O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Negro”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), desatracou, no dia 5 de junho, da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM), para realizar a comissão “Levantamento Hidrográfico Negro I”. O objetivo é realizar a sondagem no Rio Negro, no trecho compreendido entre Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, no Amazonas, em cumprimento ao Plano de Trabalho de Hidrografia e ao III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro.
O Levantamento Hidrográfico no Rio Negro gerará subsídios para a confecção das cartas náuticas nº 4661, 4662, 4663 e 4664, o que contribuirá para a segurança da navegação e para o desenvolvimento socioeconômico da região.
A bacia hidrográfica, constituída pelo Rio Negro e seus afluentes, tem uma área de aproximadamente 715 mil km², sendo 85,5% dela pertencente ao Brasil. O rio possui grande importância social e logística para a região, pois é o principal meio de acesso a diversos municípios da Amazônia e para países que fazem fronteira com o Brasil, como a Colômbia e a Venezuela.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
PM intercepta mala com grande quantidade de drogas em ferry boat e frustra envio de entorpecentes ao Amapá.
-
Setor de navegação ganha diagnóstico inédito sobre seguros em Terminais Portuários Autorizados.
-
CPAOR realizará evento de premiação do PSNA/2025.
-
PARÁ – Oeiras do Pará recebe terminal hidroviário de R$ 3,7 milhões e promete impulsiona viagens pelo Marajó.
-
Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos.

