Desenvolvido para facilitar o transporte na região amazônica, o projeto foi nomeado de Volitan.
Retornando após uma década de inatividade, o Prêmio Finep de Inovações apresenta uma imponente lista de finalistas para o ano de 2025, tendo investido aproximadamente 700 milhões de reais entre 2023 e 2025 em contratos para financiamento de projetos com objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções que reduzem as desigualdades regionais em todo o país.
Um dos projetos de maior destaque, premiado na categoria Infraestrutura, Saneamento, Habitação e Mobilidade Sustentável, é o projeto “Barco Voador Engenharia e Desenvolvimento – Criação de um veículo de efeito solo para uso na Amazônia”. O Volitan, classificado internacionalmente como veículo marítimo, foi desenvolvido pela startup amazonense AeroRiver e incubado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Segundo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a previsão é de que o veículo inicie os testes com tripulação ainda em 2026.
O projeto recebeu apoio financeiro de cerca de 10 milhões em contrato firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tendo sido pensado para ajustar o transporte marítimo às particularidades da região amazônica, combinando conceitos de navegação e aviação. Com capacidade para transportar até 10 pessoas ou 1 tonelada de carga, a proposta representa uma das alternativas para o progresso na mobilidade urbana da área, mantendo simultaneamente o foco na sustentabilidade, por emitir menos CO₂ do que os aviões e embarcações comumente usados.
Por Portal da Navegação, via Debora Farias (CDN)
Notícias relacionadas
-
Explosão do Pedral do Lourenço é liberada e Justiça determina indenização a ribeirinhos do rio Tocantins.
-
Presidente sanciona lei que institui o Dia Nacional do Ribeirinho.
-
Derrocagem de pedra submersa é retomada no Porto de São Francisco.
-
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas.
-
Navios da Marinha abrem para visitação na Estação das Docas.

