
Entre os dias 13 e 17 de abril de 2023, navios da Marinha do Brasil subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte realizaram Vistorias de Segurança de Aviação (VSA). O propósito dos exercícios foi elevar o nível de adestramento das tripulações e a mentalidade de segurança na condução de operações aéreas.
No dia 13 de abril, o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” realizou manobras de reabastecimento vertical (“vertrep”) com a aeronave “Tucano 89”, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, Organização Militar com sede em Manaus (AM). Ainda nesse dia, o Navio-Patrulha “Guarujá” concluiu com sucesso a fase dinâmica da sua VSA.
Em 14 de abril, a bordo do Navio-Auxiliar “Pará” foram conduzidas manobras de pouso e decolagem, reabastecimento vertical e “pick-up” (transferência de pessoas ou de cargas pelo guincho do helicóptero), exercício de perda de comunicações com a aeronave e de “crache” – no convoo e na água.
Em 17 de abril, o Navio-Patrulha “Pampeiro” concluiu com sucesso a fase dinâmica da sua VSA e o Navio-Patrulha “Bocaina” realizou manobras de “pick-up” e exercícios de perda de comunicações com a aeronave e de crache na água com o helicóptero UH-12, depois de dois anos sem operar com aeronave.
As atividades conduzidas contribuíram sobremaneira para elevar o nível de adestramento dos meios subordinados e incrementar a mentalidade de segurança de aviação, reflexos da busca constante pela melhoria das capacidades dos nossos meios.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Temporada de cruzeiros 2025/2026 tem início no Porto do Rio de Janeiro.
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.
-
CDP põe em ação plano de contingência à segurança portuária.