O colunista realizou, na manhã de ontem, uma visita de cortesia à Empresa de Navegação Bom Jesus, onde foi recebido pelo diretor-presidente Luiz Rebelo e pelo diretor de operações Raimundo Rebelo. Na ocasião, conferiu as modernas instalações da companhia, tanto no escritório quanto no píer de embarque de passageiros, de onde, diariamente, chegam e zarpam as embarcações com destino à região do Marajó, transportando pessoas e cargas para Curralinho, Breves e Portel.
Aproveitando a visita, conheceu também o mais novo navio da frota, o Bom Jesus XX, atualmente em fase final de acabamento e que, sem dúvida, desponta como o mais moderno da região para transporte de passageiros. A embarcação terá capacidade para mil pessoas, divididas em duas classes: popular, em redes, e primeira classe, com 50 confortáveis suítes.
De acordo com o armador Luiz Rebelo, o Bom Jesus XX deverá entrar em operação nos próximos dias, ocasião em que será definida a linha de atuação. Pelo padrão de beleza, segurança e conforto, o navio já nasce como um marco na história da navegação fluvial amazônica
Complexo Ilha do Marajó, em Soure, será referência em hotelaria.

O hotel Ilha do Marajó de Soure, maior complexo hoteleiro do arquipélago, abrirá suas portas, em sistemas soft opening, no início de novembro oferecendo o que há de melhor em termos de hospedagem com alta gastronomia, lazer, esporte, festas e eventos.
Às margens da foz do rio Paracauari, o hotel pé na areia reúne muita beleza, conforto, vista deslumbrante da baía do Marajó, atendimento diferenciado e dois restaurantes sob o comando do chef Delano Souza, com pratos da cozinha internacional com um toque bem marajoara à base de peixes, camarão, caranguejo, e o famoso filé de búfalo com queijo do Marajó gratinado, de comer rezando. A jornalista Maria Amélia Martins, diretora da Associação Brasileira de Imprensa, do Rio de Janeiro, visitou o hotel na semana passada e elogiou a estrutura e a qualidade dos equipamentos nos traços da engenharia amazônica valorizando as madeiras e o paisagismo.
Além da beleza, o que não irá faltar na alimentação do hotel serão as frutas, os queijos e os doces da região, como o abacaxi mais saboroso colhido em Salvaterra, muito apreciado na preparação de drinques.
Para eventos em família ou de negócios, o hotel contará com capela, auditório, e sinal de internet capaz de atender aos hóspedes com qualidade e velocidade.
Os turistas terão ainda a lancha Álamo, com saída no Terminal Hidroviário da Avenida Marechal Hermes, que fará a travessia da baía desembarcando na frente do hotel, com o mesmo procedimento no retorno. Para quem vier de carro, a empresa Henvil fará o transporte dos veículos e o hotel terá seu próprio estacionamento.
MARES & RIOS
COP 30 – O governador Helder Barbalho concedeu uma longa entrevista à Globo News no último domingo abordando dois assuntos polêmicos: a exploração de petróleo na costa do Amapá e a realização da COP 30 em Belém, na próxima semana.
Helder reconheceu que o Brasil não pode abrir mão de sua riqueza por mais duas décadas até que as energias renováveis sejam o suficiente para garantir a sustentabilidade do país. E comparou a extração de petróleo no Amapá com os poços do pré-sal distantes menos de 200 quilômetros das praias do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Sobre a COP, o governador anunciou números inéditos com mais de 70 mil inscrições, muito acima das 50 mil esperadas, 180 países confirmados, devendo chegar a mais de 190 e mais de 50 mil camas disponíveis, número mais que suficiente para atender os participantes praticando preços de mercado. Helder afirmou que a COP da Amazônia será a mais importante de todos os tempos e deixará um legado inestimável ao Pará e à Belém.
COP II – A coluna Navegação em Foco pretende participar da Conferência Mundial do Clima da ONU, de 10 a 21 de novembro próximo, com informações colhidas nas zonas azul e verde, “blue zone, green zone”, com autoridades, cientistas e técnicos que apresentem projetos e ações que venham a contribuir com o controle da temperatura do planeta, os cuidados com os oceanos e a efetiva participação das Forças Armadas brasileiras no combate ao narcotráfico, poluição das nossas águas e a manutenção da segurança nas fronteiras.

OPERAÇÃO – O navio cargueiro chinês Shandong Xin Ze foi desencalhado do canal do Porto de Santos, a Empresa de salvamento AWS Service foi a responsável pela operação de desencalhe e conduziu o navio até o berço de atracação com segurança e uso da maré em Santos-SP, operação feita com segurança e bem planejada. Após ser descarregado o navio desatracou ontem e seguiu para o fundeadouro e depois segue viagem para a China. No registro, o Especialista de Operações Maritimas Carlos Poignon, Comandante Artur Sequeiros e Engenheiro Naval José Lucas Casagrande.

SIMULAÇÃO – Explosão simulada mobiliza Exército e forças de segurança em shopping de Belém, um Exercício Simulado envolvendo uma explosão seguida de incêndio com múltiplas vítimas será realizado para apresentar as capacidades técnicas do Exército Brasileiro, Secretaria de Segurança Pública (Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Polícia Militar do Pará, Detran, Polícia Civil, Polícia Científica Renato Chaves) do SAMU, da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana (Defesa Civil) e da Cruz Vermelha.
A demonstração interagências nesta terça feira (28), é uma iniciativa do Comando Militar do Norte (CMN), em parceria com o Shopping Grão-Pará, que participará da simulação com brigadistas e funcionários que atuam na segurança do estabelecimento.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – A volta dos navios de turismo no Estreito de Breves.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mais um passo importante para o desenvolvimento.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Conheça o Seu Exército na Selva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza resgate no litoral do Pará.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Ministro Chefe do GSI visita CMN.

