêineres.
A palestra magna foi ministrada por Michelle Schneider, especialista em tecnologia e membro da Singularity University, que abordou os “portos do futuro” na era da inteligência artificial, citando o Porto de Shanghai como referência em automação 24/7.
Na sequência, a diretora-executiva Gabriela Costa moderou o painel sobre inovação como indutora do desenvolvimento, enfatizando que a transformação tecnológica exige uma jornada colaborativa entre os diferentes atores do ecossistema portuário.
O encontro também celebrou as empresas vencedoras do Prêmio ATP 2025, nas categorias Inovação Tecnológica Portuária e Impacto Social Portuário, e foi encerrado com um coquetel em comemoração aos 12 anos da entidade. O evento contou com patrocínio de grandes players do setor logístico e industrial, reforçando a centralidade da inovação como vetor de competitividade e crescimento sustentável do setor portuário brasileiro.

MARES & RIOS

PETROBRAS – Na semana passada, a ONG inglesa Eko publicou um anúncio na Folha de S. Paulo pressionando o Governo Federal a desistir da exploração de petróleo na costa do Amapá — movimento que, segundo a Associação de Engenheiros da Petrobras, favorece interesses de empresas britânicas que atuam nas Guianas e no Suriname. Internamente, parte da sociedade brasileira também resiste ao projeto, utilizando a proximidade com a foz do Rio Amazonas como argumento para tentar impedir a exploração de uma riqueza bilionária com potencial de acelerar a transição energética e gerar royalties essenciais para regiões com baixos índices de desenvolvimento, como o Amapá e o Marajó.
Apesar das pressões, o Ibama concedeu a autorização, e a Petrobras iniciou a perfuração a cerca de 150 km de Oiapoque. A estatal estima que, até março, a sonda atinja mais de 4 mil metros de profundidade — etapa em que será possível avaliar a viabilidade econômica do poço. Caso a presença comercial de petróleo e gás seja confirmada, o projeto poderá transformar profundamente a economia da Região Norte, com impactos diretos para milhões de paraenses e amapaenses.

CARNE VERMELHA – Nutrólogos brasileiros recomendam que as famílias substituam suplementos alimentares industrializados por alimentos como fígado bovino, coração e moela de aves. Ricos em selênio, colágeno, cálcio e proteína, esses alimentos contribuem para combater o cansaço e a fraqueza, reduzem a irritabilidade, fortalecem os ossos e estimulam a memória — com destaque para os benefícios do fígado. Além disso, são mais acessíveis e saborosos: um bife de fígado ou um prato de miúdos acebolados pode ser uma opção nutritiva e bem mais apetecível.

BRASÍLIA – Durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada em Brasília sob a presidência do Major-Brigadeiro do Ar Damasceno, Comandante da Aeronáutica, destacaram-se as presenças de três oficiais-generais com forte vínculo com Belém: o Almirante de Esquadra Edgar Barbosa, ex-comandante do 4º Distrito Naval, e os Tenentes-Brigadeiros do Ar Nogueira e Medeiros, ambos ex-comandantes do I COMAR.

PROMOÇÃOO Contra-Almirante Jaques foi incluído na última quarta-feira na lista de promoções ao posto de Vice-Almirante e já está designado para assumir a Diretoria de Hidrografia e Navegação, em substituição ao Vice-Almirante Linhares, nomeado comandante do 8º Distrito Naval.
Com forte vínculo com Belém, o Almirante Jaques já exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior e Oficial de Operações do Comando do 4º Distrito Naval, além de ter comandado o Navio Auxiliar “Pará”. Sua última visita à capital paraense foi em novembro de 2024, quando, à frente da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), apresentou o Planejamento Espacial Marinho (PEM) em palestra no Auditório do Comando do 4º Distrito Naval.

CONVITE – A Academia Paraense de Letras realizará, no dia 30 de outubro de 2025, às 19h, a sessão solene de posse do escritor João de Jesus Paes Loureiro (foto), que ocupará a Cadeira nº 9 — patronímica de José Coelho da Gama e Abreu, o Barão de Marajó — anteriormente ocupada pelo saudoso professor Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. A saudação oficial será proferida pelo acadêmico Luiz Ernane Ferreira Ribeiro Malato. A cerimônia acontecerá na sede da APL, localizada na Rua João Diogo, nº 235, em Belém. O colunista registra e agradece o convite.